Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Margarete Farias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223924
Resumo: O presente artigo expõe uma pesquisa, de caráter qualitativo e cunho exploratório, sobre as possíveis causas da resistência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática à inserção de Tecnologia Digital (TD) na prática docente. A pesquisa, fundamentada na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de questionário on-line e observações sobre os comportamentos dos sujeitos durante a realização de propostas didáticas com utilização da TD. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os referidos acadêmicos possuem medo de enfrentarem situações que a TD proporciona em relação aos conceitos matemáticos, que por sua vez, influenciam na resistência à incorporação de tal tecnologia na prática docente.
id UFRGS-2_030a4fe92f784c9405303a924890fe86
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223924
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Margarete FariasBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:33:03Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223924001092919O presente artigo expõe uma pesquisa, de caráter qualitativo e cunho exploratório, sobre as possíveis causas da resistência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática à inserção de Tecnologia Digital (TD) na prática docente. A pesquisa, fundamentada na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de questionário on-line e observações sobre os comportamentos dos sujeitos durante a realização de propostas didáticas com utilização da TD. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os referidos acadêmicos possuem medo de enfrentarem situações que a TD proporciona em relação aos conceitos matemáticos, que por sua vez, influenciam na resistência à incorporação de tal tecnologia na prática docente.This article presents a research, of qualitative character and exploratory nature, on the possible causes of the resistance of academics of the undergraduate course in mathematics to the use of Digital Technology (DT) in the teaching practice. The research, based on the theory of Instrumental Genesis, was carried out from the online questionnaire and observations on the behaviors of the subjects during the realization of didactic proposals using the DT. There are strong indications that these scholars are afraid to face situations that the DT provides in relation to mathematical concepts, which in turn influences the resistance to the incorporation of such technology in the teaching practice.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),9 p.Tecnologia digitalFormação de professores : MatemáticaDigital technologyEnduranceInstrumental genesisTeacher trainingIncorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemáticaIncorporating digital technology into the teaching practice : understanding the instrumental genesis of academics of undergraduate mathematicsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092919.pdf.txt001092919.pdf.txtExtracted Texttext/plain31444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223924/2/001092919.pdf.txtb50e7f976a40dfd49231935411caa5b6MD52ORIGINAL001092919.pdfTexto completoapplication/pdf1477949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223924/1/001092919.pdf3503000beb50dd5675b2bb1990e7a0c6MD5110183/2239242021-08-18 04:51:29.00786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223924Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:51:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Incorporating digital technology into the teaching practice : understanding the instrumental genesis of academics of undergraduate mathematics
title Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
spellingShingle Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
Medeiros, Margarete Farias
Tecnologia digital
Formação de professores : Matemática
Digital technology
Endurance
Instrumental genesis
Teacher training
title_short Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
title_full Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
title_fullStr Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
title_full_unstemmed Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
title_sort Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
author Medeiros, Margarete Farias
author_facet Medeiros, Margarete Farias
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Margarete Farias
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Formação de professores : Matemática
topic Tecnologia digital
Formação de professores : Matemática
Digital technology
Endurance
Instrumental genesis
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital technology
Endurance
Instrumental genesis
Teacher training
description O presente artigo expõe uma pesquisa, de caráter qualitativo e cunho exploratório, sobre as possíveis causas da resistência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática à inserção de Tecnologia Digital (TD) na prática docente. A pesquisa, fundamentada na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de questionário on-line e observações sobre os comportamentos dos sujeitos durante a realização de propostas didáticas com utilização da TD. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os referidos acadêmicos possuem medo de enfrentarem situações que a TD proporciona em relação aos conceitos matemáticos, que por sua vez, influenciam na resistência à incorporação de tal tecnologia na prática docente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:33:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223924
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092919
identifier_str_mv 1679-1916
001092919
url http://hdl.handle.net/10183/223924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),9 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223924/2/001092919.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223924/1/001092919.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b50e7f976a40dfd49231935411caa5b6
3503000beb50dd5675b2bb1990e7a0c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025945075712