Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luisa Petersen
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim, Silva, Ana Paula Scheffer Schell da, Schatkoski, Aline Modelski, Catalan, Vanessa Menezes, Alves, Rosa Helena Kreutz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69675
Resumo: Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.
id UFRGS-2_cbc64c9d88b9b1036b8e09bc99eb1c66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69675
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cogo, Ana Luisa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilva, Ana Paula Scheffer Schell daSchatkoski, Aline ModelskiCatalan, Vanessa MenezesAlves, Rosa Helena Kreutz2013-03-23T01:43:15Z20090080-6234http://hdl.handle.net/10183/69675000703560Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.This study addresses the use of digital learning materials in the format of hypertext, educational games and simulations about oxygen therapy with professors of an Undergraduate Nursing Course. It is a crosssectional exploratory study that was carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul in 2006 with 10 intentionally selected professors. Data collection was performed by means of a questionnaire, using a Likert scale to assess the suitability of the content, visual presentation and use of learning materials. Descriptive statistics was used to organize and process the data. Results showed that the professors approved of the presentation of educational materials, they agreed with the suitability of the contents presented and with using the materials with the content regarding oxygen therapy. There was no significant relation between the professors’ opinion and their age group, nor with their computer technology knowledge, their time in teaching and the addressed contents.Se trata de investigación sobre la utilización de objetos educacionales digitales en las formas de hipertexto, juegos educativos y simulación sobre oxigenoterapia junto a docentes del curso de graduación en enfermería. Estudio transversal del tipo exploratorio con 10 docentes seleccionados de forma intencional, realizado en la Universidad Federal de Río Grande del Sur en 2.006. Para recolectar los datos fue utilizado un cuestionario, utilizándose la escala de tipo likert para evaluar la adecuación de los contenidos, de la presentación visual y la utilización de los objetos educacionales. Los datos fueron organizados y procesados por la estadística descriptiva. Los resultados apuntaron que los docentes fueron favorables a la presentación de los objetos educacionales así como a la adecuación de los contenidos mostrados y a la utilización de los mismos en el contenido sobre oxigenoterapia. No fue significativa la relación de la opinión de los profesores con el intervalo de edad, con su conocimiento en informática, así como con el tiempo de docencia y los contenidos ministrados.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.2 (jun. 2009), p. 295-299Educação em enfermagemObjetos de aprendizagemTecnologia educacionalInstrucción por computadorEducation, nursingEducation, distanceEducational technologyComputer-assisted instructionEducación en enfermeríaEducación a distanciaObjetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduaçãoObjetos educacionales digitales en enfermería : evaluación por docentes de un curso de graduaciónDigital educational materials in nursing : assessment by professors from an undergraduate courseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703560.pdf000703560.pdfTexto completoapplication/pdf168015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/1/000703560.pdfc15719e2a7cd2469507393bd60206a15MD51000703560-02.pdf000703560-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf99968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/2/000703560-02.pdfdd16d0f4fee61a9a471835efbb7c98b0MD52TEXT000703560-02.pdf.txt000703560-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain23002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/3/000703560-02.pdf.txt42a930fe35614d1bac8a6670987504c7MD53000703560.pdf.txt000703560.pdf.txtExtracted Texttext/plain24564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/4/000703560.pdf.txtd05755cab58a6cd5c802d3f7f8103528MD54THUMBNAIL000703560.pdf.jpg000703560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/5/000703560.pdf.jpg31050de3b8c3c338f5e7c5f38a6534a6MD55000703560-02.pdf.jpg000703560-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/6/000703560-02.pdf.jpg903f5975fd450ce38aa1443d76f0b903MD5610183/696752018-10-15 07:57:48.729oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:57:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Objetos educacionales digitales en enfermería : evaluación por docentes de un curso de graduación
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital educational materials in nursing : assessment by professors from an undergraduate course
title Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
spellingShingle Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
Cogo, Ana Luisa Petersen
Educação em enfermagem
Objetos de aprendizagem
Tecnologia educacional
Instrucción por computador
Education, nursing
Education, distance
Educational technology
Computer-assisted instruction
Educación en enfermería
Educación a distancia
title_short Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
title_full Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
title_fullStr Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
title_full_unstemmed Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
title_sort Objetos educacionais digitais em enfermagem : avaliação por docentes de um curso de graduação
author Cogo, Ana Luisa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski, Aline Modelski
Catalan, Vanessa Menezes
Alves, Rosa Helena Kreutz
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski, Aline Modelski
Catalan, Vanessa Menezes
Alves, Rosa Helena Kreutz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski, Aline Modelski
Catalan, Vanessa Menezes
Alves, Rosa Helena Kreutz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Objetos de aprendizagem
Tecnologia educacional
topic Educação em enfermagem
Objetos de aprendizagem
Tecnologia educacional
Instrucción por computador
Education, nursing
Education, distance
Educational technology
Computer-assisted instruction
Educación en enfermería
Educación a distancia
dc.subject.eng.fl_str_mv Instrucción por computador
Education, nursing
Education, distance
Educational technology
Computer-assisted instruction
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Educación a distancia
description Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-23T01:43:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69675
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0080-6234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000703560
identifier_str_mv 0080-6234
000703560
url http://hdl.handle.net/10183/69675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.2 (jun. 2009), p. 295-299
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/1/000703560.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/2/000703560-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/3/000703560-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/4/000703560.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/5/000703560.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69675/6/000703560-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c15719e2a7cd2469507393bd60206a15
dd16d0f4fee61a9a471835efbb7c98b0
42a930fe35614d1bac8a6670987504c7
d05755cab58a6cd5c802d3f7f8103528
31050de3b8c3c338f5e7c5f38a6534a6
903f5975fd450ce38aa1443d76f0b903
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224788655472640