A convergência entre a ubiquidade na educação e a gênese instrumental : a instrumentação e instrumentalização ubíqua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valletta, Débora Vaga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219246
Resumo: Esta pesquisa investigou o processo de gênese instrumental dos professores em função da ubiquidade, para, em seguida, trabalhar no desenvolvimento profissional docente, por meio de uma sequência de atividades que contemplasse estes dois conceitos. A sequência de atividades foi desenvolvida com professores da Educação Básica de uma rede municipal de ensino público, utilizando seus respectivos dispositivos móveis de uso pessoal para a elaboração de um plano de aula que contemplasse uma habilidade prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A gênese instrumental de Rabardel foi empregada para a fundamentação teórica deste estudo, proporcionando parâmetros para a elaboração da sequência de atividades referente à análise dos dados advindos dos instrumentos. Destacam-se autores como Burbules (2010), Cope & Kalantzis (2010), Santaella (2010, 2013) e Valletta (2015) para discutir sobre o contexto da ubiquidade na educação; Rabardel (1995) para fundamentar o processo de gênese instrumental; Gros (2016) em relação à Pedagogia, à ubiquidade e às tecnologias emergentes; Lévy (1999, 2010) dialoga com a cibercultura e, Nóvoa (1992) e García (1995; 2009) sob a perspectiva da formação docente. A pesquisa foi realizada na rede municipal de ensino público localizada na região metropolitana de Belém - PA, em escolas que utilizam dispositivos móveis em rede, conectados ou não à Internet desde 2016 sob a direção do Departamento de Informática Educativa (DIED). O estudo foi desenvolvido por meio da abordagem qualitativa, em um contexto didático, e classifica-se como estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: questionário semiestruturado, observação participante, registros audiovisuais e planos de aula. Os dados coletados foram analisados via Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). A análise das informações coletadas demonstrou que a gênese instrumental foi desenvolvida durante a atividade prática na elaboração do plano de aula por meio do dispositivo móvel pessoal. Concluiu-se que a ubiquidade contribui para a evolução dos esquemas de ação instrumentada dos professores, devido ao cenário de abundância de oportunidades de acesso à informação e a produção de conhecimento que o dispositivo móvel de uso pessoal permite conhecer e formular tanto nos espaços formais como não formais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o avanço do desenvolvimento profissional docente no âmbito da informática na educação (IE), sob a perspectiva do processo de gênese instrumental dos artefatos contemporâneos referentes ao método de ensino selecionado pelo docente em função do fenômeno da ubiquidade, assim como desenvolver e contribuir com a sociedade em relação aos estudos na linha Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição, à qual esta pesquisa está vinculada.
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spelling Valletta, Débora VagaBasso, Marcus Vinicius de AzevedoNotare, Márcia Rodrigues2021-03-26T04:23:04Z2020http://hdl.handle.net/10183/219246001123891Esta pesquisa investigou o processo de gênese instrumental dos professores em função da ubiquidade, para, em seguida, trabalhar no desenvolvimento profissional docente, por meio de uma sequência de atividades que contemplasse estes dois conceitos. A sequência de atividades foi desenvolvida com professores da Educação Básica de uma rede municipal de ensino público, utilizando seus respectivos dispositivos móveis de uso pessoal para a elaboração de um plano de aula que contemplasse uma habilidade prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A gênese instrumental de Rabardel foi empregada para a fundamentação teórica deste estudo, proporcionando parâmetros para a elaboração da sequência de atividades referente à análise dos dados advindos dos instrumentos. Destacam-se autores como Burbules (2010), Cope & Kalantzis (2010), Santaella (2010, 2013) e Valletta (2015) para discutir sobre o contexto da ubiquidade na educação; Rabardel (1995) para fundamentar o processo de gênese instrumental; Gros (2016) em relação à Pedagogia, à ubiquidade e às tecnologias emergentes; Lévy (1999, 2010) dialoga com a cibercultura e, Nóvoa (1992) e García (1995; 2009) sob a perspectiva da formação docente. A pesquisa foi realizada na rede municipal de ensino público localizada na região metropolitana de Belém - PA, em escolas que utilizam dispositivos móveis em rede, conectados ou não à Internet desde 2016 sob a direção do Departamento de Informática Educativa (DIED). O estudo foi desenvolvido por meio da abordagem qualitativa, em um contexto didático, e classifica-se como estudo de caso. Para a coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: questionário semiestruturado, observação participante, registros audiovisuais e planos de aula. Os dados coletados foram analisados via Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). A análise das informações coletadas demonstrou que a gênese instrumental foi desenvolvida durante a atividade prática na elaboração do plano de aula por meio do dispositivo móvel pessoal. Concluiu-se que a ubiquidade contribui para a evolução dos esquemas de ação instrumentada dos professores, devido ao cenário de abundância de oportunidades de acesso à informação e a produção de conhecimento que o dispositivo móvel de uso pessoal permite conhecer e formular tanto nos espaços formais como não formais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o avanço do desenvolvimento profissional docente no âmbito da informática na educação (IE), sob a perspectiva do processo de gênese instrumental dos artefatos contemporâneos referentes ao método de ensino selecionado pelo docente em função do fenômeno da ubiquidade, assim como desenvolver e contribuir com a sociedade em relação aos estudos na linha Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição, à qual esta pesquisa está vinculada.This research investigated the process of instrumental genesis of teachers as a function of ubiquity, to then work on teacher professional development, through a sequence of activities that contemplated these two concepts: the process of instrumental genesis and ubiquity. The sequence of activities was developed with K-12 teachers from a municipal public education network using their respective mobile devices for personal use for the preparation of a lesson plan that included a skill provided for in the National Common Curricular Base (BNCC). Rabardel's instrumental genesis was used for the theoretical foundation of this study, providing parameters for the elaboration of the sequence of activities related to the analysis of data from the instruments. As well as authors such as: Burbules (2010), Cope & Kalantzis (2010), Santaella (2010, 2013) and Valletta (2015) to discuss the context of ubiquity in education; Rabardel (1995) to support the process of instrumental genesis; Gros (2016) in relation to Pedagogy, ubiquity and emerging technologies; Lévy (1999, 2010) dialogues with cyberculture and, Nóvoa (1992) and García (1995; 2009) from the perspective on teacher education. The research was carried out in the municipal public education system located in the metropolitan region of Belém - PA, in schools that use mobile networked devices, connected or not to the Internet since 2016 under the direction of the Department of Educational Informatics (DIED). The study was developed through the qualitative approach, in a didactic context, and is classified as a case study. For data collection, the following instruments were used: semi-structured questionnaire, participant observation, audiovisual records and lesson plans. The collected data were analyzed via Textual Discursive Analysis (DTA) by Moraes and Galiazzi (2011). The analysis of the collected information demonstrated that the instrumental genesis was developed during the practical activity in the elaboration of the lesson plan through the personal mobile device. It was concluded that ubiquity contributes to the evolution of the instrumental action schemes of teachers, due to the scenario of abundance of opportunities for access to information and the production of knowledge that the mobile device for personal use allows to know and formulate both in formal and informal spaces. It is hoped that this study can contribute to the advancement of teacher's professional development on the field of information technology in education (IE), from the perspective of the process of instrumental genesis of contemporary artifacts regarding the teaching method selected by the teacher due to the phenomenon of ubiquity, as well as develop and contribute to society in relation to studies in the line of Digital Interfaces in Education, Art, Language and Cognition, to which this research is linked to.application/pdfporDispositivo móvelInformática na educaçãoDesenvolvimento profissionalTecnologia educacionalEnsino-aprendizagemPersonal mobile deviceInstrumental genesisUbiquity in educationEducational informaticsTeacher professional developmentA convergência entre a ubiquidade na educação e a gênese instrumental : a instrumentação e instrumentalização ubíquainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123891.pdf.txt001123891.pdf.txtExtracted Texttext/plain577673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219246/2/001123891.pdf.txt1dac05622a1b0fce94df36d7b41ed0a2MD52ORIGINAL001123891.pdfTexto completoapplication/pdf4861375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219246/1/001123891.pdf8e0d63415a057b1ff83dce643096c7ccMD5110183/2192462021-05-07 05:13:21.369704oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:13:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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