Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200014 |
Resumo: | Os entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido. |
id |
UFRGS-5_dd3ce0a602620d6a8c66fc4690e68912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722005000200014 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológicaConstrutivismoinatismoepistemologia genéticaneurobiologiaOs entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200014Psicologia: Reflexão e Crítica v.18 n.2 2005reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722005000200014info:eu-repo/semantics/openAccessEichler,Marcelo LeandroFagundes,Leapor2006-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722005000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2006-01-31T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica |
title |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica |
spellingShingle |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica Eichler,Marcelo Leandro Construtivismo inatismo epistemologia genética neurobiologia |
title_short |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica |
title_full |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica |
title_fullStr |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica |
title_full_unstemmed |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica |
title_sort |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica |
author |
Eichler,Marcelo Leandro |
author_facet |
Eichler,Marcelo Leandro Fagundes,Lea |
author_role |
author |
author2 |
Fagundes,Lea |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eichler,Marcelo Leandro Fagundes,Lea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo inatismo epistemologia genética neurobiologia |
topic |
Construtivismo inatismo epistemologia genética neurobiologia |
description |
Os entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722005000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.18 n.2 2005 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863015444480 |