A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179543 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo realizar um breve levantamento teórico acerca do uso do lúdico na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A presença do elemento lúdico em sala de aula é uma ação positiva constatada, e para entender esse funcionamento nos apoiamos em estudos de autores como Lev Vygotsky (2007), Tizuko Kishimoto (1994) e Vilson Leffa (1988). A pesquisa desses autores nos ajudou a entender conceitos importantes, tais como o do próprio lúdico, do jogo e de algumas metodologias de ensino de língua estrangeira. Apresentamos brevemente algumas teorias acerca da educação, como o Behaviorismo e o Interacionismo. A primeira teoria acredita no aprendizado como comportamento que se adquire com treinamento. E o Interacionismo, ao contrário da primeira teoria, defende que o processo de aquisição de uma língua estrangeira se dá na interação entre indivíduos e entre eles e o mundo. Visando entender melhor o uso do lúdico como objeto pedagógico, percorremos de maneira concisa a evolução das metodologias de ensino de língua estrangeira. Ao recuperar essas informações históricas, tentamos identificar a abordagem em que o jogo melhor se encaixa, e ao final oferecemos duas propostas de atividades lúdicas adaptadas à aula de Espanhol Língua Estrangeira. |
id |
UFRGS-2_f79620941733febb3f90e78e00365a8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179543 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Caroline BarrosNariño Rodriguez, Mónica2018-06-20T02:29:25Z2018http://hdl.handle.net/10183/179543001068170Este trabalho tem por objetivo realizar um breve levantamento teórico acerca do uso do lúdico na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A presença do elemento lúdico em sala de aula é uma ação positiva constatada, e para entender esse funcionamento nos apoiamos em estudos de autores como Lev Vygotsky (2007), Tizuko Kishimoto (1994) e Vilson Leffa (1988). A pesquisa desses autores nos ajudou a entender conceitos importantes, tais como o do próprio lúdico, do jogo e de algumas metodologias de ensino de língua estrangeira. Apresentamos brevemente algumas teorias acerca da educação, como o Behaviorismo e o Interacionismo. A primeira teoria acredita no aprendizado como comportamento que se adquire com treinamento. E o Interacionismo, ao contrário da primeira teoria, defende que o processo de aquisição de uma língua estrangeira se dá na interação entre indivíduos e entre eles e o mundo. Visando entender melhor o uso do lúdico como objeto pedagógico, percorremos de maneira concisa a evolução das metodologias de ensino de língua estrangeira. Ao recuperar essas informações históricas, tentamos identificar a abordagem em que o jogo melhor se encaixa, e ao final oferecemos duas propostas de atividades lúdicas adaptadas à aula de Espanhol Língua Estrangeira.Este trabajo tiene por objetivo realizar un breve levantamiento teórico acerca del uso de lo lúdico en la clase de español lengua extranjera (ELE). La presencia del elemento lúdico en el aula es constatada como acción positiva y para entender su funcionamiento nos apoyamos en estudios de autores como Lev Vygotsky (2007), Tizuko Kishimoto (1994) y Vilson Leffa (1988). La investigación de estos autores nos ha ayudado a entender conceptos importantes tales como lo lúdico y el juego. Se presentan, rápidamente algunas teorías acerca de la educación como el Behaviorismo y el Interaccionismo. La primera teoría cree en el aprendizaje como un comportamiento que se adquiere con entrenamiento. El interaccionismo, al contrario de la primera teoría, defiende que el proceso de adquisición de una lengua extranjera se da en la interacción de los individuos y entre ellos y el mundo. Para entender mejor el uso de los elementos lúdicos como objeto pedagógico, recorreremos de manera concisa la evolución de algunas de las metodologías de enseñanza de lengua extranjera. Al recuperar estas informaciones históricas intentaremos identificar el enfoque donde el juego encaja mejor y al final ofrecemos dos propuestas de actividades lúdicas adaptadas para la clase de español como lengua extranjera.application/pdfporPiaget, Jean, 1896-1980Atividades lúdicasLíngua espanholaEnsino e aprendizagemJogo educativoElementos LúdicosJuegoEnfoqueLengua ExtranjeraEspañolA importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068170.pdf001068170.pdfTexto completoapplication/pdf396536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179543/1/001068170.pdfffff172193b9460ab190a1b4cee3f271MD51TEXT001068170.pdf.txt001068170.pdf.txtExtracted Texttext/plain81234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179543/2/001068170.pdf.txt174490d8309a5f39c3edd62faf29e5e3MD5210183/1795432022-08-06 04:49:48.452351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira |
title |
A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira |
spellingShingle |
A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira Freitas, Caroline Barros Piaget, Jean, 1896-1980 Atividades lúdicas Língua espanhola Ensino e aprendizagem Jogo educativo Elementos Lúdicos Juego Enfoque Lengua Extranjera Español |
title_short |
A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira |
title_full |
A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira |
title_fullStr |
A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira |
title_sort |
A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira |
author |
Freitas, Caroline Barros |
author_facet |
Freitas, Caroline Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Caroline Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nariño Rodriguez, Mónica |
contributor_str_mv |
Nariño Rodriguez, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget, Jean, 1896-1980 Atividades lúdicas Língua espanhola Ensino e aprendizagem Jogo educativo |
topic |
Piaget, Jean, 1896-1980 Atividades lúdicas Língua espanhola Ensino e aprendizagem Jogo educativo Elementos Lúdicos Juego Enfoque Lengua Extranjera Español |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Elementos Lúdicos Juego Enfoque Lengua Extranjera Español |
description |
Este trabalho tem por objetivo realizar um breve levantamento teórico acerca do uso do lúdico na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A presença do elemento lúdico em sala de aula é uma ação positiva constatada, e para entender esse funcionamento nos apoiamos em estudos de autores como Lev Vygotsky (2007), Tizuko Kishimoto (1994) e Vilson Leffa (1988). A pesquisa desses autores nos ajudou a entender conceitos importantes, tais como o do próprio lúdico, do jogo e de algumas metodologias de ensino de língua estrangeira. Apresentamos brevemente algumas teorias acerca da educação, como o Behaviorismo e o Interacionismo. A primeira teoria acredita no aprendizado como comportamento que se adquire com treinamento. E o Interacionismo, ao contrário da primeira teoria, defende que o processo de aquisição de uma língua estrangeira se dá na interação entre indivíduos e entre eles e o mundo. Visando entender melhor o uso do lúdico como objeto pedagógico, percorremos de maneira concisa a evolução das metodologias de ensino de língua estrangeira. Ao recuperar essas informações históricas, tentamos identificar a abordagem em que o jogo melhor se encaixa, e ao final oferecemos duas propostas de atividades lúdicas adaptadas à aula de Espanhol Língua Estrangeira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-20T02:29:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179543 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068170 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179543 |
identifier_str_mv |
001068170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179543/1/001068170.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179543/2/001068170.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffff172193b9460ab190a1b4cee3f271 174490d8309a5f39c3edd62faf29e5e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224552760475648 |