A influência da televisão nos alunos da pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzolato, Mara Regina Jacques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95687
Resumo: Este trabalho propõe-se analisar as influências da televisão no desenvolvimento dos alunos da pré-escola, avaliando os comportamentos que os mesmo apresentam frente à televisão, mídia que está se convertendo em uma real opção de consumo e desfruta do tempo livre na sociedade. Partindo de uma análise bibliográfica (internet, livros, artigos, através das leituras foram apontados importantes argumentos sobre o tema onde as crianças apresentam comportamentos e atitudes que não condizem com suas idades biológicas. As informações estão sempre presente e, enquanto estamos sujeitos às informações do mundo a todo o momento, as crianças de modo especial, não tem o discernimento crítico sobre o que lhes é favorável à aprendizagem. A presente pesquisa torna-se relevante por ser fundamental que os pais ou responsáveis sensibilize e procure ajudar suas crianças a assistir televisão com criticidade. Portanto observou-se como importância vital o conhecimento das programações assistidas pelas crianças na televisão, por parte dos pais ou responsáveis; objetivando estimular comportamentos a partir dos pontos positivos de cada programação. Apesar de haver grande influência para as crianças por conta da televisão existe ainda uma falta de interesse por parte dos pais ou responsáveis sobre o assunto, embora estejam consciente da importância de estimular a valorização da informação como forma de aprendizagem.
id UFRGS-2_f8118a879c62d24ce47e81dd180d6bc1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95687
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pizzolato, Mara Regina JacquesBulegon, Ana Marli2014-05-29T02:04:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/95687000916830Este trabalho propõe-se analisar as influências da televisão no desenvolvimento dos alunos da pré-escola, avaliando os comportamentos que os mesmo apresentam frente à televisão, mídia que está se convertendo em uma real opção de consumo e desfruta do tempo livre na sociedade. Partindo de uma análise bibliográfica (internet, livros, artigos, através das leituras foram apontados importantes argumentos sobre o tema onde as crianças apresentam comportamentos e atitudes que não condizem com suas idades biológicas. As informações estão sempre presente e, enquanto estamos sujeitos às informações do mundo a todo o momento, as crianças de modo especial, não tem o discernimento crítico sobre o que lhes é favorável à aprendizagem. A presente pesquisa torna-se relevante por ser fundamental que os pais ou responsáveis sensibilize e procure ajudar suas crianças a assistir televisão com criticidade. Portanto observou-se como importância vital o conhecimento das programações assistidas pelas crianças na televisão, por parte dos pais ou responsáveis; objetivando estimular comportamentos a partir dos pontos positivos de cada programação. Apesar de haver grande influência para as crianças por conta da televisão existe ainda uma falta de interesse por parte dos pais ou responsáveis sobre o assunto, embora estejam consciente da importância de estimular a valorização da informação como forma de aprendizagem.This paper proposes to examine the influences of television on the development of students in pre-school, evaluating the behaviors that have the same front of the television, media that is turning into a real consumer choice and enjoy the free time in society. Based on a literature review (internet, books, articles, readings were appointed through the important arguments on the subject where children exhibit behaviors and attitudes that do not match their biological ages. Information is always present and, while we are subject to the world's information at all times, especially children, have no critical judgment about what they are conducive to learning. This study is relevant because it is important for parents or guardians and seek help sensitize their children to watch television with criticality. So there was as vital knowledge of programming assisted by children on television by parents or guardians; aiming to stimulate behaviors from the strengths of each program. Although there is a great influence for children because of the television there is still a lack of interest by parents or guardians on the subject, although they are aware of the importance of encouraging the appreciation of information as a form of learning.application/pdfporTelevisão (Comunicação)CriançaAprendizagemTVChildrenLearningA influência da televisão nos alunos da pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCacequi, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916830.pdf000916830.pdfTexto completoapplication/pdf198201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95687/1/000916830.pdf55bd44143916f7ad44143f6afc5b4467MD51TEXT000916830.pdf.txt000916830.pdf.txtExtracted Texttext/plain75351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95687/2/000916830.pdf.txt197ef4333af55e7d80c74f912911fbf1MD52THUMBNAIL000916830.pdf.jpg000916830.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95687/3/000916830.pdf.jpg6da7f8c5569646205ffbd15985101597MD5310183/956872018-10-09 09:16:16.213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95687Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:16:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da televisão nos alunos da pré-escola
title A influência da televisão nos alunos da pré-escola
spellingShingle A influência da televisão nos alunos da pré-escola
Pizzolato, Mara Regina Jacques
Televisão (Comunicação)
Criança
Aprendizagem
TV
Children
Learning
title_short A influência da televisão nos alunos da pré-escola
title_full A influência da televisão nos alunos da pré-escola
title_fullStr A influência da televisão nos alunos da pré-escola
title_full_unstemmed A influência da televisão nos alunos da pré-escola
title_sort A influência da televisão nos alunos da pré-escola
author Pizzolato, Mara Regina Jacques
author_facet Pizzolato, Mara Regina Jacques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzolato, Mara Regina Jacques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
contributor_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão (Comunicação)
Criança
Aprendizagem
topic Televisão (Comunicação)
Criança
Aprendizagem
TV
Children
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv TV
Children
Learning
description Este trabalho propõe-se analisar as influências da televisão no desenvolvimento dos alunos da pré-escola, avaliando os comportamentos que os mesmo apresentam frente à televisão, mídia que está se convertendo em uma real opção de consumo e desfruta do tempo livre na sociedade. Partindo de uma análise bibliográfica (internet, livros, artigos, através das leituras foram apontados importantes argumentos sobre o tema onde as crianças apresentam comportamentos e atitudes que não condizem com suas idades biológicas. As informações estão sempre presente e, enquanto estamos sujeitos às informações do mundo a todo o momento, as crianças de modo especial, não tem o discernimento crítico sobre o que lhes é favorável à aprendizagem. A presente pesquisa torna-se relevante por ser fundamental que os pais ou responsáveis sensibilize e procure ajudar suas crianças a assistir televisão com criticidade. Portanto observou-se como importância vital o conhecimento das programações assistidas pelas crianças na televisão, por parte dos pais ou responsáveis; objetivando estimular comportamentos a partir dos pontos positivos de cada programação. Apesar de haver grande influência para as crianças por conta da televisão existe ainda uma falta de interesse por parte dos pais ou responsáveis sobre o assunto, embora estejam consciente da importância de estimular a valorização da informação como forma de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916830
url http://hdl.handle.net/10183/95687
identifier_str_mv 000916830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95687/1/000916830.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95687/2/000916830.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95687/3/000916830.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 55bd44143916f7ad44143f6afc5b4467
197ef4333af55e7d80c74f912911fbf1
6da7f8c5569646205ffbd15985101597
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465186553856