Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S0080-62342009000200006 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357 |
Resumo: | Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados. |
id |
USP-24_9a0e42dc974ad3bdea5e9bfd76650c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40357 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
spelling |
Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate courseObjetos educacionales digitales en enfermería: evaluación por docentes de un curso de graduaciónObjetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduaçãoEducação em enfermagemEducação à distânciaTecnologia educacionalInstrução por computadorEducación en enfermeríaEducación a distanciaTecnología educacionalInstrucción por computadorEducationnursingdistanceEducational technologyComputer-assisted instructionTrata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.This study addresses the use of digital learning materials in the format of hypertext, educational games and simulations about oxygen therapy with professors of an Undergraduate Nursing Course. It is a cross-sectional exploratory study that was carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul in 2006 with 10 intentionally selected professors. Data collection was performed by means of a questionnaire, using a Likert scale to assess the suitability of the content, visual presentation and use of learning materials. Descriptive statistics was used to organize and process the data. Results showed that the professors approved of the presentation of educational materials, they agreed with the suitability of the contents presented and with using the materials with the content regarding oxygen therapy. There was no significant relation between the professors' opinion and their age group, nor with their computer technology knowledge, their time in teaching and the addressed contents.Se trata de investigación sobre la utilización de objetos educacionales digitales en las formas de hipertexto, juegos educativos y simulación sobre oxigenoterapia junto a docentes del curso de graduación en enfermería. Estudio transversal del tipo exploratorio con 10 docentes seleccionados de forma intencional, realizado en la Universidad Federal de Río Grande del Sur en 2.006. Para recolectar los datos fue utilizado un cuestionario, utilizándose la escala de tipo likert para evaluar la adecuación de los contenidos, de la presentación visual y la utilización de los objetos educacionales. Los datos fueron organizados y procesados por la estadística descriptiva. Los resultados apuntaron que los docentes fueron favorables a la presentación de los objetos educacionales así como a la adecuación de los contenidos mostrados y a la utilización de los mismos en el contenido sobre oxigenoterapia. No fue significativa la relación de la opinión de los profesores con el intervalo de edad, con su conocimiento en informática, así como con el tiempo de docencia y los contenidos ministrados.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4035710.1590/S0080-62342009000200006Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 2 (2009); 295-299Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 2 (2009); 295-299Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 2 (2009); 295-2991980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357/43281https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357/43282http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCogo, Ana Luísa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilva, Ana Paula Scheffer Schell daSchatkoski, Aline ModelskiCatalan, Vanessa MenezesAlves, Rosa Helena Kreutz2012-08-29T20:12:21Zoai:revistas.usp.br:article/40357Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:12:21Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course Objetos educacionales digitales en enfermería: evaluación por docentes de un curso de graduación Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação |
title |
Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course |
spellingShingle |
Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course Cogo, Ana Luísa Petersen Educação em enfermagem Educação à distância Tecnologia educacional Instrução por computador Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Instrucción por computador Education nursing distance Educational technology Computer-assisted instruction Cogo, Ana Luísa Petersen Educação em enfermagem Educação à distância Tecnologia educacional Instrução por computador Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Instrucción por computador Education nursing distance Educational technology Computer-assisted instruction |
title_short |
Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course |
title_full |
Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course |
title_fullStr |
Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course |
title_full_unstemmed |
Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course |
title_sort |
Digital educational materials in nursing: assesment by professors from an undergraduate course |
author |
Cogo, Ana Luísa Petersen |
author_facet |
Cogo, Ana Luísa Petersen Cogo, Ana Luísa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Schatkoski, Aline Modelski Catalan, Vanessa Menezes Alves, Rosa Helena Kreutz Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Schatkoski, Aline Modelski Catalan, Vanessa Menezes Alves, Rosa Helena Kreutz |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Schatkoski, Aline Modelski Catalan, Vanessa Menezes Alves, Rosa Helena Kreutz |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luísa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Schatkoski, Aline Modelski Catalan, Vanessa Menezes Alves, Rosa Helena Kreutz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Educação à distância Tecnologia educacional Instrução por computador Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Instrucción por computador Education nursing distance Educational technology Computer-assisted instruction |
topic |
Educação em enfermagem Educação à distância Tecnologia educacional Instrução por computador Educación en enfermería Educación a distancia Tecnología educacional Instrucción por computador Education nursing distance Educational technology Computer-assisted instruction |
description |
Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357 10.1590/S0080-62342009000200006 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357/43281 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40357/43282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 2 (2009); 295-299 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 2 (2009); 295-299 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 2 (2009); 295-299 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1822179117681868800 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000200006 |