Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/75663 |
Resumo: | A presença da educação interprofissional (EIP) nos currículos da graduação em saúde reforça as atitudes para o trabalho colaborativo em equipe, por meio de um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Este ensaio discute perspectivas para a formação dos profissionais da saúde, a partir do conceito e princípios da EIP. Está organizado em três momentos. O primeiro traz reflexões teórico-conceituais de educação interprofissional em saúde e a inter-relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), o segundo apresenta dados sobre a saúde da população brasileira e a formação médica no Brasil e o terceiro trata das possibilidades e desafios para o estabelecimento da educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde. Os argumentos apresentados reforçam a relevância da inserção dos fundamentos teóricos e experiências de EIP na formação de profissionais da saúde, a partir da graduação e ao longo de sua trajetória profissional. Pesquisas devem ser consideradas no sentido de trazer mais conhecimento sobre como a EIP pode ser efetivamente planejada e implementada, estabelecendo seu papel em melhorar a colaboração interprofissional no trabalho em equipe e aumentar a qualidade do cuidado em saúde. |
id |
UFRGS-32_babdfb0aa8ddc3049cc7350e2478d4b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/75663 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em focoA presença da educação interprofissional (EIP) nos currículos da graduação em saúde reforça as atitudes para o trabalho colaborativo em equipe, por meio de um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Este ensaio discute perspectivas para a formação dos profissionais da saúde, a partir do conceito e princípios da EIP. Está organizado em três momentos. O primeiro traz reflexões teórico-conceituais de educação interprofissional em saúde e a inter-relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), o segundo apresenta dados sobre a saúde da população brasileira e a formação médica no Brasil e o terceiro trata das possibilidades e desafios para o estabelecimento da educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde. Os argumentos apresentados reforçam a relevância da inserção dos fundamentos teóricos e experiências de EIP na formação de profissionais da saúde, a partir da graduação e ao longo de sua trajetória profissional. Pesquisas devem ser consideradas no sentido de trazer mais conhecimento sobre como a EIP pode ser efetivamente planejada e implementada, estabelecendo seu papel em melhorar a colaboração interprofissional no trabalho em equipe e aumentar a qualidade do cuidado em saúde.Editora da UFRGS2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/7566310.54909/sp.v2i2.75663Saberes Plurais; Vol. 2 No. 2 (2018): Saberes Plur.; 34-42Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Saberes Plur.; 34-42Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 2 (2018): Saberes Plur.; 34-422525-507X10.54909/sp.v2i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/75663/49184Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLamers, Juliana Maciel de SouzaToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2023-07-26T15:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/75663Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:29Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco |
title |
Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco |
spellingShingle |
Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco Lamers, Juliana Maciel de Souza |
title_short |
Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco |
title_full |
Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco |
title_fullStr |
Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco |
title_full_unstemmed |
Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco |
title_sort |
Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco |
author |
Lamers, Juliana Maciel de Souza |
author_facet |
Lamers, Juliana Maciel de Souza Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_role |
author |
author2 |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamers, Juliana Maciel de Souza Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
description |
A presença da educação interprofissional (EIP) nos currículos da graduação em saúde reforça as atitudes para o trabalho colaborativo em equipe, por meio de um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Este ensaio discute perspectivas para a formação dos profissionais da saúde, a partir do conceito e princípios da EIP. Está organizado em três momentos. O primeiro traz reflexões teórico-conceituais de educação interprofissional em saúde e a inter-relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), o segundo apresenta dados sobre a saúde da população brasileira e a formação médica no Brasil e o terceiro trata das possibilidades e desafios para o estabelecimento da educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde. Os argumentos apresentados reforçam a relevância da inserção dos fundamentos teóricos e experiências de EIP na formação de profissionais da saúde, a partir da graduação e ao longo de sua trajetória profissional. Pesquisas devem ser consideradas no sentido de trazer mais conhecimento sobre como a EIP pode ser efetivamente planejada e implementada, estabelecendo seu papel em melhorar a colaboração interprofissional no trabalho em equipe e aumentar a qualidade do cuidado em saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/75663 10.54909/sp.v2i2.75663 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/75663 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v2i2.75663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/75663/49184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 2 No. 2 (2018): Saberes Plur.; 34-42 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Saberes Plur.; 34-42 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 2 (2018): Saberes Plur.; 34-42 2525-507X 10.54909/sp.v2i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521804726272 |