EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panisset, Juliana de Ávila
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rocha, Adson Ferreora da, Bálsamo, Sandor, Sousa, Rafael, Alves, Elioenai Dornelles, Guimarães, Iraci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
DOI: 10.22456/2316-2171.20706
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/20706
Resumo: Até 2050 haverá dois bilhões de idosos no mundo todo, sendo que 80% dos idosos estarão locados nos países em desenvolvimento. Nessa população, verificam-se mudanças qualitativas e quantitativas em aspectos corporais (físicos) e cognitivos. A redução de massa muscular em idosos, conhecida como sarcopenia, é um exemplo de uma mudança quantitativa, pois ocorre a perda de 1% da massa muscular ao ano após a quarta década de vida, podendo ser acentuada com o avanço da idade (maior incidência em adultos com idade superior a 65 anos). Diversos fatores podem interferir na sarcopenia, sendo um deles o exercício físico resistido, logo o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura vigente a respeito desse fator modificável da sarcopenia na população idosa. Os métodos utilizados foram buscas sistemáticas nas plataformas do Scielo e Medline, cujos anos de publicações revisadas compreendeu-se de 2000 a 2011. Os resultados mostraram que pode haver reversão da sarcopenia quando os idosos são submetidos aos exercícios resistidos através do aumento da massa muscular, assim como o inverso também é verdadeiro, ou seja, ocorre o declínio da mesma e a elevação da infiltração do tecido adiposo na fibra muscular (myosteatosis) quando o treinamento resistido é suspenso. Porém, quando submetidos ao retreinamento ocorre novamente a progressão no ganho de massa muscular. Conclui-se que o presente artigo de revisão demonstrou que a sarcopenia pode ser a principal causadora de quedas em idosos, pois a perda de massa muscular ocasiona a redução da força muscular, proporcionando um desequilíbrio da musculatura do idoso e facilitando, assim as quedas.
id UFRGS-4_2395bd0545d575433f758fc2b5d068e1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/20706
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
spelling EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOSsarcopeniaenvelhecimento e força muscular.A influencia do exercício físico resistido na Sarcopenia em idososAté 2050 haverá dois bilhões de idosos no mundo todo, sendo que 80% dos idosos estarão locados nos países em desenvolvimento. Nessa população, verificam-se mudanças qualitativas e quantitativas em aspectos corporais (físicos) e cognitivos. A redução de massa muscular em idosos, conhecida como sarcopenia, é um exemplo de uma mudança quantitativa, pois ocorre a perda de 1% da massa muscular ao ano após a quarta década de vida, podendo ser acentuada com o avanço da idade (maior incidência em adultos com idade superior a 65 anos). Diversos fatores podem interferir na sarcopenia, sendo um deles o exercício físico resistido, logo o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura vigente a respeito desse fator modificável da sarcopenia na população idosa. Os métodos utilizados foram buscas sistemáticas nas plataformas do Scielo e Medline, cujos anos de publicações revisadas compreendeu-se de 2000 a 2011. Os resultados mostraram que pode haver reversão da sarcopenia quando os idosos são submetidos aos exercícios resistidos através do aumento da massa muscular, assim como o inverso também é verdadeiro, ou seja, ocorre o declínio da mesma e a elevação da infiltração do tecido adiposo na fibra muscular (myosteatosis) quando o treinamento resistido é suspenso. Porém, quando submetidos ao retreinamento ocorre novamente a progressão no ganho de massa muscular. Conclui-se que o presente artigo de revisão demonstrou que a sarcopenia pode ser a principal causadora de quedas em idosos, pois a perda de massa muscular ocasiona a redução da força muscular, proporcionando um desequilíbrio da musculatura do idoso e facilitando, assim as quedas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão Bibliográficaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/2070610.22456/2316-2171.20706Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 17 n. 2 (2012)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/20706/25382Panisset, Juliana de ÁvilaRocha, Adson Ferreora daBálsamo, SandorSousa, RafaelAlves, Elioenai DornellesGuimarães, Iraciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:51:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/20706Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:51:44Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
title EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
spellingShingle EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
Panisset, Juliana de Ávila
sarcopenia
envelhecimento e força muscular.
A influencia do exercício físico resistido na Sarcopenia em idosos
Panisset, Juliana de Ávila
sarcopenia
envelhecimento e força muscular.
A influencia do exercício físico resistido na Sarcopenia em idosos
title_short EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
title_full EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
title_fullStr EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
title_full_unstemmed EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
title_sort EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO: UM FATOR MODIFICÁVEL NA SARCOPENIA EM IDOSOS
author Panisset, Juliana de Ávila
author_facet Panisset, Juliana de Ávila
Panisset, Juliana de Ávila
Rocha, Adson Ferreora da
Bálsamo, Sandor
Sousa, Rafael
Alves, Elioenai Dornelles
Guimarães, Iraci
Rocha, Adson Ferreora da
Bálsamo, Sandor
Sousa, Rafael
Alves, Elioenai Dornelles
Guimarães, Iraci
author_role author
author2 Rocha, Adson Ferreora da
Bálsamo, Sandor
Sousa, Rafael
Alves, Elioenai Dornelles
Guimarães, Iraci
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Panisset, Juliana de Ávila
Rocha, Adson Ferreora da
Bálsamo, Sandor
Sousa, Rafael
Alves, Elioenai Dornelles
Guimarães, Iraci
dc.subject.por.fl_str_mv sarcopenia
envelhecimento e força muscular.
A influencia do exercício físico resistido na Sarcopenia em idosos
topic sarcopenia
envelhecimento e força muscular.
A influencia do exercício físico resistido na Sarcopenia em idosos
description Até 2050 haverá dois bilhões de idosos no mundo todo, sendo que 80% dos idosos estarão locados nos países em desenvolvimento. Nessa população, verificam-se mudanças qualitativas e quantitativas em aspectos corporais (físicos) e cognitivos. A redução de massa muscular em idosos, conhecida como sarcopenia, é um exemplo de uma mudança quantitativa, pois ocorre a perda de 1% da massa muscular ao ano após a quarta década de vida, podendo ser acentuada com o avanço da idade (maior incidência em adultos com idade superior a 65 anos). Diversos fatores podem interferir na sarcopenia, sendo um deles o exercício físico resistido, logo o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura vigente a respeito desse fator modificável da sarcopenia na população idosa. Os métodos utilizados foram buscas sistemáticas nas plataformas do Scielo e Medline, cujos anos de publicações revisadas compreendeu-se de 2000 a 2011. Os resultados mostraram que pode haver reversão da sarcopenia quando os idosos são submetidos aos exercícios resistidos através do aumento da massa muscular, assim como o inverso também é verdadeiro, ou seja, ocorre o declínio da mesma e a elevação da infiltração do tecido adiposo na fibra muscular (myosteatosis) quando o treinamento resistido é suspenso. Porém, quando submetidos ao retreinamento ocorre novamente a progressão no ganho de massa muscular. Conclui-se que o presente artigo de revisão demonstrou que a sarcopenia pode ser a principal causadora de quedas em idosos, pois a perda de massa muscular ocasiona a redução da força muscular, proporcionando um desequilíbrio da musculatura do idoso e facilitando, assim as quedas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/20706
10.22456/2316-2171.20706
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/20706
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.20706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/20706/25382
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 17 n. 2 (2012)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1822182844812754944
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22456/2316-2171.20706