Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223924 |
Resumo: | O presente artigo expõe uma pesquisa, de caráter qualitativo e cunho exploratório, sobre as possíveis causas da resistência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática à inserção de Tecnologia Digital (TD) na prática docente. A pesquisa, fundamentada na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de questionário on-line e observações sobre os comportamentos dos sujeitos durante a realização de propostas didáticas com utilização da TD. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os referidos acadêmicos possuem medo de enfrentarem situações que a TD proporciona em relação aos conceitos matemáticos, que por sua vez, influenciam na resistência à incorporação de tal tecnologia na prática docente. |
id |
UFRGS-2_030a4fe92f784c9405303a924890fe86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223924 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Margarete FariasBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:33:03Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223924001092919O presente artigo expõe uma pesquisa, de caráter qualitativo e cunho exploratório, sobre as possíveis causas da resistência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática à inserção de Tecnologia Digital (TD) na prática docente. A pesquisa, fundamentada na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de questionário on-line e observações sobre os comportamentos dos sujeitos durante a realização de propostas didáticas com utilização da TD. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os referidos acadêmicos possuem medo de enfrentarem situações que a TD proporciona em relação aos conceitos matemáticos, que por sua vez, influenciam na resistência à incorporação de tal tecnologia na prática docente.This article presents a research, of qualitative character and exploratory nature, on the possible causes of the resistance of academics of the undergraduate course in mathematics to the use of Digital Technology (DT) in the teaching practice. The research, based on the theory of Instrumental Genesis, was carried out from the online questionnaire and observations on the behaviors of the subjects during the realization of didactic proposals using the DT. There are strong indications that these scholars are afraid to face situations that the DT provides in relation to mathematical concepts, which in turn influences the resistance to the incorporation of such technology in the teaching practice.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),9 p.Tecnologia digitalFormação de professores : MatemáticaDigital technologyEnduranceInstrumental genesisTeacher trainingIncorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemáticaIncorporating digital technology into the teaching practice : understanding the instrumental genesis of academics of undergraduate mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092919.pdf.txt001092919.pdf.txtExtracted Texttext/plain31444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223924/2/001092919.pdf.txtb50e7f976a40dfd49231935411caa5b6MD52ORIGINAL001092919.pdfTexto completoapplication/pdf1477949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223924/1/001092919.pdf3503000beb50dd5675b2bb1990e7a0c6MD5110183/2239242021-08-18 04:51:29.00786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223924Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:51:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Incorporating digital technology into the teaching practice : understanding the instrumental genesis of academics of undergraduate mathematics |
title |
Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática |
spellingShingle |
Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática Medeiros, Margarete Farias Tecnologia digital Formação de professores : Matemática Digital technology Endurance Instrumental genesis Teacher training |
title_short |
Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática |
title_full |
Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática |
title_fullStr |
Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática |
title_full_unstemmed |
Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática |
title_sort |
Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática |
author |
Medeiros, Margarete Farias |
author_facet |
Medeiros, Margarete Farias Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Margarete Farias Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Formação de professores : Matemática |
topic |
Tecnologia digital Formação de professores : Matemática Digital technology Endurance Instrumental genesis Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital technology Endurance Instrumental genesis Teacher training |
description |
O presente artigo expõe uma pesquisa, de caráter qualitativo e cunho exploratório, sobre as possíveis causas da resistência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática à inserção de Tecnologia Digital (TD) na prática docente. A pesquisa, fundamentada na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de questionário on-line e observações sobre os comportamentos dos sujeitos durante a realização de propostas didáticas com utilização da TD. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os referidos acadêmicos possuem medo de enfrentarem situações que a TD proporciona em relação aos conceitos matemáticos, que por sua vez, influenciam na resistência à incorporação de tal tecnologia na prática docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:33:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223924 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092919 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001092919 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),9 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223924/2/001092919.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223924/1/001092919.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b50e7f976a40dfd49231935411caa5b6 3503000beb50dd5675b2bb1990e7a0c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025945075712 |