Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Eveliana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131714
Resumo: O trabalho, intitulado Clown – O Prazer de Ser Ridículo: por uma proposta lúdica na formação do professor, apresenta a trajetória da pesquisadora Eveliana Marques, na área teatral, destacando o seu desenvolvimento como palhaça, bem como a reflexão sobre a influência desses estudos na sua prática docente. Para tanto, foram pesquisados princípios conceituais do trabalho de clown e suas contribuições na formação do professor. Os escritos partiram de suas recordações pessoais e experiências na arte da palhaçaria e da docência, além da sua formação acadêmica, a qual possibilitou dialogar com alguns pensadores do teatro e da educação.
id UFRGS-2_fa78a10f763b56926047715257cb272c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131714
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marques, EvelianaRamos, Adriana Jorge Lopes Machado2016-01-09T02:42:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/131714000982022O trabalho, intitulado Clown – O Prazer de Ser Ridículo: por uma proposta lúdica na formação do professor, apresenta a trajetória da pesquisadora Eveliana Marques, na área teatral, destacando o seu desenvolvimento como palhaça, bem como a reflexão sobre a influência desses estudos na sua prática docente. Para tanto, foram pesquisados princípios conceituais do trabalho de clown e suas contribuições na formação do professor. Os escritos partiram de suas recordações pessoais e experiências na arte da palhaçaria e da docência, além da sua formação acadêmica, a qual possibilitou dialogar com alguns pensadores do teatro e da educação.The work, entitled Clown – The Pleasure of Being Ridiculous: for a playful proposal in a teacher’s formation, presents the trajectory of researcher Eveliana Marques in the theatrical area, highlighting her development as a clown, as well as the reflection about the influence of these studies in her teaching practice. Therefore, conceptual principles of the work of the clown and it’s contribuitions on the formation of the teacher were researched. The writing came from her personal memories and experience on the art of teaching and clownery, as well as her academic formation, which gave her the possibility to dialogue with thinkers of theater and education.application/pdfporEducaçãoDocênciaJogoArt of clowneryEducationTeachingGameClown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982022.pdf000982022.pdfTexto completoapplication/pdf961321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/1/000982022.pdf271c1692d6090a8709b8b3402ab9c124MD51TEXT000982022.pdf.txt000982022.pdf.txtExtracted Texttext/plain65706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/2/000982022.pdf.txt1479d1ac318851fbe810e303a11ad02cMD52THUMBNAIL000982022.pdf.jpg000982022.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/3/000982022.pdf.jpg6cb3509bec99a33a6c415f9f9a367fb8MD5310183/1317142018-10-25 10:08:08.785oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131714Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:08:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
title Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
spellingShingle Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
Marques, Eveliana
Educação
Docência
Jogo
Art of clownery
Education
Teaching
Game
title_short Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
title_full Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
title_fullStr Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
title_full_unstemmed Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
title_sort Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
author Marques, Eveliana
author_facet Marques, Eveliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Eveliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Adriana Jorge Lopes Machado
contributor_str_mv Ramos, Adriana Jorge Lopes Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Docência
Jogo
topic Educação
Docência
Jogo
Art of clownery
Education
Teaching
Game
dc.subject.eng.fl_str_mv Art of clownery
Education
Teaching
Game
description O trabalho, intitulado Clown – O Prazer de Ser Ridículo: por uma proposta lúdica na formação do professor, apresenta a trajetória da pesquisadora Eveliana Marques, na área teatral, destacando o seu desenvolvimento como palhaça, bem como a reflexão sobre a influência desses estudos na sua prática docente. Para tanto, foram pesquisados princípios conceituais do trabalho de clown e suas contribuições na formação do professor. Os escritos partiram de suas recordações pessoais e experiências na arte da palhaçaria e da docência, além da sua formação acadêmica, a qual possibilitou dialogar com alguns pensadores do teatro e da educação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-09T02:42:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131714
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982022
url http://hdl.handle.net/10183/131714
identifier_str_mv 000982022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/1/000982022.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/2/000982022.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131714/3/000982022.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 271c1692d6090a8709b8b3402ab9c124
1479d1ac318851fbe810e303a11ad02c
6cb3509bec99a33a6c415f9f9a367fb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224496566239232