Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torquato,Rebecca
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Massi,Giselle, Santana,Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100011
Resumo: Este artigo objetiva verificar os papéis que práticas de letramento assumem para pessoas com mais de 60 anos. A pesquisa foi realizada de um ponto de vista qualitativo/quantitativo, a partir da aplicação de um questionário junto a 40 sujeitos com idade superior a 60 anos. Foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita, as suas dificuldades, bem como a relevância dessas práticas no próprio processo de envelhecimento. Verificou-se que os idosos referem dificuldades relacionadas a questões ortográficas, textuais e biológicas. As atividades de letramento são utilizadas, também, com o objetivo de melhorar a cognição. Além disso, eles reconhecem que essas atividades trazem benefícios para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável.
id UFRGS-5_6fd957d5e75b0215a3a85975e809422e
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722011000100011
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idadeLetramentoEnvelhecimentoLinguagemEste artigo objetiva verificar os papéis que práticas de letramento assumem para pessoas com mais de 60 anos. A pesquisa foi realizada de um ponto de vista qualitativo/quantitativo, a partir da aplicação de um questionário junto a 40 sujeitos com idade superior a 60 anos. Foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita, as suas dificuldades, bem como a relevância dessas práticas no próprio processo de envelhecimento. Verificou-se que os idosos referem dificuldades relacionadas a questões ortográficas, textuais e biológicas. As atividades de letramento são utilizadas, também, com o objetivo de melhorar a cognição. Além disso, eles reconhecem que essas atividades trazem benefícios para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100011Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000100011info:eu-repo/semantics/openAccessTorquato,RebeccaMassi,GiselleSantana,Ana Paulapor2011-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-06-08T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade
title Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade
spellingShingle Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade
Torquato,Rebecca
Letramento
Envelhecimento
Linguagem
title_short Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade
title_full Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade
title_fullStr Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade
title_full_unstemmed Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade
title_sort Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade
author Torquato,Rebecca
author_facet Torquato,Rebecca
Massi,Giselle
Santana,Ana Paula
author_role author
author2 Massi,Giselle
Santana,Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torquato,Rebecca
Massi,Giselle
Santana,Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Envelhecimento
Linguagem
topic Letramento
Envelhecimento
Linguagem
description Este artigo objetiva verificar os papéis que práticas de letramento assumem para pessoas com mais de 60 anos. A pesquisa foi realizada de um ponto de vista qualitativo/quantitativo, a partir da aplicação de um questionário junto a 40 sujeitos com idade superior a 60 anos. Foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita, as suas dificuldades, bem como a relevância dessas práticas no próprio processo de envelhecimento. Verificou-se que os idosos referem dificuldades relacionadas a questões ortográficas, textuais e biológicas. As atividades de letramento são utilizadas, também, com o objetivo de melhorar a cognição. Além disso, eles reconhecem que essas atividades trazem benefícios para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722011000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864402710528