Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eichler,Marcelo Leandro
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Fagundes,Lea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200014
Resumo: Os entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido.
id UFRGS-5_dd3ce0a602620d6a8c66fc4690e68912
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722005000200014
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológicaConstrutivismoinatismoepistemologia genéticaneurobiologiaOs entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200014Psicologia: Reflexão e Crítica v.18 n.2 2005reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722005000200014info:eu-repo/semantics/openAccessEichler,Marcelo LeandroFagundes,Leapor2006-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722005000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2006-01-31T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
title Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
spellingShingle Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
Eichler,Marcelo Leandro
Construtivismo
inatismo
epistemologia genética
neurobiologia
title_short Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
title_full Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
title_fullStr Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
title_full_unstemmed Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
title_sort Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
author Eichler,Marcelo Leandro
author_facet Eichler,Marcelo Leandro
Fagundes,Lea
author_role author
author2 Fagundes,Lea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eichler,Marcelo Leandro
Fagundes,Lea
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
inatismo
epistemologia genética
neurobiologia
topic Construtivismo
inatismo
epistemologia genética
neurobiologia
description Os entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722005000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.18 n.2 2005
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863015444480