Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69675 |
Resumo: | Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados. |
id |
UFRGS-2_cbc64c9d88b9b1036b8e09bc99eb1c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69675 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cogo, Ana Luisa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilva, Ana Paula Scheffer Schell daSchatkoski, Aline ModelskiCatalan, Vanessa MenezesAlves, Rosa Helena Kreutz2013-03-23T01:43:15Z20090080-6234http://hdl.handle.net/10183/69675000703560Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.This study addresses the use of digital learning materials in the format of hypertext, educational games and simulations about oxygen therapy with professors of an Undergraduate Nursing Course. It is a crosssectional exploratory study that was carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul in 2006 with 10 intentionally selected professors. Data collection was performed by means of a questionnaire, using a Likert scale to assess the suitability of the content, visual presentation and use of learning materials. Descriptive statistics was used to organize and process the data. Results showed that the professors approved of the presentation of educational materials, they agreed with the suitability of the contents presented and with using the materials with the content regarding oxygen therapy. There was no significant relation between the professors’ opinion and their age group, nor with their computer technology knowledge, their time in teaching and the addressed contents.Se trata de investigación sobre la utilización de objetos educacionales digitales en las formas de hipertexto, juegos educativos y simulación sobre oxigenoterapia junto a docentes del curso de graduación en enfermería. Estudio transversal del tipo exploratorio con 10 docentes seleccionados de forma intencional, realizado en la Universidad Federal de Río Grande del Sur en 2.006. Para recolectar los datos fue utilizado un cuestionario, utilizándose la escala de tipo likert para evaluar la adecuación de los contenidos, de la presentación visual y la utilización de los objetos educacionales. Los datos fueron organizados y procesados por la estadística descriptiva. Los resultados apuntaron que los docentes fueron favorables a la presentación de los objetos educacionales así como a la adecuación de los contenidos mostrados y a la utilización de los mismos en el contenido sobre oxigenoterapia. No fue significativa la relación de la opinión de los profesores con el intervalo de edad, con su conocimiento en informática, así como con el tiempo de docencia y los contenidos ministrados.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.2 (jun. 2009), p. 295-299Educação em enfermagemObjetos de aprendizagemTecnologia educacionalInstrucción por computadorEducation, nursingEducation, distanceEducational technologyComputer-assisted instructionEducación en enfermeríaEducación a distanciaObjetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduaçãoObjetos educacionales digitales en enfermería : evaluación por docentes de un curso de graduaciónDigital educational materials in nursing : assessment by professors from an undergraduate courseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703560.pdf000703560.pdfTexto completoapplication/pdf168015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/1/000703560.pdfc15719e2a7cd2469507393bd60206a15MD51000703560-02.pdf000703560-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf99968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/2/000703560-02.pdfdd16d0f4fee61a9a471835efbb7c98b0MD52TEXT000703560-02.pdf.txt000703560-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain23002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/3/000703560-02.pdf.txt42a930fe35614d1bac8a6670987504c7MD53000703560.pdf.txt000703560.pdf.txtExtracted Texttext/plain24564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/4/000703560.pdf.txtd05755cab58a6cd5c802d3f7f8103528MD54THUMBNAIL000703560.pdf.jpg000703560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/5/000703560.pdf.jpg31050de3b8c3c338f5e7c5f38a6534a6MD55000703560-02.pdf.jpg000703560-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/6/000703560-02.pdf.jpg903f5975fd450ce38aa1443d76f0b903MD5610183/696752018-10-15 07:57:48.729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69675Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T10:57:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Objetos educacionales digitales en enfermería : evaluación por docentes de un curso de graduación |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital educational materials in nursing : assessment by professors from an undergraduate course |
title |
Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação |
spellingShingle |
Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação Cogo, Ana Luisa Petersen Educação em enfermagem Objetos de aprendizagem Tecnologia educacional Instrucción por computador Education, nursing Education, distance Educational technology Computer-assisted instruction Educación en enfermería Educación a distancia |
title_short |
Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação |
title_full |
Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação |
title_fullStr |
Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação |
title_full_unstemmed |
Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação |
title_sort |
Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação |
author |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
author_facet |
Cogo, Ana Luisa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Schatkoski, Aline Modelski Catalan, Vanessa Menezes Alves, Rosa Helena Kreutz |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Schatkoski, Aline Modelski Catalan, Vanessa Menezes Alves, Rosa Helena Kreutz |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luisa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Schatkoski, Aline Modelski Catalan, Vanessa Menezes Alves, Rosa Helena Kreutz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Objetos de aprendizagem Tecnologia educacional |
topic |
Educação em enfermagem Objetos de aprendizagem Tecnologia educacional Instrucción por computador Education, nursing Education, distance Educational technology Computer-assisted instruction Educación en enfermería Educación a distancia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Instrucción por computador Education, nursing Education, distance Educational technology Computer-assisted instruction |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en enfermería Educación a distancia |
description |
Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-23T01:43:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69675 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0080-6234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000703560 |
identifier_str_mv |
0080-6234 000703560 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.2 (jun. 2009), p. 295-299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/1/000703560.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/2/000703560-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/3/000703560-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/4/000703560.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/5/000703560.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/6/000703560-02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c15719e2a7cd2469507393bd60206a15 dd16d0f4fee61a9a471835efbb7c98b0 42a930fe35614d1bac8a6670987504c7 d05755cab58a6cd5c802d3f7f8103528 31050de3b8c3c338f5e7c5f38a6534a6 903f5975fd450ce38aa1443d76f0b903 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724876492898304 |