Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Michele Assis de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198381
Resumo: Os livros didáticos são ferramentas de apoio metodológico presente nas escolas, e auxiliam o aluno no entendimento dos assuntos debatidos em sala de aula. Os livros de Biologia do Ensino Médio por conterem uma diversidade de imagens contribuem para ilustrar e exemplificar principalmente estruturas biológicas que não são perceptíveis a olho nu, ajudando a compreender o funcionamento. Mas existem também ilustrações que representam diferentes aspectos do mundo da vida e do contexto socioambiental que podem ou não contribuir para a leitura crítica da realidade e para a construção de valores, instrumentalizando os estudantes para o exercício da cidadania. Desta forma, a Biologia por ser uma disciplina que trata de assuntos relacionados ao estudo da vida, possui diversas fotografias e representações de humanos, cujos contextos socioculturais importam para a manutenção ou para a transformação da realidade social. O presente trabalho realiza um estudo qualitativo de imagens humanas e descreve e analisa as formas como pessoas das etnias negra e indígena vem sendo representadas antes e após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM 2009) e as obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD 2018), a fim de verificar os efeitos dos critérios de avaliação propostos nos diferentes editais que orientam a produção das obras adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Educação para as escolas das redes públicas de ensino, no que se refere à promoção de equidade entre as diferentes etnias.
id UFRGS-2_f7797ee73940ec34c21035cefe84f8fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198381
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Michele Assis deRosa, Russel Teresinha Dutra da2019-08-23T02:30:29Z2018http://hdl.handle.net/10183/198381001097497Os livros didáticos são ferramentas de apoio metodológico presente nas escolas, e auxiliam o aluno no entendimento dos assuntos debatidos em sala de aula. Os livros de Biologia do Ensino Médio por conterem uma diversidade de imagens contribuem para ilustrar e exemplificar principalmente estruturas biológicas que não são perceptíveis a olho nu, ajudando a compreender o funcionamento. Mas existem também ilustrações que representam diferentes aspectos do mundo da vida e do contexto socioambiental que podem ou não contribuir para a leitura crítica da realidade e para a construção de valores, instrumentalizando os estudantes para o exercício da cidadania. Desta forma, a Biologia por ser uma disciplina que trata de assuntos relacionados ao estudo da vida, possui diversas fotografias e representações de humanos, cujos contextos socioculturais importam para a manutenção ou para a transformação da realidade social. O presente trabalho realiza um estudo qualitativo de imagens humanas e descreve e analisa as formas como pessoas das etnias negra e indígena vem sendo representadas antes e após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM 2009) e as obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD 2018), a fim de verificar os efeitos dos critérios de avaliação propostos nos diferentes editais que orientam a produção das obras adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Educação para as escolas das redes públicas de ensino, no que se refere à promoção de equidade entre as diferentes etnias.application/pdfporEquidade racialLivro didáticoEnsino médioEnsino de biologiaEducação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097497.pdf.txt001097497.pdf.txtExtracted Texttext/plain102038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198381/2/001097497.pdf.txt2430980b57fcb594d93d0117b76aef6eMD52ORIGINAL001097497.pdfTexto completoapplication/pdf30012110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198381/1/001097497.pdfac0b269fe649c514ab0d918893d12b13MD5110183/1983812019-08-24 02:31:47.416655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198381Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-24T05:31:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
title Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
spellingShingle Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
Oliveira, Michele Assis de
Equidade racial
Livro didático
Ensino médio
Ensino de biologia
title_short Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_full Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_fullStr Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_full_unstemmed Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
title_sort Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
author Oliveira, Michele Assis de
author_facet Oliveira, Michele Assis de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Michele Assis de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Equidade racial
Livro didático
Ensino médio
Ensino de biologia
topic Equidade racial
Livro didático
Ensino médio
Ensino de biologia
description Os livros didáticos são ferramentas de apoio metodológico presente nas escolas, e auxiliam o aluno no entendimento dos assuntos debatidos em sala de aula. Os livros de Biologia do Ensino Médio por conterem uma diversidade de imagens contribuem para ilustrar e exemplificar principalmente estruturas biológicas que não são perceptíveis a olho nu, ajudando a compreender o funcionamento. Mas existem também ilustrações que representam diferentes aspectos do mundo da vida e do contexto socioambiental que podem ou não contribuir para a leitura crítica da realidade e para a construção de valores, instrumentalizando os estudantes para o exercício da cidadania. Desta forma, a Biologia por ser uma disciplina que trata de assuntos relacionados ao estudo da vida, possui diversas fotografias e representações de humanos, cujos contextos socioculturais importam para a manutenção ou para a transformação da realidade social. O presente trabalho realiza um estudo qualitativo de imagens humanas e descreve e analisa as formas como pessoas das etnias negra e indígena vem sendo representadas antes e após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM 2009) e as obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD 2018), a fim de verificar os efeitos dos critérios de avaliação propostos nos diferentes editais que orientam a produção das obras adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Educação para as escolas das redes públicas de ensino, no que se refere à promoção de equidade entre as diferentes etnias.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-23T02:30:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198381
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097497
url http://hdl.handle.net/10183/198381
identifier_str_mv 001097497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198381/2/001097497.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198381/1/001097497.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2430980b57fcb594d93d0117b76aef6e
ac0b269fe649c514ab0d918893d12b13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447247918202880