O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linkievicz, Lúcia Maria Melo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69854
Resumo: A presente investigação tem como temática os processos pedagógicos na interlocução do docente da Sala de Recursos Multifuncional – AEE, com professores da classe regular e familiares. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente no AEE no contexto de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí, considerando as especificidades do aluno, da família e dos professores, com o objetivo de compreender os processos pedagógicos na interlocução do docente da sala de recursos multifuncional - AEE com professores da classe regular e familiares, analisando as perspectivas e/ou alternativas de avanços na prática pedagógica desenvolvida no AEE, considerando os documentos normativos na implementação do Atendimento Educacional Especializado e a história da Educação Inclusiva. A pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa e exploratória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um Questionário semiestruturado com onze questões. A perspectiva metodológica utilizada para analisar os questionários foi a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os escritos das 10 professoras foram analisados e entrelaçados ao estudo teórico desta pesquisa, buscando compreender a prática docente no AEE quanto ao trabalho em relação ao aluno, ao professor do ensino regular, aos familiares, bem como a observância às normas e parâmetros das Políticas Públicas da Educação Inclusiva no AEE. Os resultados indicam que a prática docente no AEE no Município de Gravataí está em processo crescente. As 10 escolas pesquisadas atuam há mais de 2 anos com o AEE e seguem a proposta governamental, realizando encontros e formações para professores e pais. Mesmo assim, mostram-se com alguns entraves em relação aos professores do ensino regular, pois estes não se sentem preparados para receber o público alvo da Educação Especial; da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas; há dificuldades nos encaminhamentos e orientações com os professores do ensino regular e na interlocução com a gestão escolar e com familiares. Estes entraves afetam a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico, preconceito, motivos políticos, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências e, principalmente, dificuldade de interlocução/diálogo.
id UFRGS-2_fd3ae730e62a94da7ff53fcf85d67a8b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69854
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Linkievicz, Lúcia Maria MeloRozek, Marlene2013-03-29T01:44:26Z2012http://hdl.handle.net/10183/69854000875068A presente investigação tem como temática os processos pedagógicos na interlocução do docente da Sala de Recursos Multifuncional – AEE, com professores da classe regular e familiares. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente no AEE no contexto de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí, considerando as especificidades do aluno, da família e dos professores, com o objetivo de compreender os processos pedagógicos na interlocução do docente da sala de recursos multifuncional - AEE com professores da classe regular e familiares, analisando as perspectivas e/ou alternativas de avanços na prática pedagógica desenvolvida no AEE, considerando os documentos normativos na implementação do Atendimento Educacional Especializado e a história da Educação Inclusiva. A pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa e exploratória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um Questionário semiestruturado com onze questões. A perspectiva metodológica utilizada para analisar os questionários foi a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os escritos das 10 professoras foram analisados e entrelaçados ao estudo teórico desta pesquisa, buscando compreender a prática docente no AEE quanto ao trabalho em relação ao aluno, ao professor do ensino regular, aos familiares, bem como a observância às normas e parâmetros das Políticas Públicas da Educação Inclusiva no AEE. Os resultados indicam que a prática docente no AEE no Município de Gravataí está em processo crescente. As 10 escolas pesquisadas atuam há mais de 2 anos com o AEE e seguem a proposta governamental, realizando encontros e formações para professores e pais. Mesmo assim, mostram-se com alguns entraves em relação aos professores do ensino regular, pois estes não se sentem preparados para receber o público alvo da Educação Especial; da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas; há dificuldades nos encaminhamentos e orientações com os professores do ensino regular e na interlocução com a gestão escolar e com familiares. Estes entraves afetam a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico, preconceito, motivos políticos, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências e, principalmente, dificuldade de interlocução/diálogo.application/pdfporProfessorFormaçãoPrática docenteAtendimento especializadoO atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875068.pdf000875068.pdfTexto completoapplication/pdf703161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69854/1/000875068.pdfcebf19c5c0fb75d3fb0649fe0cd7e5a5MD51TEXT000875068.pdf.txt000875068.pdf.txtExtracted Texttext/plain175341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69854/2/000875068.pdf.txt81eda50a7216431d0a0956a787db6508MD52THUMBNAIL000875068.pdf.jpg000875068.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69854/3/000875068.pdf.jpg41fd7a2ddd53f45fd8ce51ef401823e4MD5310183/698542018-10-15 08:05:28.48oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica
title O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica
spellingShingle O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica
Linkievicz, Lúcia Maria Melo
Professor
Formação
Prática docente
Atendimento especializado
title_short O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica
title_full O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica
title_fullStr O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica
title_full_unstemmed O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica
title_sort O atendimento educacional especializado: AEE e a prática pedagógica
author Linkievicz, Lúcia Maria Melo
author_facet Linkievicz, Lúcia Maria Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linkievicz, Lúcia Maria Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozek, Marlene
contributor_str_mv Rozek, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Prática docente
Atendimento especializado
topic Professor
Formação
Prática docente
Atendimento especializado
description A presente investigação tem como temática os processos pedagógicos na interlocução do docente da Sala de Recursos Multifuncional – AEE, com professores da classe regular e familiares. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente no AEE no contexto de 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí, considerando as especificidades do aluno, da família e dos professores, com o objetivo de compreender os processos pedagógicos na interlocução do docente da sala de recursos multifuncional - AEE com professores da classe regular e familiares, analisando as perspectivas e/ou alternativas de avanços na prática pedagógica desenvolvida no AEE, considerando os documentos normativos na implementação do Atendimento Educacional Especializado e a história da Educação Inclusiva. A pesquisa caracteriza-se com abordagem qualitativa e exploratória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um Questionário semiestruturado com onze questões. A perspectiva metodológica utilizada para analisar os questionários foi a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Os escritos das 10 professoras foram analisados e entrelaçados ao estudo teórico desta pesquisa, buscando compreender a prática docente no AEE quanto ao trabalho em relação ao aluno, ao professor do ensino regular, aos familiares, bem como a observância às normas e parâmetros das Políticas Públicas da Educação Inclusiva no AEE. Os resultados indicam que a prática docente no AEE no Município de Gravataí está em processo crescente. As 10 escolas pesquisadas atuam há mais de 2 anos com o AEE e seguem a proposta governamental, realizando encontros e formações para professores e pais. Mesmo assim, mostram-se com alguns entraves em relação aos professores do ensino regular, pois estes não se sentem preparados para receber o público alvo da Educação Especial; da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas; há dificuldades nos encaminhamentos e orientações com os professores do ensino regular e na interlocução com a gestão escolar e com familiares. Estes entraves afetam a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico, preconceito, motivos políticos, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências e, principalmente, dificuldade de interlocução/diálogo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-29T01:44:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875068
url http://hdl.handle.net/10183/69854
identifier_str_mv 000875068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69854/1/000875068.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69854/2/000875068.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69854/3/000875068.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cebf19c5c0fb75d3fb0649fe0cd7e5a5
81eda50a7216431d0a0956a787db6508
41fd7a2ddd53f45fd8ce51ef401823e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447102760681472