Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148 |
Resumo: | Este trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual. |
id |
USP-38_d8ffe6bd0fc19b981faf8282b52b50a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16148 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagemDevelopment and use of digital educative objects in nursing teachingCreación e utilización de objetos educativos digitales para la enseñanza de enfermeríaeducational technologycomputer-assisted instructioneducationnursingtecnología educacionalinstrucción por computadoreducación en enfermeríatecnologia educacionalinstrução por computadoreducação em enfermagemEste trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual.Este trabajo constituye la descripción de un proyecto del desarrollo de objetos educacionales digitales en enfermería, y la evaluación de su utilización por alumnos de la carrera universitaria de enfermería. Las estrategias para su desarrollo se constituyeron por las etapas de modelaje conceptual, de desarrollo de los materiales instruccionales, su implementación en ambiente virtual de aprendizaje y la evaluación. El estudio se encuentra en curso, y los resultados preliminares demuestran que los profesores y los estudiantes evaluaron el diseño y el contenido de los objetos educacionales digitales en enfermería satisfactoriamente, pero demuestran dificultades al usarlas. Los resultados apuntan para el impacto con relación a la innovación, por la consolidación del uso de tecnologías educacionales integradas a la enseñanza de enfermería, así como un programa de ayuda para los profesores.This paper describes a development project of digital learning objects in nursing, and the evaluation of their use by teachers and undergraduate nursing students. The strategies for their development were composed of the following stages: conceptual modeling, development of instructional materials, implementation in a virtual learning environment, and evaluation. This is an ongoing study and preliminary results demonstrate that teachers and students evaluated the design and the content of the nursing digital learning objects satisfactorily, but demonstrate difficulties in using them. The results point to the impact of innovation through the consolidation of the use of educational technologies integrated to the teaching of nursing, as well as a support program for teachers.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1614810.1590/S0104-11692007000400028Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 4 (2007); 699-701Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 4 (2007); 699-701Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 4 (2007); 699-7011518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17776https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17777https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17778Cogo, Ana Luísa PetersenPedro, Eva Néri RubimSilveira, Denise TolfoSilva, Ana Paula Scheffer Schell daAlves, Rosa Helena KreutzCatalan, Vanessa Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T19:00:44Zoai:revistas.usp.br:article/16148Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T19:00:44Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem Development and use of digital educative objects in nursing teaching Creación e utilización de objetos educativos digitales para la enseñanza de enfermería |
title |
Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem |
spellingShingle |
Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem Cogo, Ana Luísa Petersen educational technology computer-assisted instruction education nursing tecnología educacional instrucción por computador educación en enfermería tecnologia educacional instrução por computador educação em enfermagem |
title_short |
Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem |
title_full |
Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem |
title_fullStr |
Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem |
title_sort |
Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem |
author |
Cogo, Ana Luísa Petersen |
author_facet |
Cogo, Ana Luísa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silveira, Denise Tolfo Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Alves, Rosa Helena Kreutz Catalan, Vanessa Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Eva Néri Rubim Silveira, Denise Tolfo Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Alves, Rosa Helena Kreutz Catalan, Vanessa Menezes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luísa Petersen Pedro, Eva Néri Rubim Silveira, Denise Tolfo Silva, Ana Paula Scheffer Schell da Alves, Rosa Helena Kreutz Catalan, Vanessa Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educational technology computer-assisted instruction education nursing tecnología educacional instrucción por computador educación en enfermería tecnologia educacional instrução por computador educação em enfermagem |
topic |
educational technology computer-assisted instruction education nursing tecnología educacional instrucción por computador educación en enfermería tecnologia educacional instrução por computador educação em enfermagem |
description |
Este trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148 10.1590/S0104-11692007000400028 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692007000400028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17776 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17777 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16148/17778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 4 (2007); 699-701 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 4 (2007); 699-701 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 4 (2007); 699-701 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222846898667520 |