Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198381 |
Resumo: | Os livros didáticos são ferramentas de apoio metodológico presente nas escolas, e auxiliam o aluno no entendimento dos assuntos debatidos em sala de aula. Os livros de Biologia do Ensino Médio por conterem uma diversidade de imagens contribuem para ilustrar e exemplificar principalmente estruturas biológicas que não são perceptíveis a olho nu, ajudando a compreender o funcionamento. Mas existem também ilustrações que representam diferentes aspectos do mundo da vida e do contexto socioambiental que podem ou não contribuir para a leitura crítica da realidade e para a construção de valores, instrumentalizando os estudantes para o exercício da cidadania. Desta forma, a Biologia por ser uma disciplina que trata de assuntos relacionados ao estudo da vida, possui diversas fotografias e representações de humanos, cujos contextos socioculturais importam para a manutenção ou para a transformação da realidade social. O presente trabalho realiza um estudo qualitativo de imagens humanas e descreve e analisa as formas como pessoas das etnias negra e indígena vem sendo representadas antes e após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM 2009) e as obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD 2018), a fim de verificar os efeitos dos critérios de avaliação propostos nos diferentes editais que orientam a produção das obras adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Educação para as escolas das redes públicas de ensino, no que se refere à promoção de equidade entre as diferentes etnias. |
id |
UFRGS-2_f7797ee73940ec34c21035cefe84f8fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198381 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Michele Assis deRosa, Russel Teresinha Dutra da2019-08-23T02:30:29Z2018http://hdl.handle.net/10183/198381001097497Os livros didáticos são ferramentas de apoio metodológico presente nas escolas, e auxiliam o aluno no entendimento dos assuntos debatidos em sala de aula. Os livros de Biologia do Ensino Médio por conterem uma diversidade de imagens contribuem para ilustrar e exemplificar principalmente estruturas biológicas que não são perceptíveis a olho nu, ajudando a compreender o funcionamento. Mas existem também ilustrações que representam diferentes aspectos do mundo da vida e do contexto socioambiental que podem ou não contribuir para a leitura crítica da realidade e para a construção de valores, instrumentalizando os estudantes para o exercício da cidadania. Desta forma, a Biologia por ser uma disciplina que trata de assuntos relacionados ao estudo da vida, possui diversas fotografias e representações de humanos, cujos contextos socioculturais importam para a manutenção ou para a transformação da realidade social. O presente trabalho realiza um estudo qualitativo de imagens humanas e descreve e analisa as formas como pessoas das etnias negra e indígena vem sendo representadas antes e após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM 2009) e as obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD 2018), a fim de verificar os efeitos dos critérios de avaliação propostos nos diferentes editais que orientam a produção das obras adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Educação para as escolas das redes públicas de ensino, no que se refere à promoção de equidade entre as diferentes etnias.application/pdfporEquidade racialLivro didáticoEnsino médioEnsino de biologiaEducação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097497.pdf.txt001097497.pdf.txtExtracted Texttext/plain102038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198381/2/001097497.pdf.txt2430980b57fcb594d93d0117b76aef6eMD52ORIGINAL001097497.pdfTexto completoapplication/pdf30012110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198381/1/001097497.pdfac0b269fe649c514ab0d918893d12b13MD5110183/1983812019-08-24 02:31:47.416655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198381Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-24T05:31:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title |
Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio |
spellingShingle |
Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio Oliveira, Michele Assis de Equidade racial Livro didático Ensino médio Ensino de biologia |
title_short |
Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title_full |
Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title_fullStr |
Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio |
title_sort |
Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio |
author |
Oliveira, Michele Assis de |
author_facet |
Oliveira, Michele Assis de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Michele Assis de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equidade racial Livro didático Ensino médio Ensino de biologia |
topic |
Equidade racial Livro didático Ensino médio Ensino de biologia |
description |
Os livros didáticos são ferramentas de apoio metodológico presente nas escolas, e auxiliam o aluno no entendimento dos assuntos debatidos em sala de aula. Os livros de Biologia do Ensino Médio por conterem uma diversidade de imagens contribuem para ilustrar e exemplificar principalmente estruturas biológicas que não são perceptíveis a olho nu, ajudando a compreender o funcionamento. Mas existem também ilustrações que representam diferentes aspectos do mundo da vida e do contexto socioambiental que podem ou não contribuir para a leitura crítica da realidade e para a construção de valores, instrumentalizando os estudantes para o exercício da cidadania. Desta forma, a Biologia por ser uma disciplina que trata de assuntos relacionados ao estudo da vida, possui diversas fotografias e representações de humanos, cujos contextos socioculturais importam para a manutenção ou para a transformação da realidade social. O presente trabalho realiza um estudo qualitativo de imagens humanas e descreve e analisa as formas como pessoas das etnias negra e indígena vem sendo representadas antes e após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM 2009) e as obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD 2018), a fim de verificar os efeitos dos critérios de avaliação propostos nos diferentes editais que orientam a produção das obras adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Educação para as escolas das redes públicas de ensino, no que se refere à promoção de equidade entre as diferentes etnias. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-23T02:30:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198381 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097497 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198381 |
identifier_str_mv |
001097497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198381/2/001097497.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198381/1/001097497.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2430980b57fcb594d93d0117b76aef6e ac0b269fe649c514ab0d918893d12b13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447247918202880 |