Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo, Ana Luísa Petersen
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim, Silveira, Denise Tolfo, Silva, Ana Paula Scheffer Schell da, Alves, Rosa Helena Kreutz, Catalan, Vanessa Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148
Resumo: Este trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual.
id USP-38_d8ffe6bd0fc19b981faf8282b52b50a9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16148
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagemDevelopment and use of digital educative objects in nursing teachingCreación e utilización de objetos educativos digitales para la enseñanza de enfermeríaeducational technologycomputer-assisted instructioneducationnursingtecnología educacionalinstrucción por computadoreducación en enfermeríatecnologia educacionalinstrução por computadoreducação em enfermagemEste trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual.Este trabajo constituye la descripción de un proyecto del desarrollo de objetos educacionales digitales en enfermería, y la evaluación de su utilización por alumnos de la carrera universitaria de enfermería. Las estrategias para su desarrollo se constituyeron por las etapas de modelaje conceptual, de desarrollo de los materiales instruccionales, su implementación en ambiente virtual de aprendizaje y la evaluación. El estudio se encuentra en curso, y los resultados preliminares demuestran que los profesores y los estudiantes evaluaron el diseño y el contenido de los objetos educacionales digitales en enfermería satisfactoriamente, pero demuestran dificultades al usarlas. Los resultados apuntan para el impacto con relación a la innovación, por la consolidación del uso de tecnologías educacionales integradas a la enseñanza de enfermería, así como un programa de ayuda para los profesores.This paper describes a development project of digital learning objects in nursing, and the evaluation of their use by teachers and undergraduate nursing students. The strategies for their development were composed of the following stages: conceptual modeling, development of instructional materials, implementation in a virtual learning environment, and evaluation. This is an ongoing study and preliminary results demonstrate that teachers and students evaluated the design and the content of the nursing digital learning objects satisfactorily, but demonstrate difficulties in using them. The results point to the impact of innovation through the consolidation of the use of educational technologies integrated to the teaching of nursing, as well as a support program for teachers.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1614810.1590/S0104-11692007000400028Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 4 (2007); 699-701Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 4 (2007); 699-701Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 4 (2007); 699-7011518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17776https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17777https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17778Cogo, Ana Luísa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilveira, Denise TolfoSilva, Ana Paula Scheffer Schell daAlves, Rosa Helena KreutzCatalan, Vanessa Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T19:00:44Zoai:revistas.usp.br:article/16148Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T19:00:44Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem
Development and use of digital educative objects in nursing teaching
Creación e utilización de objetos educativos digitales para la enseñanza de enfermería
title Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem
spellingShingle Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem
Cogo, Ana Luísa Petersen
educational technology
computer-assisted instruction
education
nursing
tecnología educacional
instrucción por computador
educación en enfermería
tecnologia educacional
instrução por computador
educação em enfermagem
title_short Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem
title_full Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem
title_fullStr Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem
title_full_unstemmed Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem
title_sort Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem
author Cogo, Ana Luísa Petersen
author_facet Cogo, Ana Luísa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silveira, Denise Tolfo
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Alves, Rosa Helena Kreutz
Catalan, Vanessa Menezes
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
Silveira, Denise Tolfo
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Alves, Rosa Helena Kreutz
Catalan, Vanessa Menezes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo, Ana Luísa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silveira, Denise Tolfo
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Alves, Rosa Helena Kreutz
Catalan, Vanessa Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv educational technology
computer-assisted instruction
education
nursing
tecnología educacional
instrucción por computador
educación en enfermería
tecnologia educacional
instrução por computador
educação em enfermagem
topic educational technology
computer-assisted instruction
education
nursing
tecnología educacional
instrucción por computador
educación en enfermería
tecnologia educacional
instrução por computador
educação em enfermagem
description Este trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148
10.1590/S0104-11692007000400028
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000400028
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17776
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17777
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17778
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 4 (2007); 699-701
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 4 (2007); 699-701
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 4 (2007); 699-701
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222846898667520