A percepção da importância da gestão da criatividade nas agências do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani, Tiago Bordighini
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24788
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar a Percepção dos Gerentes de Agências do Banco do Brasil vinculadas a Gerência Regional de Passo Fundo-RS, sobre a importância da gestão da criatividade nas equipes e dos gestores como um diferencial de gestão e sua relevância para atingir os objetivos e metas propostos pela empresa . O estudo relaciona o processo ao reconhecimento do perfil das pessoas que criam; ao papel do ambiente organizacional; ao papel dos líderes em ambientes de estímulo a resultados, através de dados coletados junto aos gestores através de pesquisa exploratória. O instrumento de pesquisa foi composto por 37 assertivas. A tarefa do referido instrumento foi avaliar a autopercepção desses líderes no manejo de equipes e projetos institucionais da empresa, relacionando-os à criatividade como um diferencial de gestão. No quarto capítulo apresentamse os resultados da pesquisa, esses resultados mostram que: o estabelecimento de cultura da criatividade nas organizações necessita de líderes preparados para tal; o potencial criativo deve ser otimizado em novos projetos, novos desafios, e em rotinas sustentadoras do cotidiano; os gestores devem identificar funcionários que melhor se ajustam a cada uma dessas necessidades, já que são pressupostos para manter a competitividade; os gestores também necessitam rever o estilo de gestão, e as formas de relacionamento entre eles e demais funcionários. Para os Gerentes pesquisados, a criatividade exerce papel fundamental nos negócios e é aplicada em todas as áreas inclusive no campo da estratégia.
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