A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wortmann, Maria Lúcia Castagna
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98885
Resumo: Neste texto, apresentam-se posições enunciadas por educadores e analistas da cultura sobre a escola e examina-se a sua configuração nas histórias de J. K. Rowling sobre Harry Potter. As análises inspiram-se nos Estudos Culturais em sua articulação com a Educação, considerando-se atuarem as histórias como pedagogias culturais. Destacam-se seus efeitos produtivos no cinema, na web, na comercialização de produtos diversos e na academia e atenta-se para seu papel na configuração discursiva da escola e dos sujeitos que a frequentam. Tais efeitos ultrapassam a dimensão do entretenimento dos nem sempre jovens leitores/consumidores dos textos e artefatos delas originados ou seu sucesso mercadológico! A escola ganha centralidade nessas histórias que narram lutas entre personagens do bem e forças do mal e nelas (re)afirma-se a sua importância, excelência e competência para a formação sistemática de jovens (em magia) e para a apropriação e o desenvolvimento dos saberes e tradições (bruxas).
id UFRGS-2_fa179a9c032a66594a72e8d1e50ae865
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98885
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wortmann, Maria Lúcia Castagna2014-07-29T02:04:57Z20100102-4698http://hdl.handle.net/10183/98885000776723Neste texto, apresentam-se posições enunciadas por educadores e analistas da cultura sobre a escola e examina-se a sua configuração nas histórias de J. K. Rowling sobre Harry Potter. As análises inspiram-se nos Estudos Culturais em sua articulação com a Educação, considerando-se atuarem as histórias como pedagogias culturais. Destacam-se seus efeitos produtivos no cinema, na web, na comercialização de produtos diversos e na academia e atenta-se para seu papel na configuração discursiva da escola e dos sujeitos que a frequentam. Tais efeitos ultrapassam a dimensão do entretenimento dos nem sempre jovens leitores/consumidores dos textos e artefatos delas originados ou seu sucesso mercadológico! A escola ganha centralidade nessas histórias que narram lutas entre personagens do bem e forças do mal e nelas (re)afirma-se a sua importância, excelência e competência para a formação sistemática de jovens (em magia) e para a apropriação e o desenvolvimento dos saberes e tradições (bruxas).In this text we study positions advanced by educators and school observers, and examine how school is shaped in stories J. K. Rowling wrote about Harry Potter. Analyses were inspired by the Cultural Studies in their work with Education, considering that these stories act as cultural pedagogies. We highlight a host of powerful effects in the cinema, the Web, in the marketing of many products, in the Academy, and we focus on the role stories play in the discursive configuration of school and subjects narrated in such stories. We show that their powerful effects go beyond entertainment for not only young readers/consumers of the different texts and artefacts created, but also due to their market success! The school plays an important role in the representations conveyed in these stories, whose main theme is the battle between good and evil. These stories do not raise questions about school; its significance, excellence and power are constantly (re)assured to systematically graduate young magicians and to encourage the appropriation and development of the knowledge and the tradition of witchcraft.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 26, n.3 (dez. 2010), p. 103-129Pedagogia culturalLiteratura juvenilSchoolCultural pedagogiesHarry PotterA magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry PotterSchool magic in the magical school : the school that teaches through stories of Harry Potterinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776723.pdf000776723.pdfTexto completoapplication/pdf141999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/1/000776723.pdf963d5f922b3b5b74394d9bc42215d83aMD51TEXT000776723.pdf.txt000776723.pdf.txtExtracted Texttext/plain65681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/2/000776723.pdf.txta3d47117c12252f71b522f6461fdb849MD52THUMBNAIL000776723.pdf.jpg000776723.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/3/000776723.pdf.jpgd8ba5a6ba61c8b77db3169dbbd118fffMD5310183/988852021-11-20 06:11:14.075917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School magic in the magical school : the school that teaches through stories of Harry Potter
title A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter
spellingShingle A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter
Wortmann, Maria Lúcia Castagna
Pedagogia cultural
Literatura juvenil
School
Cultural pedagogies
Harry Potter
title_short A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter
title_full A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter
title_fullStr A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter
title_full_unstemmed A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter
title_sort A magia da escola na escola da magia : a escola que se inscreve nas histórias sobre Harry Potter
author Wortmann, Maria Lúcia Castagna
author_facet Wortmann, Maria Lúcia Castagna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wortmann, Maria Lúcia Castagna
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia cultural
Literatura juvenil
topic Pedagogia cultural
Literatura juvenil
School
Cultural pedagogies
Harry Potter
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Cultural pedagogies
Harry Potter
description Neste texto, apresentam-se posições enunciadas por educadores e analistas da cultura sobre a escola e examina-se a sua configuração nas histórias de J. K. Rowling sobre Harry Potter. As análises inspiram-se nos Estudos Culturais em sua articulação com a Educação, considerando-se atuarem as histórias como pedagogias culturais. Destacam-se seus efeitos produtivos no cinema, na web, na comercialização de produtos diversos e na academia e atenta-se para seu papel na configuração discursiva da escola e dos sujeitos que a frequentam. Tais efeitos ultrapassam a dimensão do entretenimento dos nem sempre jovens leitores/consumidores dos textos e artefatos delas originados ou seu sucesso mercadológico! A escola ganha centralidade nessas histórias que narram lutas entre personagens do bem e forças do mal e nelas (re)afirma-se a sua importância, excelência e competência para a formação sistemática de jovens (em magia) e para a apropriação e o desenvolvimento dos saberes e tradições (bruxas).
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T02:04:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98885
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776723
identifier_str_mv 0102-4698
000776723
url http://hdl.handle.net/10183/98885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 26, n.3 (dez. 2010), p. 103-129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/1/000776723.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/2/000776723.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98885/3/000776723.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 963d5f922b3b5b74394d9bc42215d83a
a3d47117c12252f71b522f6461fdb849
d8ba5a6ba61c8b77db3169dbbd118fff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224842634067968