Percepções sobre o desenvolvimento de jogos didáticos nos conteúdos de química do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256984 |
Resumo: | O ensino atua diretamente no desenvolvimento humano, aplicando valores, conhecimentos, ações e aptidões, sendo que tais características contribuem no aprimoramento das habilidades cognitivas, sociais e morais, para que se possa, assim, desenvolver o processo para a construção de um cidadão crítico, participativo e ético. Uma das formas de incentivar o desenvolvimento intelectual do estudante, está relacionado com a aplicação de jogos didáticos, que servem como apoio para uma série de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar de que modo os jogos didáticos, podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Química Básica. A atividade foi realizada com 34 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Com frequência semanal, durante dois meses, os conteúdos relacionados a Química Básica do ensino fundamental foram explanados aos estudantes de diferentes formas, a partir de explicações síncronas e assíncronas, através de exercícios, experimentos, vídeos e provas. Na sequência, os estudantes foram orientados a planejar um jogo onde fosse possível adicionar um dos conteúdos abordados nas aulas de Ciências, desde que envolva conhecimentos de Química. Os resultados foram obtidos a partir das percepções do professor, segundo as orientações estabelecidas: se os jogos possuem coerência e lógica com os conteúdos apresentados; se o estudante compreendeu os conceitos referentes ao tema escolhido por ele; se a explicação do jogo pelo estudante foi de forma clara; se o jogo foi importante para a compreensão do conteúdo desenvolvido. |
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Capeletti, EzequielCamargo, Tatiana Souza deGallon, Mônica da Silva2023-04-12T03:28:42Z2021http://hdl.handle.net/10183/256984001161643O ensino atua diretamente no desenvolvimento humano, aplicando valores, conhecimentos, ações e aptidões, sendo que tais características contribuem no aprimoramento das habilidades cognitivas, sociais e morais, para que se possa, assim, desenvolver o processo para a construção de um cidadão crítico, participativo e ético. Uma das formas de incentivar o desenvolvimento intelectual do estudante, está relacionado com a aplicação de jogos didáticos, que servem como apoio para uma série de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar de que modo os jogos didáticos, podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Química Básica. A atividade foi realizada com 34 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Com frequência semanal, durante dois meses, os conteúdos relacionados a Química Básica do ensino fundamental foram explanados aos estudantes de diferentes formas, a partir de explicações síncronas e assíncronas, através de exercícios, experimentos, vídeos e provas. Na sequência, os estudantes foram orientados a planejar um jogo onde fosse possível adicionar um dos conteúdos abordados nas aulas de Ciências, desde que envolva conhecimentos de Química. Os resultados foram obtidos a partir das percepções do professor, segundo as orientações estabelecidas: se os jogos possuem coerência e lógica com os conteúdos apresentados; se o estudante compreendeu os conceitos referentes ao tema escolhido por ele; se a explicação do jogo pelo estudante foi de forma clara; se o jogo foi importante para a compreensão do conteúdo desenvolvido.The school has the fundamental role of promoting students, the development of knowledge, attitudes and values, and these characteristics contribute to the improvement of cognitive, social and moral skills, so that the process for the construction of a citizen can be developed. critical, participatory and ethical. One of the ways to encourage the student's intellectual development is related to the application of educational games, which serve as support for a series of activities that can be developed in the classroom. In this sense, the objective of this work is to analyze how educational games can help in the teaching and learning process of Basic Chemistry. The activity was accomplished with 34 students from the ninth grade of elementary school. On a weekly basis, for two months, the contents related to Basic Chemistry in elementary school were explained to students in different ways, from synchronous and asynchronous explanations, through exercises, experiments, videos and tests. Afterwards, the students were instructed to plan a game in which it is possible to add one of the contents covered in Science classes, as long as it involves knowledge of Chemistry. The results were obtained from the teacher's perceptions, according to the established guidelines: if the games are coherent and logical with the presented contents; if the student understood the concepts related to the topic chosen by him/her; if the student's explanation of the game was clear; if the game was important for the understanding of the developed content.application/pdfporJogos de vídeoQuímicaEnsinoMateriais de ensinoActive methodologiesEducational gamesChemistry teachingPercepções sobre o desenvolvimento de jogos didáticos nos conteúdos de química do ensino fundamentalPerceptions about the development of didactic games in the content of chemistry in elementary education info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161643.pdf.txt001161643.pdf.txtExtracted Texttext/plain30819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256984/2/001161643.pdf.txtd348405b1e9642de8b466ec663ab49cfMD52ORIGINAL001161643.pdfTexto completoapplication/pdf538782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256984/1/001161643.pdf56ea47d421b5ffe23027d3ef066157acMD5110183/2569842023-08-03 03:34:09.302307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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