Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa,Jane
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: MacLean,Morag
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100012
Resumo: Procurando investigar o grau de dificuldade atribuído à Matemática em relação a outras disciplinas que compõem o currículo escolar, foi pedido a estudantes de 5ª a 8ª séries residentes no Rio de Janeiro e a estudantes ingleses (de séries correlatas) da cidade de Oxford que assinalassem o grau de dificuldade que atribuíam a cinco disciplinas de seu currículo (Matemática, Ciências, Português/Inglês, Geografia e História), escolhendo uma dentre cinco posições numa escala cujo intervalo variava entre muito fácil e muito difícil. A avaliação dos alunos, tanto no que se refere à Matemática como a outras disciplinas de seu currículo, mostra-se influenciada pelas especificidades de cada área de conhecimento de acordo com a maneira pela qual as situações didáticas são organizadas ao longo de sua escolaridade e em cada cultura.
id UFRGS-5_bdf7af4da64e7ed7d6ccc2cf77a7ff51
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79721999000100012
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemáticaEducação matemáticaadolescentesestudo interculturalProcurando investigar o grau de dificuldade atribuído à Matemática em relação a outras disciplinas que compõem o currículo escolar, foi pedido a estudantes de 5ª a 8ª séries residentes no Rio de Janeiro e a estudantes ingleses (de séries correlatas) da cidade de Oxford que assinalassem o grau de dificuldade que atribuíam a cinco disciplinas de seu currículo (Matemática, Ciências, Português/Inglês, Geografia e História), escolhendo uma dentre cinco posições numa escala cujo intervalo variava entre muito fácil e muito difícil. A avaliação dos alunos, tanto no que se refere à Matemática como a outras disciplinas de seu currículo, mostra-se influenciada pelas especificidades de cada área de conhecimento de acordo com a maneira pela qual as situações didáticas são organizadas ao longo de sua escolaridade e em cada cultura.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100012Psicologia: Reflexão e Crítica v.12 n.1 1999reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79721999000100012info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea,JaneMacLean,Moragpor2000-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79721999000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2000-07-06T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática
title Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática
spellingShingle Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática
Correa,Jane
Educação matemática
adolescentes
estudo intercultural
title_short Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática
title_full Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática
title_fullStr Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática
title_full_unstemmed Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática
title_sort Era uma vez ... um vilão chamado matemática: um estudo intercultural da dificuldade atribuída à matemática
author Correa,Jane
author_facet Correa,Jane
MacLean,Morag
author_role author
author2 MacLean,Morag
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa,Jane
MacLean,Morag
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
adolescentes
estudo intercultural
topic Educação matemática
adolescentes
estudo intercultural
description Procurando investigar o grau de dificuldade atribuído à Matemática em relação a outras disciplinas que compõem o currículo escolar, foi pedido a estudantes de 5ª a 8ª séries residentes no Rio de Janeiro e a estudantes ingleses (de séries correlatas) da cidade de Oxford que assinalassem o grau de dificuldade que atribuíam a cinco disciplinas de seu currículo (Matemática, Ciências, Português/Inglês, Geografia e História), escolhendo uma dentre cinco posições numa escala cujo intervalo variava entre muito fácil e muito difícil. A avaliação dos alunos, tanto no que se refere à Matemática como a outras disciplinas de seu currículo, mostra-se influenciada pelas especificidades de cada área de conhecimento de acordo com a maneira pela qual as situações didáticas são organizadas ao longo de sua escolaridade e em cada cultura.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79721999000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.12 n.1 1999
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134861514932224