Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Silvia Adriana Goulart
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151621
Resumo: Este Trabalho de Conclusão vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Escola Nacional de Gestores da Educação Básica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma análise das ações de um Projeto de Intervenção sobre as práticas indispensáveis para a promoção da permanência do aluno na escola e a participação da comunidade escolar. O projeto foi implementado no primeiro semestre de 2015 em uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre. O objetivo principal era aumentar a participação de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, melhorando o processo de ensino aprendizagem e o convívio no espaço escolar. Cury (2007), Paro (2011) e Veiga (2004) são alguns dos autores que contribuíram para as análises. A pesquisa de natureza qualitativa caracterizada como Pesquisa-Ação apresentou resultados que serviram para uma reflexão sobre a realidade que vive a escola em meio às dificuldades na estrutura organizacional. As ações tiveram início com um projeto de leitura com alunos do 1º ao 4º ano, no turno da tarde e um Projeto: Escola da paz: querendo a gente faz, com o turno da manhã. Também foi criada uma página para a escola em uma rede social como meio de comunicação com pais, alunos e professores. As ações proporcionaram um aumento significativo na participação dos alunos e pais.
id UFRGS-2_f876e59470424151d20f4a8ad55d0923
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151621
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Silvia Adriana GoulartMoraes, Jaira Coelho2017-02-14T02:23:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/151621001001998Este Trabalho de Conclusão vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Escola Nacional de Gestores da Educação Básica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma análise das ações de um Projeto de Intervenção sobre as práticas indispensáveis para a promoção da permanência do aluno na escola e a participação da comunidade escolar. O projeto foi implementado no primeiro semestre de 2015 em uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre. O objetivo principal era aumentar a participação de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, melhorando o processo de ensino aprendizagem e o convívio no espaço escolar. Cury (2007), Paro (2011) e Veiga (2004) são alguns dos autores que contribuíram para as análises. A pesquisa de natureza qualitativa caracterizada como Pesquisa-Ação apresentou resultados que serviram para uma reflexão sobre a realidade que vive a escola em meio às dificuldades na estrutura organizacional. As ações tiveram início com um projeto de leitura com alunos do 1º ao 4º ano, no turno da tarde e um Projeto: Escola da paz: querendo a gente faz, com o turno da manhã. Também foi criada uma página para a escola em uma rede social como meio de comunicação com pais, alunos e professores. As ações proporcionaram um aumento significativo na participação dos alunos e pais.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoPesquisa-açãoProjeto pedagógicoComunidade escolarEnsinoGestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001998.pdf001001998.pdfTexto completoapplication/pdf259019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151621/1/001001998.pdf6a65564d7f65924421c17ce7c5909d2fMD51TEXT001001998.pdf.txt001001998.pdf.txtExtracted Texttext/plain72500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151621/2/001001998.pdf.txte53a5a87c193bd200fa1ad384e17db80MD5210183/1516212017-02-15 02:27:18.971019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
title Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
spellingShingle Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
Fernandes, Silvia Adriana Goulart
Gestão democrática
Participação
Pesquisa-ação
Projeto pedagógico
Comunidade escolar
Ensino
title_short Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
title_full Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
title_fullStr Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
title_full_unstemmed Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
title_sort Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
author Fernandes, Silvia Adriana Goulart
author_facet Fernandes, Silvia Adriana Goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Silvia Adriana Goulart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Jaira Coelho
contributor_str_mv Moraes, Jaira Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Participação
Pesquisa-ação
Projeto pedagógico
Comunidade escolar
Ensino
topic Gestão democrática
Participação
Pesquisa-ação
Projeto pedagógico
Comunidade escolar
Ensino
description Este Trabalho de Conclusão vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Escola Nacional de Gestores da Educação Básica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma análise das ações de um Projeto de Intervenção sobre as práticas indispensáveis para a promoção da permanência do aluno na escola e a participação da comunidade escolar. O projeto foi implementado no primeiro semestre de 2015 em uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre. O objetivo principal era aumentar a participação de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, melhorando o processo de ensino aprendizagem e o convívio no espaço escolar. Cury (2007), Paro (2011) e Veiga (2004) são alguns dos autores que contribuíram para as análises. A pesquisa de natureza qualitativa caracterizada como Pesquisa-Ação apresentou resultados que serviram para uma reflexão sobre a realidade que vive a escola em meio às dificuldades na estrutura organizacional. As ações tiveram início com um projeto de leitura com alunos do 1º ao 4º ano, no turno da tarde e um Projeto: Escola da paz: querendo a gente faz, com o turno da manhã. Também foi criada uma página para a escola em uma rede social como meio de comunicação com pais, alunos e professores. As ações proporcionaram um aumento significativo na participação dos alunos e pais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151621
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001998
url http://hdl.handle.net/10183/151621
identifier_str_mv 001001998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151621/1/001001998.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151621/2/001001998.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a65564d7f65924421c17ce7c5909d2f
e53a5a87c193bd200fa1ad384e17db80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447187970064384