Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223885 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na investigação de uma sequência de atividades apoiadas em tecnologias móveis e ubíqua desenvolvida com estudantes de curso de Licenciatura em Pedagogia. Neste estudo pretendeu-se investigar as possibilidades e os desafios gerados na apropriação de ferramentas utilizadas no cotidiano destes futuros pedagogos, ao qual transitam em/entre dois níveis da gênese instrumental pessoal e profissional. Os dados produzidos a partir da análise experiencial dos estudantes com as ferramentas manipuladas na sala de aula foram analisados à luz da gênese instrumental de Rabardel articulados ao contexto da ubiquidade da informação. Os resultados apontam indícios de que os estudantes compreenderam os objetivos de aprendizagem para o uso de tecnologias na sala de aula. |
id |
UFRGS-2_f78bbc974eb857bd241df53052f0a696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223885 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Valletta, Débora VagaBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:32:10Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223885001092916Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na investigação de uma sequência de atividades apoiadas em tecnologias móveis e ubíqua desenvolvida com estudantes de curso de Licenciatura em Pedagogia. Neste estudo pretendeu-se investigar as possibilidades e os desafios gerados na apropriação de ferramentas utilizadas no cotidiano destes futuros pedagogos, ao qual transitam em/entre dois níveis da gênese instrumental pessoal e profissional. Os dados produzidos a partir da análise experiencial dos estudantes com as ferramentas manipuladas na sala de aula foram analisados à luz da gênese instrumental de Rabardel articulados ao contexto da ubiquidade da informação. Os resultados apontam indícios de que os estudantes compreenderam os objetivos de aprendizagem para o uso de tecnologias na sala de aula.This article aims to present the results obtained in the research of a change of mobile mobility and mobility developed with undergraduate students in pedagogy. This study was intended to be tasks and challenges generically in the use of the daily pedagogues of their future, to transit in / between two levels of genesis personal instrumental and professional. Based on the experimental analysis of the students with tools manipulated in the classroom, the data were fundamental from the point of view of the instrumental genetics of Rabardel, articulated to the context of the ubiquity of the information. The results allow to identify the presence of evidence that the students understood the learning objectives for the use of technologies in the classroom.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 11 p.Tecnologias interativasInformacao em linhaFormação de professoresInstrumental genesisUbiquityTeacher educationGênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docenteInstrumental genesis and the phenomenon of ubiquity in teacher education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092916.pdf.txt001092916.pdf.txtExtracted Texttext/plain35430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223885/2/001092916.pdf.txtce07045c06775acd33c508835de94262MD52ORIGINAL001092916.pdfTexto completoapplication/pdf2092669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223885/1/001092916.pdf992a615b1083021685b58edae1670a67MD5110183/2238852021-08-18 04:43:33.165815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:43:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Instrumental genesis and the phenomenon of ubiquity in teacher education |
title |
Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente |
spellingShingle |
Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente Valletta, Débora Vaga Tecnologias interativas Informacao em linha Formação de professores Instrumental genesis Ubiquity Teacher education |
title_short |
Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente |
title_full |
Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente |
title_fullStr |
Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente |
title_full_unstemmed |
Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente |
title_sort |
Gênese instrumental e o fenômeno da ubiquidade na formação docente |
author |
Valletta, Débora Vaga |
author_facet |
Valletta, Débora Vaga Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valletta, Débora Vaga Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias interativas Informacao em linha Formação de professores |
topic |
Tecnologias interativas Informacao em linha Formação de professores Instrumental genesis Ubiquity Teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Instrumental genesis Ubiquity Teacher education |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na investigação de uma sequência de atividades apoiadas em tecnologias móveis e ubíqua desenvolvida com estudantes de curso de Licenciatura em Pedagogia. Neste estudo pretendeu-se investigar as possibilidades e os desafios gerados na apropriação de ferramentas utilizadas no cotidiano destes futuros pedagogos, ao qual transitam em/entre dois níveis da gênese instrumental pessoal e profissional. Os dados produzidos a partir da análise experiencial dos estudantes com as ferramentas manipuladas na sala de aula foram analisados à luz da gênese instrumental de Rabardel articulados ao contexto da ubiquidade da informação. Os resultados apontam indícios de que os estudantes compreenderam os objetivos de aprendizagem para o uso de tecnologias na sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:32:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223885 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092916 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001092916 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 11 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223885/2/001092916.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223885/1/001092916.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce07045c06775acd33c508835de94262 992a615b1083021685b58edae1670a67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447751135068160 |