Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valletta, Débora Vaga
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223885
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na investigação de uma sequência de atividades apoiadas em tecnologias móveis e ubíqua desenvolvida com estudantes de curso de Licenciatura em Pedagogia. Neste estudo pretendeu-se investigar as possibilidades e os desafios gerados na apropriação de ferramentas utilizadas no cotidiano destes futuros pedagogos, ao qual transitam em/entre dois níveis da gênese instrumental pessoal e profissional. Os dados produzidos a partir da análise experiencial dos estudantes com as ferramentas manipuladas na sala de aula foram analisados à luz da gênese instrumental de Rabardel articulados ao contexto da ubiquidade da informação. Os resultados apontam indícios de que os estudantes compreenderam os objetivos de aprendizagem para o uso de tecnologias na sala de aula.
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spelling Valletta, Débora VagaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:32:10Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223885001092916Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na investigação de uma sequência de atividades apoiadas em tecnologias móveis e ubíqua desenvolvida com estudantes de curso de Licenciatura em Pedagogia. Neste estudo pretendeu-se investigar as possibilidades e os desafios gerados na apropriação de ferramentas utilizadas no cotidiano destes futuros pedagogos, ao qual transitam em/entre dois níveis da gênese instrumental pessoal e profissional. Os dados produzidos a partir da análise experiencial dos estudantes com as ferramentas manipuladas na sala de aula foram analisados à luz da gênese instrumental de Rabardel articulados ao contexto da ubiquidade da informação. Os resultados apontam indícios de que os estudantes compreenderam os objetivos de aprendizagem para o uso de tecnologias na sala de aula.This article aims to present the results obtained in the research of a change of mobile mobility and mobility developed with undergraduate students in pedagogy. This study was intended to be tasks and challenges generically in the use of the daily pedagogues of their future, to transit in / between two levels of genesis personal instrumental and professional. Based on the experimental analysis of the students with tools manipulated in the classroom, the data were fundamental from the point of view of the instrumental genetics of Rabardel, articulated to the context of the ubiquity of the information. The results allow to identify the presence of evidence that the students understood the learning objectives for the use of technologies in the classroom.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 11 p.Tecnologias interativasInformacao em linhaFormação de professoresInstrumental genesisUbiquityTeacher educationGênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docenteInstrumental genesis and the phenomenon of ubiquity in teacher education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092916.pdf.txt001092916.pdf.txtExtracted Texttext/plain35430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223885/2/001092916.pdf.txtce07045c06775acd33c508835de94262MD52ORIGINAL001092916.pdfTexto completoapplication/pdf2092669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223885/1/001092916.pdf992a615b1083021685b58edae1670a67MD5110183/2238852021-08-18 04:43:33.165815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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