Integração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95956 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo integrar através das mídias, professores e alunos com atividades interdisciplinares. Nosso desafio está em aprender a utilizar as mídias como elemento integrado ao cotidiano escolar, através de uma linguagem simples e acessível, pois as novas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos nossos alunos e como educadores não poderíamos deixar de fazer parte deste novo contexto. Procuramos abordar de forma atualizada, leve, criativa, provocativa questões que no dia a dia continuam a desafiar o cotidiano dos educadores na sala de aula e fora dela. As atividades e os resultados obtidos são aqui apresentados e comentados para compor uma análise crítica das observações e discussões feitas no decorrer de todo o trabalho prático desenvolvido. Estas podem ser adaptadas, reduzidas, ampliadas, em função da realidade de cada escola e de cada turma de alunos. Respeitando-se os propósitos do trabalho do professor ou da escola, explicitados em seus planejamentos considerando-se necessidades e possibilidades de cada realidade. Através da utilização das mídias, pretende-se, também, que o aluno construa conhecimentos e desenvolva seu pensamento lógico tão necessário para a continuação de seus estudos, bem como, para que possa assumir o mundo do trabalho com competência. |
id |
UFRGS-2_f6ba5d10258750c2a3538fb660459879 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95956 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Darde, Cleonoir de OliveiraMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2014-06-03T02:03:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95956000912373Este trabalho tem como objetivo integrar através das mídias, professores e alunos com atividades interdisciplinares. Nosso desafio está em aprender a utilizar as mídias como elemento integrado ao cotidiano escolar, através de uma linguagem simples e acessível, pois as novas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos nossos alunos e como educadores não poderíamos deixar de fazer parte deste novo contexto. Procuramos abordar de forma atualizada, leve, criativa, provocativa questões que no dia a dia continuam a desafiar o cotidiano dos educadores na sala de aula e fora dela. As atividades e os resultados obtidos são aqui apresentados e comentados para compor uma análise crítica das observações e discussões feitas no decorrer de todo o trabalho prático desenvolvido. Estas podem ser adaptadas, reduzidas, ampliadas, em função da realidade de cada escola e de cada turma de alunos. Respeitando-se os propósitos do trabalho do professor ou da escola, explicitados em seus planejamentos considerando-se necessidades e possibilidades de cada realidade. Através da utilização das mídias, pretende-se, também, que o aluno construa conhecimentos e desenvolva seu pensamento lógico tão necessário para a continuação de seus estudos, bem como, para que possa assumir o mundo do trabalho com competência.application/pdfporInterdisciplinaridadeTecnologiaMídia eletrônicaEnsino fundamentalIntegração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912373.pdf000912373.pdfTexto completoapplication/pdf1209972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95956/1/000912373.pdf03fdc6fcd04bfbf876951ff8b9ef4caeMD51TEXT000912373.pdf.txt000912373.pdf.txtExtracted Texttext/plain92223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95956/2/000912373.pdf.txt67be44afdb49045d8fe27c81ee3df13bMD52THUMBNAIL000912373.pdf.jpg000912373.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95956/3/000912373.pdf.jpg92b40a88e99c69ac7df24b337c4d15bcMD5310183/959562018-10-15 09:17:25.882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95956Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:17:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Integração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamental |
title |
Integração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamental |
spellingShingle |
Integração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamental Darde, Cleonoir de Oliveira Interdisciplinaridade Tecnologia Mídia eletrônica Ensino fundamental |
title_short |
Integração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamental |
title_full |
Integração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamental |
title_fullStr |
Integração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Integração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamental |
title_sort |
Integração interdisciplinar com o uso das mídias no ensino fundamental |
author |
Darde, Cleonoir de Oliveira |
author_facet |
Darde, Cleonoir de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darde, Cleonoir de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
contributor_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Tecnologia Mídia eletrônica Ensino fundamental |
topic |
Interdisciplinaridade Tecnologia Mídia eletrônica Ensino fundamental |
description |
Este trabalho tem como objetivo integrar através das mídias, professores e alunos com atividades interdisciplinares. Nosso desafio está em aprender a utilizar as mídias como elemento integrado ao cotidiano escolar, através de uma linguagem simples e acessível, pois as novas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos nossos alunos e como educadores não poderíamos deixar de fazer parte deste novo contexto. Procuramos abordar de forma atualizada, leve, criativa, provocativa questões que no dia a dia continuam a desafiar o cotidiano dos educadores na sala de aula e fora dela. As atividades e os resultados obtidos são aqui apresentados e comentados para compor uma análise crítica das observações e discussões feitas no decorrer de todo o trabalho prático desenvolvido. Estas podem ser adaptadas, reduzidas, ampliadas, em função da realidade de cada escola e de cada turma de alunos. Respeitando-se os propósitos do trabalho do professor ou da escola, explicitados em seus planejamentos considerando-se necessidades e possibilidades de cada realidade. Através da utilização das mídias, pretende-se, também, que o aluno construa conhecimentos e desenvolva seu pensamento lógico tão necessário para a continuação de seus estudos, bem como, para que possa assumir o mundo do trabalho com competência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95956 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912373 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95956 |
identifier_str_mv |
000912373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95956/1/000912373.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95956/2/000912373.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95956/3/000912373.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03fdc6fcd04bfbf876951ff8b9ef4cae 67be44afdb49045d8fe27c81ee3df13b 92b40a88e99c69ac7df24b337c4d15bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465860788224 |