Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131714 |
Resumo: | O trabalho, intitulado Clown – O Prazer de Ser Ridículo: por uma proposta lúdica na formação do professor, apresenta a trajetória da pesquisadora Eveliana Marques, na área teatral, destacando o seu desenvolvimento como palhaça, bem como a reflexão sobre a influência desses estudos na sua prática docente. Para tanto, foram pesquisados princípios conceituais do trabalho de clown e suas contribuições na formação do professor. Os escritos partiram de suas recordações pessoais e experiências na arte da palhaçaria e da docência, além da sua formação acadêmica, a qual possibilitou dialogar com alguns pensadores do teatro e da educação. |
id |
UFRGS-2_fa78a10f763b56926047715257cb272c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131714 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marques, EvelianaRamos, Adriana Jorge Lopes Machado2016-01-09T02:42:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/131714000982022O trabalho, intitulado Clown – O Prazer de Ser Ridículo: por uma proposta lúdica na formação do professor, apresenta a trajetória da pesquisadora Eveliana Marques, na área teatral, destacando o seu desenvolvimento como palhaça, bem como a reflexão sobre a influência desses estudos na sua prática docente. Para tanto, foram pesquisados princípios conceituais do trabalho de clown e suas contribuições na formação do professor. Os escritos partiram de suas recordações pessoais e experiências na arte da palhaçaria e da docência, além da sua formação acadêmica, a qual possibilitou dialogar com alguns pensadores do teatro e da educação.The work, entitled Clown – The Pleasure of Being Ridiculous: for a playful proposal in a teacher’s formation, presents the trajectory of researcher Eveliana Marques in the theatrical area, highlighting her development as a clown, as well as the reflection about the influence of these studies in her teaching practice. Therefore, conceptual principles of the work of the clown and it’s contribuitions on the formation of the teacher were researched. The writing came from her personal memories and experience on the art of teaching and clownery, as well as her academic formation, which gave her the possibility to dialogue with thinkers of theater and education.application/pdfporEducaçãoDocênciaJogoArt of clowneryEducationTeachingGameClown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982022.pdf000982022.pdfTexto completoapplication/pdf961321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/1/000982022.pdf271c1692d6090a8709b8b3402ab9c124MD51TEXT000982022.pdf.txt000982022.pdf.txtExtracted Texttext/plain65706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/2/000982022.pdf.txt1479d1ac318851fbe810e303a11ad02cMD52THUMBNAIL000982022.pdf.jpg000982022.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/3/000982022.pdf.jpg6cb3509bec99a33a6c415f9f9a367fb8MD5310183/1317142018-10-25 10:08:08.785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131714Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:08:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor |
title |
Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor |
spellingShingle |
Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor Marques, Eveliana Educação Docência Jogo Art of clownery Education Teaching Game |
title_short |
Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor |
title_full |
Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor |
title_fullStr |
Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor |
title_full_unstemmed |
Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor |
title_sort |
Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor |
author |
Marques, Eveliana |
author_facet |
Marques, Eveliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Eveliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Adriana Jorge Lopes Machado |
contributor_str_mv |
Ramos, Adriana Jorge Lopes Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Docência Jogo |
topic |
Educação Docência Jogo Art of clownery Education Teaching Game |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art of clownery Education Teaching Game |
description |
O trabalho, intitulado Clown – O Prazer de Ser Ridículo: por uma proposta lúdica na formação do professor, apresenta a trajetória da pesquisadora Eveliana Marques, na área teatral, destacando o seu desenvolvimento como palhaça, bem como a reflexão sobre a influência desses estudos na sua prática docente. Para tanto, foram pesquisados princípios conceituais do trabalho de clown e suas contribuições na formação do professor. Os escritos partiram de suas recordações pessoais e experiências na arte da palhaçaria e da docência, além da sua formação acadêmica, a qual possibilitou dialogar com alguns pensadores do teatro e da educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-09T02:42:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131714 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982022 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131714 |
identifier_str_mv |
000982022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/1/000982022.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/2/000982022.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/3/000982022.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
271c1692d6090a8709b8b3402ab9c124 1479d1ac318851fbe810e303a11ad02c 6cb3509bec99a33a6c415f9f9a367fb8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224496566239232 |