Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Civiero, Paula Andrea Grawieski
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180098
Resumo: Este artigo busca socializar o produto da dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática. Apresentamos roteiros de aprendizagem como uma possibilidade educacional para que professores de matemática do Ensino Médio possam aplicá-los de modo a desenvolver a matemática a partir de dados reais. Os roteiros foram adaptados de trabalhos oriundos do Projeto de Iniciação Científica do IFC – Campus Rio do Sul. A pesquisa foi embasada na teoria da Transposição Didática e na Educação Matemática Crítica. Essa abordagem foi denominada de Transposição Didática Reflexiva, com o intuito de unir as duas teorias num processo em que o saber a ser ensinado seja adaptado de forma a provocar reflexões, instituindo um cenário para investigação que propicie a participação do aluno no processo, provoque discussões e tomada de decisão, de modo a instigar o sujeito a ser transformador de sua própria realidade. De modo particular, o artigo apresenta, em linhas gerais, um dos roteiros detalhados na dissertação, aplicado em uma turma do IFC – Campus Rio do Sul.
id UFRGS-2_fb71447bce641231921229e36e8dae47
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180098
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Civiero, Paula Andrea GrawieskiSant'Ana, Marilaine de Fraga2018-07-05T02:25:30Z20130103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180098000946515Este artigo busca socializar o produto da dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática. Apresentamos roteiros de aprendizagem como uma possibilidade educacional para que professores de matemática do Ensino Médio possam aplicá-los de modo a desenvolver a matemática a partir de dados reais. Os roteiros foram adaptados de trabalhos oriundos do Projeto de Iniciação Científica do IFC – Campus Rio do Sul. A pesquisa foi embasada na teoria da Transposição Didática e na Educação Matemática Crítica. Essa abordagem foi denominada de Transposição Didática Reflexiva, com o intuito de unir as duas teorias num processo em que o saber a ser ensinado seja adaptado de forma a provocar reflexões, instituindo um cenário para investigação que propicie a participação do aluno no processo, provoque discussões e tomada de decisão, de modo a instigar o sujeito a ser transformador de sua própria realidade. De modo particular, o artigo apresenta, em linhas gerais, um dos roteiros detalhados na dissertação, aplicado em uma turma do IFC – Campus Rio do Sul.This article presents the results of Masters research in Mathematics Teaching that focused on learning roadmaps as an educational opportunity for high school mathematics teachers. The roadmaps, adapted from work carried out as part of the Scientific Initiation Project IFC - Rio do Sul Campus, can be used by teachers to develop mathematics from real data. The research was based on the theory of Didactic Transposition and Critical Mathematics Education. The approach was denominated Reflective Didactic Transposition, aiming to unite the two theories in a process in which the knowledge to be taught is adapted to provoke reflections, establishing a setting for research that fosters the student’s participation in the process and provokes discussions and decision making in order to encourage subjects to become engaged in transforming their own reality. In particular, the article provides an overview of the roadmaps detailed in the Masters thesis, applied in a class of IFC – Rio do Sul Campus.application/pdfporBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, no. 46 (ago. 2013), p. 681-696Matemática : Ensino : AprendizagemEducação MatemáticaReflectionDidactic transpositionScenarios for researchRoteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexivaLearning roadmaps from the reflective didactic transposition info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000946515.pdf000946515.pdfTexto completoapplication/pdf331866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180098/1/000946515.pdf96b0b97e4747347b67c4c38316ba6ab4MD51TEXT000946515.pdf.txt000946515.pdf.txtExtracted Texttext/plain36518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180098/2/000946515.pdf.txt34df2b8cf340080f659a0db42cc3159eMD5210183/1800982018-07-06 02:26:55.189624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180098Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-06T05:26:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning roadmaps from the reflective didactic transposition
title Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
spellingShingle Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
Civiero, Paula Andrea Grawieski
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Educação Matemática
Reflection
Didactic transposition
Scenarios for research
title_short Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
title_full Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
title_fullStr Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
title_full_unstemmed Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
title_sort Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
author Civiero, Paula Andrea Grawieski
author_facet Civiero, Paula Andrea Grawieski
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
author_role author
author2 Sant'Ana, Marilaine de Fraga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Civiero, Paula Andrea Grawieski
Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Educação Matemática
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Educação Matemática
Reflection
Didactic transposition
Scenarios for research
dc.subject.eng.fl_str_mv Reflection
Didactic transposition
Scenarios for research
description Este artigo busca socializar o produto da dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática. Apresentamos roteiros de aprendizagem como uma possibilidade educacional para que professores de matemática do Ensino Médio possam aplicá-los de modo a desenvolver a matemática a partir de dados reais. Os roteiros foram adaptados de trabalhos oriundos do Projeto de Iniciação Científica do IFC – Campus Rio do Sul. A pesquisa foi embasada na teoria da Transposição Didática e na Educação Matemática Crítica. Essa abordagem foi denominada de Transposição Didática Reflexiva, com o intuito de unir as duas teorias num processo em que o saber a ser ensinado seja adaptado de forma a provocar reflexões, instituindo um cenário para investigação que propicie a participação do aluno no processo, provoque discussões e tomada de decisão, de modo a instigar o sujeito a ser transformador de sua própria realidade. De modo particular, o artigo apresenta, em linhas gerais, um dos roteiros detalhados na dissertação, aplicado em uma turma do IFC – Campus Rio do Sul.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-05T02:25:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180098
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000946515
identifier_str_mv 0103-636X
000946515
url http://hdl.handle.net/10183/180098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, no. 46 (ago. 2013), p. 681-696
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180098/1/000946515.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180098/2/000946515.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96b0b97e4747347b67c4c38316ba6ab4
34df2b8cf340080f659a0db42cc3159e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946810093568