Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/S0102-79722010000300011 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011 http://hdl.handle.net/11449/8628 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas. |
id |
UNSP_4241936bd4a630179474b32ba0ae8166 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8628 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinalChildren's behavior problems and social skills: a longitudinal studyHabilidades sociaisProblemas de comportamentoDesenvolvimento infantilSocial skillsBehavior problemChild developmentO estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas.The aim of this study was to assess the development of children whose primary teachers believed they had behavioral problems (IPC Group) compared to socially skilled children (ICSH Group). They were assessed in two occasions: when they were five years old and when they were 10 years old. Forty-eight teachers and 62 children of both genders participated in the study. The instruments used were the Teacher's Questionnaire for Socially Skilled Responses and the Child Behavior Scale B. In the results, the IPC Group showed a decrease of behavior problems and an increase in socially appropriate behavior. The groups were quite different in the first assessment, but their behaviors became more similar in elementary school. In both assessments, children in ICSH Group were assessed as more socially skilled.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de São PauloUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Marturano, Edna MariaFreiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP]2014-05-20T13:26:40Z2014-05-20T13:26:40Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article506-515application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 506-515, 2010.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/862810.1590/S0102-79722010000300011S0102-79722010000300011WOS:000286619600011S0102-79722010000300011.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8628Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:13:59.912699Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal Children's behavior problems and social skills: a longitudinal study |
title |
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal |
spellingShingle |
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Habilidades sociais Problemas de comportamento Desenvolvimento infantil Social skills Behavior problem Child development Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Habilidades sociais Problemas de comportamento Desenvolvimento infantil Social skills Behavior problem Child development |
title_short |
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal |
title_full |
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal |
title_fullStr |
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal |
title_full_unstemmed |
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal |
title_sort |
Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal |
author |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] |
author_facet |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Marturano, Edna Maria Freiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP] Marturano, Edna Maria Freiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Marturano, Edna Maria Freiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Marturano, Edna Maria Freiria, Ludmilla Rubinger Bethonico [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades sociais Problemas de comportamento Desenvolvimento infantil Social skills Behavior problem Child development |
topic |
Habilidades sociais Problemas de comportamento Desenvolvimento infantil Social skills Behavior problem Child development |
description |
O estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2014-05-20T13:26:40Z 2014-05-20T13:26:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011 Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 506-515, 2010. 0102-7972 http://hdl.handle.net/11449/8628 10.1590/S0102-79722010000300011 S0102-79722010000300011 WOS:000286619600011 S0102-79722010000300011.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011 http://hdl.handle.net/11449/8628 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 23, n. 3, p. 506-515, 2010. 0102-7972 10.1590/S0102-79722010000300011 S0102-79722010000300011 WOS:000286619600011 S0102-79722010000300011.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica 0,258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
506-515 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822229504239599616 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722010000300011 |