Branded content como estratégia de comunicação: análise do canal Desejos de Make da marca O Boticário no Youtube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211991 |
Resumo: | O presente trabalho consiste na pesquisa sobre o uso do branded content como ferramenta de comunicação da marca O Boticário, buscando entender como a empresa se comunica com seus consumidores reais e potenciais através desta estratégia. O objeto de estudo escolhido foi o canal Desejos de Make d’O Boticário no Youtube que divulga produtos da marca com dicas, tendências e tutoriais de maquiagem. Os objetivos desta pesquisa se resumem em analisar as estratégias de comunicação da marca, relacionar padrões na geração de conteúdo dos vídeos e verificar as formas de interação entre o público e a marca. A metodologia empregada foi pesquisa bibliográfica de autores pertinentes aos assuntos estudados, e análise de conteúdo de quatro vídeos do canal, tendo como filtro de análise os vídeos com mais de cinco milhões de visualizações no ano de 2018. Dentre os principais resultados levantados pode-se constatar que a marca, ao produzir um conteúdo de cunho informativo e de entretenimento, cria vínculos com o público, gerando interação e engajamento entre a marca e seus consumidores atuais e potenciais. Além disso, o uso de youtubers do segmento de beleza foi um dos fatores que se pode verificar que contribui para o número expressivo de visualizações dos vídeos e uma maior ampliação do alcance de audiência da marca. |
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O presente trabalho consiste na pesquisa sobre o uso do branded content como ferramenta de comunicação da marca O Boticário, buscando entender como a empresa se comunica com seus consumidores reais e potenciais através desta estratégia. O objeto de estudo escolhido foi o canal Desejos de Make d’O Boticário no Youtube que divulga produtos da marca com dicas, tendências e tutoriais de maquiagem. Os objetivos desta pesquisa se resumem em analisar as estratégias de comunicação da marca, relacionar padrões na geração de conteúdo dos vídeos e verificar as formas de interação entre o público e a marca. A metodologia empregada foi pesquisa bibliográfica de autores pertinentes aos assuntos estudados, e análise de conteúdo de quatro vídeos do canal, tendo como filtro de análise os vídeos com mais de cinco milhões de visualizações no ano de 2018. Dentre os principais resultados levantados pode-se constatar que a marca, ao produzir um conteúdo de cunho informativo e de entretenimento, cria vínculos com o público, gerando interação e engajamento entre a marca e seus consumidores atuais e potenciais. Além disso, o uso de youtubers do segmento de beleza foi um dos fatores que se pode verificar que contribui para o número expressivo de visualizações dos vídeos e uma maior ampliação do alcance de audiência da marca. |
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