Relação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Felipe Haubert
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147371
Resumo: O tempo é hoje um dos recursos mais importantes e, por isso, é comum a preocupação dos alunos com a sua data de graduação. Assim, o presente estudo tem por objetivo entender a relação entre o desempenho, a velocidade de realização e a duração da graduação. Esta pesquisa pode ser definida como um estudo de caso e uma pesquisa descritiva e quantitativa, com uma coleta de dados por levantamento documental. Os dados utilizados são da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fornecidos pela Comissão de Graduação do Curso de Ciências Contábeis. A partir dos dados, planilhas elaboradas permitiram a formulação de tabelas e análises. As três variáveis exploradas neste estudo são o desempenho, o número de matrículas por semestre e o tempo até a formatura. Como resultado, pode-se concluir que quanto maior o número de matrículas por semestre, menor o tempo de graduação. Quanto menor o número de matrículas por semestre, melhor o desempenho. Quanto menor o tempo de graduação, melhor o desempenho. Todavia, os alunos que se formaram em até oito semestres apresentaram comportamento distinto do total da população. Esses alunos mantiveram um desempenho alto, mesmo com a média de disciplinas por semestre alta. Tal diferença possivelmente encontra-se no comportamento de cada pessoa, o que não foi possível de analisar nesta pesquisa, além de não ser o objeto de estudo.
id UFRGS-2_ffe5fc50a9a0dd4ede3a9d34ac938bbb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147371
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ávila, Felipe HaubertBehr, Ariel2016-08-19T02:16:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/147371000999362O tempo é hoje um dos recursos mais importantes e, por isso, é comum a preocupação dos alunos com a sua data de graduação. Assim, o presente estudo tem por objetivo entender a relação entre o desempenho, a velocidade de realização e a duração da graduação. Esta pesquisa pode ser definida como um estudo de caso e uma pesquisa descritiva e quantitativa, com uma coleta de dados por levantamento documental. Os dados utilizados são da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fornecidos pela Comissão de Graduação do Curso de Ciências Contábeis. A partir dos dados, planilhas elaboradas permitiram a formulação de tabelas e análises. As três variáveis exploradas neste estudo são o desempenho, o número de matrículas por semestre e o tempo até a formatura. Como resultado, pode-se concluir que quanto maior o número de matrículas por semestre, menor o tempo de graduação. Quanto menor o número de matrículas por semestre, melhor o desempenho. Quanto menor o tempo de graduação, melhor o desempenho. Todavia, os alunos que se formaram em até oito semestres apresentaram comportamento distinto do total da população. Esses alunos mantiveram um desempenho alto, mesmo com a média de disciplinas por semestre alta. Tal diferença possivelmente encontra-se no comportamento de cada pessoa, o que não foi possível de analisar nesta pesquisa, além de não ser o objeto de estudo.Nowadays, time is one of the most important resources, thus, it is natural that students worry about the graduation’s date. Therefore, the purpose of this study is to understand the relation between performance, speed of accomplishment and graduation length. This research is a case study and classified as quantitative and descriptive, with a documentary survey as data collection technique. The used data are from Universidade Federal do Rio Grande do Sul, provided by the Accounting Graduation Commission. From the data, spreadsheets have allowed the creation of tables and analysis. The three variables explored in this study are the performance, the number of subjects per semester and the time until graduation. As a result, it is possible to conclude that the higher the number of subjects per semester, the lower the graduation length. The lower the number of subjects per semester, the higher the performance. The lower the graduation length, the higher the performance. However, the students that have graduated in up to eight semesters have shown different behavior of the total population. These students kept a high performance, although the high average of subjects per semester. This difference is possibly lying on each person’s behavior, which was not possible to analyze in this research, in addiction of not being object of this study.application/pdfporContabilidade : EnsinoEnsino superiorPerformanceSpeed of accomplishmentGraduation lengthAccountingRelação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGSRelation between performance, speed of accomplishment and graduation length : the case of 2014 UFRGS’ Accounting Graduatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999362.pdf000999362.pdfTexto completoapplication/pdf386752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147371/1/000999362.pdfaa0a398693c045646c6f2ab9e8824fddMD51TEXT000999362.pdf.txt000999362.pdf.txtExtracted Texttext/plain51276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147371/2/000999362.pdf.txt0d395cba8fd5e613222ee766f3d473deMD52THUMBNAIL000999362.pdf.jpg000999362.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147371/3/000999362.pdf.jpg8b717805acc8c2ff87b9673aad456e2bMD5310183/1473712023-03-09 03:28:25.525445oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147371Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-09T06:28:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Relation between performance, speed of accomplishment and graduation length : the case of 2014 UFRGS’ Accounting Graduates
title Relação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGS
spellingShingle Relação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGS
Ávila, Felipe Haubert
Contabilidade : Ensino
Ensino superior
Performance
Speed of accomplishment
Graduation length
Accounting
title_short Relação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGS
title_full Relação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGS
title_fullStr Relação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGS
title_full_unstemmed Relação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGS
title_sort Relação entre desempenho, velocidade de realização e duração da graduação : o caso dos egressos de 2014 de Ciências Contábeis da UFRGS
author Ávila, Felipe Haubert
author_facet Ávila, Felipe Haubert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Felipe Haubert
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behr, Ariel
contributor_str_mv Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade : Ensino
Ensino superior
topic Contabilidade : Ensino
Ensino superior
Performance
Speed of accomplishment
Graduation length
Accounting
dc.subject.eng.fl_str_mv Performance
Speed of accomplishment
Graduation length
Accounting
description O tempo é hoje um dos recursos mais importantes e, por isso, é comum a preocupação dos alunos com a sua data de graduação. Assim, o presente estudo tem por objetivo entender a relação entre o desempenho, a velocidade de realização e a duração da graduação. Esta pesquisa pode ser definida como um estudo de caso e uma pesquisa descritiva e quantitativa, com uma coleta de dados por levantamento documental. Os dados utilizados são da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fornecidos pela Comissão de Graduação do Curso de Ciências Contábeis. A partir dos dados, planilhas elaboradas permitiram a formulação de tabelas e análises. As três variáveis exploradas neste estudo são o desempenho, o número de matrículas por semestre e o tempo até a formatura. Como resultado, pode-se concluir que quanto maior o número de matrículas por semestre, menor o tempo de graduação. Quanto menor o número de matrículas por semestre, melhor o desempenho. Quanto menor o tempo de graduação, melhor o desempenho. Todavia, os alunos que se formaram em até oito semestres apresentaram comportamento distinto do total da população. Esses alunos mantiveram um desempenho alto, mesmo com a média de disciplinas por semestre alta. Tal diferença possivelmente encontra-se no comportamento de cada pessoa, o que não foi possível de analisar nesta pesquisa, além de não ser o objeto de estudo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-19T02:16:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147371
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999362
url http://hdl.handle.net/10183/147371
identifier_str_mv 000999362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147371/1/000999362.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147371/2/000999362.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147371/3/000999362.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa0a398693c045646c6f2ab9e8824fdd
0d395cba8fd5e613222ee766f3d473de
8b717805acc8c2ff87b9673aad456e2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447179474501632