A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98885 |
Resumo: | Neste texto, apresentam-se posições enunciadas por educadores e analistas da cultura sobre a escola e examina-se a sua configuração nas histórias de J. K. Rowling sobre Harry Potter. As análises inspiram-se nos Estudos Culturais em sua articulação com a Educação, considerando-se atuarem as histórias como pedagogias culturais. Destacam-se seus efeitos produtivos no cinema, na web, na comercialização de produtos diversos e na academia e atenta-se para seu papel na configuração discursiva da escola e dos sujeitos que a frequentam. Tais efeitos ultrapassam a dimensão do entretenimento dos nem sempre jovens leitores/consumidores dos textos e artefatos delas originados ou seu sucesso mercadológico! A escola ganha centralidade nessas histórias que narram lutas entre personagens do bem e forças do mal e nelas (re)afirma-se a sua importância, excelência e competência para a formação sistemática de jovens (em magia) e para a apropriação e o desenvolvimento dos saberes e tradições (bruxas). |
id |
UFRGS-2_fa179a9c032a66594a72e8d1e50ae865 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98885 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna2014-07-29T02:04:57Z20100102-4698http://hdl.handle.net/10183/98885000776723Neste texto, apresentam-se posições enunciadas por educadores e analistas da cultura sobre a escola e examina-se a sua configuração nas histórias de J. K. Rowling sobre Harry Potter. As análises inspiram-se nos Estudos Culturais em sua articulação com a Educação, considerando-se atuarem as histórias como pedagogias culturais. Destacam-se seus efeitos produtivos no cinema, na web, na comercialização de produtos diversos e na academia e atenta-se para seu papel na configuração discursiva da escola e dos sujeitos que a frequentam. Tais efeitos ultrapassam a dimensão do entretenimento dos nem sempre jovens leitores/consumidores dos textos e artefatos delas originados ou seu sucesso mercadológico! A escola ganha centralidade nessas histórias que narram lutas entre personagens do bem e forças do mal e nelas (re)afirma-se a sua importância, excelência e competência para a formação sistemática de jovens (em magia) e para a apropriação e o desenvolvimento dos saberes e tradições (bruxas).In this text we study positions advanced by educators and school observers, and examine how school is shaped in stories J. K. Rowling wrote about Harry Potter. Analyses were inspired by the Cultural Studies in their work with Education, considering that these stories act as cultural pedagogies. We highlight a host of powerful effects in the cinema, the Web, in the marketing of many products, in the Academy, and we focus on the role stories play in the discursive configuration of school and subjects narrated in such stories. We show that their powerful effects go beyond entertainment for not only young readers/consumers of the different texts and artefacts created, but also due to their market success! The school plays an important role in the representations conveyed in these stories, whose main theme is the battle between good and evil. These stories do not raise questions about school; its significance, excellence and power are constantly (re)assured to systematically graduate young magicians and to encourage the appropriation and development of the knowledge and the tradition of witchcraft.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 26, n.3 (dez. 2010), p. 103-129Pedagogia culturalLiteratura juvenilSchoolCultural pedagogiesHarry PotterA magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry PotterSchool magic in the magical school : the school that teaches through stories of Harry Potterinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776723.pdf000776723.pdfTexto completoapplication/pdf141999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/1/000776723.pdf963d5f922b3b5b74394d9bc42215d83aMD51TEXT000776723.pdf.txt000776723.pdf.txtExtracted Texttext/plain65681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/2/000776723.pdf.txta3d47117c12252f71b522f6461fdb849MD52THUMBNAIL000776723.pdf.jpg000776723.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/3/000776723.pdf.jpgd8ba5a6ba61c8b77db3169dbbd118fffMD5310183/988852021-11-20 06:11:14.075917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School magic in the magical school : the school that teaches through stories of Harry Potter |
title |
A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter |
spellingShingle |
A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter Wortmann, Maria Lúcia Castagna Pedagogia cultural Literatura juvenil School Cultural pedagogies Harry Potter |
title_short |
A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter |
title_full |
A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter |
title_fullStr |
A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter |
title_full_unstemmed |
A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter |
title_sort |
A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter |
author |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
author_facet |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia cultural Literatura juvenil |
topic |
Pedagogia cultural Literatura juvenil School Cultural pedagogies Harry Potter |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Cultural pedagogies Harry Potter |
description |
Neste texto, apresentam-se posições enunciadas por educadores e analistas da cultura sobre a escola e examina-se a sua configuração nas histórias de J. K. Rowling sobre Harry Potter. As análises inspiram-se nos Estudos Culturais em sua articulação com a Educação, considerando-se atuarem as histórias como pedagogias culturais. Destacam-se seus efeitos produtivos no cinema, na web, na comercialização de produtos diversos e na academia e atenta-se para seu papel na configuração discursiva da escola e dos sujeitos que a frequentam. Tais efeitos ultrapassam a dimensão do entretenimento dos nem sempre jovens leitores/consumidores dos textos e artefatos delas originados ou seu sucesso mercadológico! A escola ganha centralidade nessas histórias que narram lutas entre personagens do bem e forças do mal e nelas (re)afirma-se a sua importância, excelência e competência para a formação sistemática de jovens (em magia) e para a apropriação e o desenvolvimento dos saberes e tradições (bruxas). |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-29T02:04:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98885 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776723 |
identifier_str_mv |
0102-4698 000776723 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 26, n.3 (dez. 2010), p. 103-129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/1/000776723.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/2/000776723.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/3/000776723.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
963d5f922b3b5b74394d9bc42215d83a a3d47117c12252f71b522f6461fdb849 d8ba5a6ba61c8b77db3169dbbd118fff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224842634067968 |