Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000200002 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física. |
id |
SBF-1_235b71d68489ebd308defad47859c159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172009000200002 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de físicaensino de físicaepistemologiaempirisimoinatismo e construtivismoEste artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.Sociedade Brasileira de Física2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000200002Revista Brasileira de Ensino de Física v.31 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172009000200002info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Luciano CarvalhaisBellini,Luzia Martapor2009-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172009000200002Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2009-10-08T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física |
title |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física |
spellingShingle |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física Gomes,Luciano Carvalhais ensino de física epistemologia empirisimo inatismo e construtivismo |
title_short |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física |
title_full |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física |
title_fullStr |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física |
title_full_unstemmed |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física |
title_sort |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física |
author |
Gomes,Luciano Carvalhais |
author_facet |
Gomes,Luciano Carvalhais Bellini,Luzia Marta |
author_role |
author |
author2 |
Bellini,Luzia Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Luciano Carvalhais Bellini,Luzia Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de física epistemologia empirisimo inatismo e construtivismo |
topic |
ensino de física epistemologia empirisimo inatismo e construtivismo |
description |
Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172009000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.31 n.2 2009 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122420648476672 |