Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ono, Keiko
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133909
Resumo: O presente trabalho busca auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem na área da alfabetização, com o uso de método das boquinhas em formato multissensorial. A justificativa de desenvolvimento desta pesquisa é a associação do uso da mídia portátil, no caso o celular, para desenvolver um novo método que seja capaz de sanar ou minimizar as trocas na escrita de alunos que apresentam trocas persistentes de letras. No primeiro capítulo, abordam-se a origem da escrita, o seu processo de aquisição e os fatores que originam as dificuldades de aprendizagem. No segundo capítulo, discute-se o que é tecnologia, seu uso no contexto de ensino-aprendizagem, assim como os benefícios da utilização de tecnologias móveis em sala de aula. Na pesquisa de campo, fez-se o uso do celular com alunos de idade acima de 10 anos de idade, com trocas persistentes na escrita. Aplicou-se a técnica das boquinhas, associada com o uso de mídia multissensorial, onde foi observado maior consciência dos sons e, em consequência, a consciência da letra apropriada ao escrever.
id UFRGS-2_ff239c723f767ba27e2800359b842602
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133909
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ono, KeikoSilveira, Paloma Dias2016-03-17T02:05:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/133909000981633O presente trabalho busca auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem na área da alfabetização, com o uso de método das boquinhas em formato multissensorial. A justificativa de desenvolvimento desta pesquisa é a associação do uso da mídia portátil, no caso o celular, para desenvolver um novo método que seja capaz de sanar ou minimizar as trocas na escrita de alunos que apresentam trocas persistentes de letras. No primeiro capítulo, abordam-se a origem da escrita, o seu processo de aquisição e os fatores que originam as dificuldades de aprendizagem. No segundo capítulo, discute-se o que é tecnologia, seu uso no contexto de ensino-aprendizagem, assim como os benefícios da utilização de tecnologias móveis em sala de aula. Na pesquisa de campo, fez-se o uso do celular com alunos de idade acima de 10 anos de idade, com trocas persistentes na escrita. Aplicou-se a técnica das boquinhas, associada com o uso de mídia multissensorial, onde foi observado maior consciência dos sons e, em consequência, a consciência da letra apropriada ao escrever.The present work seeks to assist students with learning disabilities in the area of literacy, using the method of “little mouths”, in multisensory format. The justify for the development of this research is the association of the use of portable media, in this case, the cellphone, to develop a new method which is able to heal or minimize the changes in the writing of students, who have persistent exchange of letters, exceeding the time limit to be able to discern the proper use of the letters. The origin of writing, its acquisition process and the factors which origins the learning difficulties. The second chapter discusses what technology is and its use in the teachinglearning context, as well as the benefits of using mobile technologies in the classroom. In the field research the cell phone was used with students over ten years old, with persistent changes in writing. The “little mouth” technique was applied, associated with the use of multi-sensory media, where was observed a greater awareness of sounds and, consequently, the perception of the appropriate letter to write.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Dificuldades de aprendizagemEscritaAlfabetizaçãoLearning difficultiesWritingPortable mediaUso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981633.pdf000981633.pdfTexto completoapplication/pdf1150513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/1/000981633.pdfa25cb20803632abdffdb4ee11e765048MD51TEXT000981633.pdf.txt000981633.pdf.txtExtracted Texttext/plain81376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/2/000981633.pdf.txt517212384f8972022b269b7e169bb341MD52THUMBNAIL000981633.pdf.jpg000981633.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/3/000981633.pdf.jpg186884de0d0f1ea9cc6b3cc4f11eeafdMD5310183/1339092018-10-29 07:44:18.822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133909Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
title Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
spellingShingle Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
Ono, Keiko
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Alfabetização
Learning difficulties
Writing
Portable media
title_short Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
title_full Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
title_fullStr Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
title_sort Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
author Ono, Keiko
author_facet Ono, Keiko
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ono, Keiko
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Paloma Dias
contributor_str_mv Silveira, Paloma Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Alfabetização
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Alfabetização
Learning difficulties
Writing
Portable media
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning difficulties
Writing
Portable media
description O presente trabalho busca auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem na área da alfabetização, com o uso de método das boquinhas em formato multissensorial. A justificativa de desenvolvimento desta pesquisa é a associação do uso da mídia portátil, no caso o celular, para desenvolver um novo método que seja capaz de sanar ou minimizar as trocas na escrita de alunos que apresentam trocas persistentes de letras. No primeiro capítulo, abordam-se a origem da escrita, o seu processo de aquisição e os fatores que originam as dificuldades de aprendizagem. No segundo capítulo, discute-se o que é tecnologia, seu uso no contexto de ensino-aprendizagem, assim como os benefícios da utilização de tecnologias móveis em sala de aula. Na pesquisa de campo, fez-se o uso do celular com alunos de idade acima de 10 anos de idade, com trocas persistentes na escrita. Aplicou-se a técnica das boquinhas, associada com o uso de mídia multissensorial, onde foi observado maior consciência dos sons e, em consequência, a consciência da letra apropriada ao escrever.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133909
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981633
url http://hdl.handle.net/10183/133909
identifier_str_mv 000981633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/1/000981633.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/2/000981633.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/3/000981633.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a25cb20803632abdffdb4ee11e765048
517212384f8972022b269b7e169bb341
186884de0d0f1ea9cc6b3cc4f11eeafd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500698677248