Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180098 |
Resumo: | Este artigo busca socializar o produto da dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática. Apresentamos roteiros de aprendizagem como uma possibilidade educacional para que professores de matemática do Ensino Médio possam aplicá-los de modo a desenvolver a matemática a partir de dados reais. Os roteiros foram adaptados de trabalhos oriundos do Projeto de Iniciação Científica do IFC – Campus Rio do Sul. A pesquisa foi embasada na teoria da Transposição Didática e na Educação Matemática Crítica. Essa abordagem foi denominada de Transposição Didática Reflexiva, com o intuito de unir as duas teorias num processo em que o saber a ser ensinado seja adaptado de forma a provocar reflexões, instituindo um cenário para investigação que propicie a participação do aluno no processo, provoque discussões e tomada de decisão, de modo a instigar o sujeito a ser transformador de sua própria realidade. De modo particular, o artigo apresenta, em linhas gerais, um dos roteiros detalhados na dissertação, aplicado em uma turma do IFC – Campus Rio do Sul. |
id |
UFRGS-2_fb71447bce641231921229e36e8dae47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180098 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Civiero, Paula Andrea GrawieskiSant'Ana, Marilaine de Fraga2018-07-05T02:25:30Z20130103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180098000946515Este artigo busca socializar o produto da dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática. Apresentamos roteiros de aprendizagem como uma possibilidade educacional para que professores de matemática do Ensino Médio possam aplicá-los de modo a desenvolver a matemática a partir de dados reais. Os roteiros foram adaptados de trabalhos oriundos do Projeto de Iniciação Científica do IFC – Campus Rio do Sul. A pesquisa foi embasada na teoria da Transposição Didática e na Educação Matemática Crítica. Essa abordagem foi denominada de Transposição Didática Reflexiva, com o intuito de unir as duas teorias num processo em que o saber a ser ensinado seja adaptado de forma a provocar reflexões, instituindo um cenário para investigação que propicie a participação do aluno no processo, provoque discussões e tomada de decisão, de modo a instigar o sujeito a ser transformador de sua própria realidade. De modo particular, o artigo apresenta, em linhas gerais, um dos roteiros detalhados na dissertação, aplicado em uma turma do IFC – Campus Rio do Sul.This article presents the results of Masters research in Mathematics Teaching that focused on learning roadmaps as an educational opportunity for high school mathematics teachers. The roadmaps, adapted from work carried out as part of the Scientific Initiation Project IFC - Rio do Sul Campus, can be used by teachers to develop mathematics from real data. The research was based on the theory of Didactic Transposition and Critical Mathematics Education. The approach was denominated Reflective Didactic Transposition, aiming to unite the two theories in a process in which the knowledge to be taught is adapted to provoke reflections, establishing a setting for research that fosters the student’s participation in the process and provokes discussions and decision making in order to encourage subjects to become engaged in transforming their own reality. In particular, the article provides an overview of the roadmaps detailed in the Masters thesis, applied in a class of IFC – Rio do Sul Campus.application/pdfporBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, no. 46 (ago. 2013), p. 681-696Matemática : Ensino : AprendizagemEducação MatemáticaReflectionDidactic transpositionScenarios for researchRoteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexivaLearning roadmaps from the reflective didactic transposition info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000946515.pdf000946515.pdfTexto completoapplication/pdf331866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180098/1/000946515.pdf96b0b97e4747347b67c4c38316ba6ab4MD51TEXT000946515.pdf.txt000946515.pdf.txtExtracted Texttext/plain36518http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180098/2/000946515.pdf.txt34df2b8cf340080f659a0db42cc3159eMD5210183/1800982018-07-06 02:26:55.189624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180098Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-06T05:26:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Learning roadmaps from the reflective didactic transposition |
title |
Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva |
spellingShingle |
Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva Civiero, Paula Andrea Grawieski Matemática : Ensino : Aprendizagem Educação Matemática Reflection Didactic transposition Scenarios for research |
title_short |
Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva |
title_full |
Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva |
title_fullStr |
Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva |
title_full_unstemmed |
Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva |
title_sort |
Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva |
author |
Civiero, Paula Andrea Grawieski |
author_facet |
Civiero, Paula Andrea Grawieski Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Civiero, Paula Andrea Grawieski Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Educação Matemática |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Educação Matemática Reflection Didactic transposition Scenarios for research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reflection Didactic transposition Scenarios for research |
description |
Este artigo busca socializar o produto da dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática. Apresentamos roteiros de aprendizagem como uma possibilidade educacional para que professores de matemática do Ensino Médio possam aplicá-los de modo a desenvolver a matemática a partir de dados reais. Os roteiros foram adaptados de trabalhos oriundos do Projeto de Iniciação Científica do IFC – Campus Rio do Sul. A pesquisa foi embasada na teoria da Transposição Didática e na Educação Matemática Crítica. Essa abordagem foi denominada de Transposição Didática Reflexiva, com o intuito de unir as duas teorias num processo em que o saber a ser ensinado seja adaptado de forma a provocar reflexões, instituindo um cenário para investigação que propicie a participação do aluno no processo, provoque discussões e tomada de decisão, de modo a instigar o sujeito a ser transformador de sua própria realidade. De modo particular, o artigo apresenta, em linhas gerais, um dos roteiros detalhados na dissertação, aplicado em uma turma do IFC – Campus Rio do Sul. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-05T02:25:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180098 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-636X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000946515 |
identifier_str_mv |
0103-636X 000946515 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, no. 46 (ago. 2013), p. 681-696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180098/1/000946515.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180098/2/000946515.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96b0b97e4747347b67c4c38316ba6ab4 34df2b8cf340080f659a0db42cc3159e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447664169320448 |