Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Luciano Carvalhais
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bellini,Luzia Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000200002
Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.
id SBF-1_235b71d68489ebd308defad47859c159
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172009000200002
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de físicaensino de físicaepistemologiaempirisimoinatismo e construtivismoEste artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.Sociedade Brasileira de Física2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000200002Revista Brasileira de Ensino de Física v.31 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172009000200002info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Luciano CarvalhaisBellini,Luzia Martapor2009-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172009000200002Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2009-10-08T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física
title Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física
spellingShingle Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física
Gomes,Luciano Carvalhais
ensino de física
epistemologia
empirisimo
inatismo e construtivismo
title_short Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física
title_full Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física
title_fullStr Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física
title_full_unstemmed Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física
title_sort Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de física
author Gomes,Luciano Carvalhais
author_facet Gomes,Luciano Carvalhais
Bellini,Luzia Marta
author_role author
author2 Bellini,Luzia Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Luciano Carvalhais
Bellini,Luzia Marta
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de física
epistemologia
empirisimo
inatismo e construtivismo
topic ensino de física
epistemologia
empirisimo
inatismo e construtivismo
description Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172009000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.31 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122420648476672