Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133909 |
Resumo: | O presente trabalho busca auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem na área da alfabetização, com o uso de método das boquinhas em formato multissensorial. A justificativa de desenvolvimento desta pesquisa é a associação do uso da mídia portátil, no caso o celular, para desenvolver um novo método que seja capaz de sanar ou minimizar as trocas na escrita de alunos que apresentam trocas persistentes de letras. No primeiro capítulo, abordam-se a origem da escrita, o seu processo de aquisição e os fatores que originam as dificuldades de aprendizagem. No segundo capítulo, discute-se o que é tecnologia, seu uso no contexto de ensino-aprendizagem, assim como os benefícios da utilização de tecnologias móveis em sala de aula. Na pesquisa de campo, fez-se o uso do celular com alunos de idade acima de 10 anos de idade, com trocas persistentes na escrita. Aplicou-se a técnica das boquinhas, associada com o uso de mídia multissensorial, onde foi observado maior consciência dos sons e, em consequência, a consciência da letra apropriada ao escrever. |
id |
UFRGS-2_ff239c723f767ba27e2800359b842602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133909 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ono, KeikoSilveira, Paloma Dias2016-03-17T02:05:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/133909000981633O presente trabalho busca auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem na área da alfabetização, com o uso de método das boquinhas em formato multissensorial. A justificativa de desenvolvimento desta pesquisa é a associação do uso da mídia portátil, no caso o celular, para desenvolver um novo método que seja capaz de sanar ou minimizar as trocas na escrita de alunos que apresentam trocas persistentes de letras. No primeiro capítulo, abordam-se a origem da escrita, o seu processo de aquisição e os fatores que originam as dificuldades de aprendizagem. No segundo capítulo, discute-se o que é tecnologia, seu uso no contexto de ensino-aprendizagem, assim como os benefícios da utilização de tecnologias móveis em sala de aula. Na pesquisa de campo, fez-se o uso do celular com alunos de idade acima de 10 anos de idade, com trocas persistentes na escrita. Aplicou-se a técnica das boquinhas, associada com o uso de mídia multissensorial, onde foi observado maior consciência dos sons e, em consequência, a consciência da letra apropriada ao escrever.The present work seeks to assist students with learning disabilities in the area of literacy, using the method of “little mouths”, in multisensory format. The justify for the development of this research is the association of the use of portable media, in this case, the cellphone, to develop a new method which is able to heal or minimize the changes in the writing of students, who have persistent exchange of letters, exceeding the time limit to be able to discern the proper use of the letters. The origin of writing, its acquisition process and the factors which origins the learning difficulties. The second chapter discusses what technology is and its use in the teachinglearning context, as well as the benefits of using mobile technologies in the classroom. In the field research the cell phone was used with students over ten years old, with persistent changes in writing. The “little mouth” technique was applied, associated with the use of multi-sensory media, where was observed a greater awareness of sounds and, consequently, the perception of the appropriate letter to write.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Dificuldades de aprendizagemEscritaAlfabetizaçãoLearning difficultiesWritingPortable mediaUso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981633.pdf000981633.pdfTexto completoapplication/pdf1150513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/1/000981633.pdfa25cb20803632abdffdb4ee11e765048MD51TEXT000981633.pdf.txt000981633.pdf.txtExtracted Texttext/plain81376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/2/000981633.pdf.txt517212384f8972022b269b7e169bb341MD52THUMBNAIL000981633.pdf.jpg000981633.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/3/000981633.pdf.jpg186884de0d0f1ea9cc6b3cc4f11eeafdMD5310183/1339092018-10-29 07:44:18.822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133909Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental |
title |
Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental Ono, Keiko Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Dificuldades de aprendizagem Escrita Alfabetização Learning difficulties Writing Portable media |
title_short |
Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental |
title_full |
Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental |
title_sort |
Uso das mídias como ferramenta para trabalhar dificuldades de aprendizagem na alfabetização de alunos do Ensino Fundamental |
author |
Ono, Keiko |
author_facet |
Ono, Keiko |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ono, Keiko |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Paloma Dias |
contributor_str_mv |
Silveira, Paloma Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Dificuldades de aprendizagem Escrita Alfabetização |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Dificuldades de aprendizagem Escrita Alfabetização Learning difficulties Writing Portable media |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning difficulties Writing Portable media |
description |
O presente trabalho busca auxiliar os alunos com dificuldade de aprendizagem na área da alfabetização, com o uso de método das boquinhas em formato multissensorial. A justificativa de desenvolvimento desta pesquisa é a associação do uso da mídia portátil, no caso o celular, para desenvolver um novo método que seja capaz de sanar ou minimizar as trocas na escrita de alunos que apresentam trocas persistentes de letras. No primeiro capítulo, abordam-se a origem da escrita, o seu processo de aquisição e os fatores que originam as dificuldades de aprendizagem. No segundo capítulo, discute-se o que é tecnologia, seu uso no contexto de ensino-aprendizagem, assim como os benefícios da utilização de tecnologias móveis em sala de aula. Na pesquisa de campo, fez-se o uso do celular com alunos de idade acima de 10 anos de idade, com trocas persistentes na escrita. Aplicou-se a técnica das boquinhas, associada com o uso de mídia multissensorial, onde foi observado maior consciência dos sons e, em consequência, a consciência da letra apropriada ao escrever. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:05:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133909 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981633 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133909 |
identifier_str_mv |
000981633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/1/000981633.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/2/000981633.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133909/3/000981633.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a25cb20803632abdffdb4ee11e765048 517212384f8972022b269b7e169bb341 186884de0d0f1ea9cc6b3cc4f11eeafd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164066725888 |