A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197018 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se considerando a proposta de seleção de episódios. Especificamente, enfatizaram-se as ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática. |
id |
UFRGS-2_fe935c56e1f97767b4a88c6e8943cf9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197018 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pozebon, SimoneLopes, Anemari Roesler Luersen Vieira2019-07-17T02:36:33Z20180034-7183http://hdl.handle.net/10183/197018001096492Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se considerando a proposta de seleção de episódios. Especificamente, enfatizaram-se as ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.This article reflects upon the results of a research on the initial teacher-training carried out in a math outreach program. It aims to discuss the components of the formative process of future educators whose fields of study are mathematics, special-needs education, and pedagogy, from a teaching unit on dimensions and measures developed in the project. This article’s empirical data and the investigation that led to it were collected through fifteen meetings held during the teaching unit’s elaboration, and the analysis development was performed bearing in mind the episode selection proposal. Furthermore, the actions carried by the future educators in school were specifically emphasized, in the process of developing teaching opportunities related to the idea of measuring. Thus, underpinned by the Historical-Cultural Theory postulates, three aspects are discussed: the assignment of meaning to actions by future teachers; the needs upon which they act; and the acquisition of mathematical knowledge during the development of the teaching unit.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 99, n. 258 (maio/ago. 2018), p. 350-369Formação de professoresMatemáticaEnsino médioTeachers trainingTeaching Guiding ActivityTeaching guiding activityA aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escolaThe teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096492.pdf.txt001096492.pdf.txtExtracted Texttext/plain56279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197018/2/001096492.pdf.txt2d78e1fe964b61e77696793d38397841MD52ORIGINAL001096492.pdfTexto completoapplication/pdf2969871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197018/1/001096492.pdf90959355fb528f466ed48e62edd19723MD5110183/1970182019-07-18 02:41:47.114054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197018Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-18T05:41:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school |
title |
A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola |
spellingShingle |
A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola Pozebon, Simone Formação de professores Matemática Ensino médio Teachers training Teaching Guiding Activity Teaching guiding activity |
title_short |
A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola |
title_full |
A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola |
title_fullStr |
A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola |
title_sort |
A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola |
author |
Pozebon, Simone |
author_facet |
Pozebon, Simone Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozebon, Simone Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Matemática Ensino médio |
topic |
Formação de professores Matemática Ensino médio Teachers training Teaching Guiding Activity Teaching guiding activity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers training Teaching Guiding Activity Teaching guiding activity |
description |
Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se considerando a proposta de seleção de episódios. Especificamente, enfatizaram-se as ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-17T02:36:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/197018 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7183 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096492 |
identifier_str_mv |
0034-7183 001096492 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/197018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 99, n. 258 (maio/ago. 2018), p. 350-369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197018/2/001096492.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197018/1/001096492.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d78e1fe964b61e77696793d38397841 90959355fb528f466ed48e62edd19723 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224971342577664 |