Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151621 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Escola Nacional de Gestores da Educação Básica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma análise das ações de um Projeto de Intervenção sobre as práticas indispensáveis para a promoção da permanência do aluno na escola e a participação da comunidade escolar. O projeto foi implementado no primeiro semestre de 2015 em uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre. O objetivo principal era aumentar a participação de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, melhorando o processo de ensino aprendizagem e o convívio no espaço escolar. Cury (2007), Paro (2011) e Veiga (2004) são alguns dos autores que contribuíram para as análises. A pesquisa de natureza qualitativa caracterizada como Pesquisa-Ação apresentou resultados que serviram para uma reflexão sobre a realidade que vive a escola em meio às dificuldades na estrutura organizacional. As ações tiveram início com um projeto de leitura com alunos do 1º ao 4º ano, no turno da tarde e um Projeto: Escola da paz: querendo a gente faz, com o turno da manhã. Também foi criada uma página para a escola em uma rede social como meio de comunicação com pais, alunos e professores. As ações proporcionaram um aumento significativo na participação dos alunos e pais. |
id |
UFRGS-2_f876e59470424151d20f4a8ad55d0923 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151621 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Silvia Adriana GoulartMoraes, Jaira Coelho2017-02-14T02:23:19Z2015http://hdl.handle.net/10183/151621001001998Este Trabalho de Conclusão vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Escola Nacional de Gestores da Educação Básica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma análise das ações de um Projeto de Intervenção sobre as práticas indispensáveis para a promoção da permanência do aluno na escola e a participação da comunidade escolar. O projeto foi implementado no primeiro semestre de 2015 em uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre. O objetivo principal era aumentar a participação de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, melhorando o processo de ensino aprendizagem e o convívio no espaço escolar. Cury (2007), Paro (2011) e Veiga (2004) são alguns dos autores que contribuíram para as análises. A pesquisa de natureza qualitativa caracterizada como Pesquisa-Ação apresentou resultados que serviram para uma reflexão sobre a realidade que vive a escola em meio às dificuldades na estrutura organizacional. As ações tiveram início com um projeto de leitura com alunos do 1º ao 4º ano, no turno da tarde e um Projeto: Escola da paz: querendo a gente faz, com o turno da manhã. Também foi criada uma página para a escola em uma rede social como meio de comunicação com pais, alunos e professores. As ações proporcionaram um aumento significativo na participação dos alunos e pais.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoPesquisa-açãoProjeto pedagógicoComunidade escolarEnsinoGestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001998.pdf001001998.pdfTexto completoapplication/pdf259019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151621/1/001001998.pdf6a65564d7f65924421c17ce7c5909d2fMD51TEXT001001998.pdf.txt001001998.pdf.txtExtracted Texttext/plain72500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151621/2/001001998.pdf.txte53a5a87c193bd200fa1ad384e17db80MD5210183/1516212017-02-15 02:27:18.971019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação |
title |
Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação |
spellingShingle |
Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação Fernandes, Silvia Adriana Goulart Gestão democrática Participação Pesquisa-ação Projeto pedagógico Comunidade escolar Ensino |
title_short |
Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação |
title_full |
Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação |
title_fullStr |
Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação |
title_sort |
Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação |
author |
Fernandes, Silvia Adriana Goulart |
author_facet |
Fernandes, Silvia Adriana Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Silvia Adriana Goulart |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Jaira Coelho |
contributor_str_mv |
Moraes, Jaira Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Participação Pesquisa-ação Projeto pedagógico Comunidade escolar Ensino |
topic |
Gestão democrática Participação Pesquisa-ação Projeto pedagógico Comunidade escolar Ensino |
description |
Este Trabalho de Conclusão vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Escola Nacional de Gestores da Educação Básica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma análise das ações de um Projeto de Intervenção sobre as práticas indispensáveis para a promoção da permanência do aluno na escola e a participação da comunidade escolar. O projeto foi implementado no primeiro semestre de 2015 em uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre. O objetivo principal era aumentar a participação de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, melhorando o processo de ensino aprendizagem e o convívio no espaço escolar. Cury (2007), Paro (2011) e Veiga (2004) são alguns dos autores que contribuíram para as análises. A pesquisa de natureza qualitativa caracterizada como Pesquisa-Ação apresentou resultados que serviram para uma reflexão sobre a realidade que vive a escola em meio às dificuldades na estrutura organizacional. As ações tiveram início com um projeto de leitura com alunos do 1º ao 4º ano, no turno da tarde e um Projeto: Escola da paz: querendo a gente faz, com o turno da manhã. Também foi criada uma página para a escola em uma rede social como meio de comunicação com pais, alunos e professores. As ações proporcionaram um aumento significativo na participação dos alunos e pais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151621 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001998 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151621 |
identifier_str_mv |
001001998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151621/1/001001998.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151621/2/001001998.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a65564d7f65924421c17ce7c5909d2f e53a5a87c193bd200fa1ad384e17db80 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187970064384 |