Ensino de estatística : concepções e análises
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128012 |
Resumo: | Considerando a presença de conceitos estatísticos nos programas de várias disciplinas do Ensino Básico e procurando ressaltar opções teóricas e práticas para suas abordagens e suas articulações, este trabalho tem por objetivo principal relacionar a área da Estatística com a da Matemática, fazendo com que a chamada Educação Estatística seja inserida desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, devido a sua importância no mundo cada vez mais moderno que nos é apresentado. Para tanto, a discussão é dividida em quatro etapas. Num primeiro momento, apontam-se os contributos dessa área, tanto como ciência quanto disciplina escolar. Realiza-se, desse modo, uma coleta de informações relativas às possíveis fundamentações que o campo científico apresenta, assim como dos textos de autores que auxiliam o desenvolvimento do assunto no âmbito educacional. Destarte, Batanero (2000, 2002) e Lopes (2003, 2008, 2011) adquirem destaque. Em seguida, propõe-se o vínculo entre as disciplinas de matemática e estatística, fundamentando-se nas indicações realizadas pelos Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC’s), na abordagem interdisciplinar para conteúdos escolares (principalmente com o apontamento dos projetos de pesquisa acompanhados na modelagem matemática) e na participação dos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Num terceiro momento, exercícios que incluem conteúdos pertencentes às áreas da Matemática e da Estatística são pesquisados, a fim de evidenciar as principais características das questões propostas pelas recentes provas do ENEM, bem como dos vestibulares da UFRGS, UFSM e PUCRS. Por fim, ratificam-se alguns elementos que podem possibilitar uma melhor abordagem para o ensino e para a aprendizagem dos conteúdos de amplitude estatística. |
id |
UFRGS-2_f6e1f77e007ba6b6751ed21ed4646247 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128012 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Marcos vinicius BabinskiBisognin, Cleber2015-10-27T02:35:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/128012000972752Considerando a presença de conceitos estatísticos nos programas de várias disciplinas do Ensino Básico e procurando ressaltar opções teóricas e práticas para suas abordagens e suas articulações, este trabalho tem por objetivo principal relacionar a área da Estatística com a da Matemática, fazendo com que a chamada Educação Estatística seja inserida desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, devido a sua importância no mundo cada vez mais moderno que nos é apresentado. Para tanto, a discussão é dividida em quatro etapas. Num primeiro momento, apontam-se os contributos dessa área, tanto como ciência quanto disciplina escolar. Realiza-se, desse modo, uma coleta de informações relativas às possíveis fundamentações que o campo científico apresenta, assim como dos textos de autores que auxiliam o desenvolvimento do assunto no âmbito educacional. Destarte, Batanero (2000, 2002) e Lopes (2003, 2008, 2011) adquirem destaque. Em seguida, propõe-se o vínculo entre as disciplinas de matemática e estatística, fundamentando-se nas indicações realizadas pelos Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC’s), na abordagem interdisciplinar para conteúdos escolares (principalmente com o apontamento dos projetos de pesquisa acompanhados na modelagem matemática) e na participação dos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Num terceiro momento, exercícios que incluem conteúdos pertencentes às áreas da Matemática e da Estatística são pesquisados, a fim de evidenciar as principais características das questões propostas pelas recentes provas do ENEM, bem como dos vestibulares da UFRGS, UFSM e PUCRS. Por fim, ratificam-se alguns elementos que podem possibilitar uma melhor abordagem para o ensino e para a aprendizagem dos conteúdos de amplitude estatística.Considering the presence of statistical concepts in the programs of various Basic Education disciplines and seeking to highlight theoretical and practical options for its approaches and articulations, this paper have the main goal to relate the statistics área to the Mathematics; Statistics eduacaticion is being inserted since early years of basic school because of its importance in the World that is more and more modern. Then, the discussion is divided in four steps. Firstly, it points the contributions from the field, both as a science and as a school assignment. It makes, in this way, a collect of data related to possible foundations which scientific field shows, as well as of the texts of authors that support the development of the subject in the educational field. Thus, Batanero (2000, 2002) and Lopes (2003, 2008, 2011) acquire prominence. Then, it is proposed the link between mathematics and statistics, based on indications made by the National Parameters Curriculum (PNC's), in the interdisciplinary approach of the school subjects (mainly with the appointment of research projects accompanied on mathematical modeling) and in the influence of didactic books on learning process. Thirdly, exercises that include contents pertaining to the areas of Mathematics and Statistics are surveyed, in order to highlight the main features of issues proposed by ENEM recent tests, as well as admission exams for UFRGS, UFSM and PUCRS. Finally, some elements that can enable a better teaching approach and of the learning of the statistical amplitude contents are ratified.application/pdfporEducação : EstatísticaEstatistica : EnsinoEnsino-aprendizagemStatisticsMathematicsBasic educationInterdisciplinarityTeachingStatistics educationEnsino de estatística : concepções e análisesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972752.pdf000972752.pdfTexto completoapplication/pdf2005842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/1/000972752.pdfc16ec1c61caf3dfa2d821f8a344b3a48MD51TEXT000972752.pdf.txt000972752.pdf.txtExtracted Texttext/plain211816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/2/000972752.pdf.txt40a1c70aaa0ddaea13103a416208b6d0MD52THUMBNAIL000972752.pdf.jpg000972752.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/3/000972752.pdf.jpg3a8bf5682fc85c4f79a5d1c3acf9dd4fMD5310183/1280122018-10-08 08:40:28.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128012Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de estatística : concepções e análises |
title |
Ensino de estatística : concepções e análises |
spellingShingle |
Ensino de estatística : concepções e análises Corrêa, Marcos vinicius Babinski Educação : Estatística Estatistica : Ensino Ensino-aprendizagem Statistics Mathematics Basic education Interdisciplinarity Teaching Statistics education |
title_short |
Ensino de estatística : concepções e análises |
title_full |
Ensino de estatística : concepções e análises |
title_fullStr |
Ensino de estatística : concepções e análises |
title_full_unstemmed |
Ensino de estatística : concepções e análises |
title_sort |
Ensino de estatística : concepções e análises |
author |
Corrêa, Marcos vinicius Babinski |
author_facet |
Corrêa, Marcos vinicius Babinski |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Marcos vinicius Babinski |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisognin, Cleber |
contributor_str_mv |
Bisognin, Cleber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação : Estatística Estatistica : Ensino Ensino-aprendizagem |
topic |
Educação : Estatística Estatistica : Ensino Ensino-aprendizagem Statistics Mathematics Basic education Interdisciplinarity Teaching Statistics education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Statistics Mathematics Basic education Interdisciplinarity Teaching Statistics education |
description |
Considerando a presença de conceitos estatísticos nos programas de várias disciplinas do Ensino Básico e procurando ressaltar opções teóricas e práticas para suas abordagens e suas articulações, este trabalho tem por objetivo principal relacionar a área da Estatística com a da Matemática, fazendo com que a chamada Educação Estatística seja inserida desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, devido a sua importância no mundo cada vez mais moderno que nos é apresentado. Para tanto, a discussão é dividida em quatro etapas. Num primeiro momento, apontam-se os contributos dessa área, tanto como ciência quanto disciplina escolar. Realiza-se, desse modo, uma coleta de informações relativas às possíveis fundamentações que o campo científico apresenta, assim como dos textos de autores que auxiliam o desenvolvimento do assunto no âmbito educacional. Destarte, Batanero (2000, 2002) e Lopes (2003, 2008, 2011) adquirem destaque. Em seguida, propõe-se o vínculo entre as disciplinas de matemática e estatística, fundamentando-se nas indicações realizadas pelos Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC’s), na abordagem interdisciplinar para conteúdos escolares (principalmente com o apontamento dos projetos de pesquisa acompanhados na modelagem matemática) e na participação dos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Num terceiro momento, exercícios que incluem conteúdos pertencentes às áreas da Matemática e da Estatística são pesquisados, a fim de evidenciar as principais características das questões propostas pelas recentes provas do ENEM, bem como dos vestibulares da UFRGS, UFSM e PUCRS. Por fim, ratificam-se alguns elementos que podem possibilitar uma melhor abordagem para o ensino e para a aprendizagem dos conteúdos de amplitude estatística. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-27T02:35:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128012 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972752 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128012 |
identifier_str_mv |
000972752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/1/000972752.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/2/000972752.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128012/3/000972752.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c16ec1c61caf3dfa2d821f8a344b3a48 40a1c70aaa0ddaea13103a416208b6d0 3a8bf5682fc85c4f79a5d1c3acf9dd4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224491854987264 |