Plano de marketing para uma empresa varejista de presentes e decorações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Manoela Morato
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140275
Resumo: O presente trabalho trata de um plano de marketing para uma nova loja de presentes e decorações situada em Porto Alegre. Como a Empresa é nova e inexperiente no setor varejista em que está presente, é essencial a elaboração desse plano para que seja conhecido o universo em que atua, de modo que os gestores do negócio possam tomar decisões estratégicas, e para que a Empresa ocupe uma posição na mente do público-alvo. Para tanto, primeiramente foi elaborado o problema que envolve este trabalho. A seguir, foi apresentada a Empresa, com todos os seus detalhes, e elaborado um referencial teórico com o intuito de embasar o desenvolvimento do plano de marketing. Posteriormente foi feita a escolha do produto-mercado para a elaboração do plano, a análise situacional externa – a qual compreende a análise de cenários, de concorrentes e clientes para identificar oportunidades e ameaças-, a análise situacional interna – identificando pontos fortes e fracos da empresa-, a construção da Matriz SWOT e elaboradas as questões-chave. Essas etapas geraram os subsídios necessários para a criação dos objetivos e metas, das estratégias, do posicionamento, dos objetivos do composto de marketing (produto, preço, distribuição, comunicação e serviços ao cliente) e dos planos de ações para produto-mercado escolhido. Por fim, foram apresentadas as conclusões finais do plano de marketing, enfatizando a importância da aplicação das ações para a construção de uma marca consistente e com perspectivas de crescimento.
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