Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiaradia, Thiago Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Seabra, Rodrigo Duarte, Mattedi, Adriana Prest
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345
Resumo: Nos últimos anos, tem-se experimentado um rápido envelhecimento da população brasileira, colocando os idosos como um grupo etário emergente. Paralelo a essas transformações, pode-se observar a proliferação das tecnologias de informação e comunicação, principalmente, o uso dos dispositivos móveis. Este fato tem despertado um grande interesse no público idoso quanto ao uso desses dispositivos, considerando os benefícios que eles podem oferecer às suas vidas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a usabilidade do assistente virtual Siri, disponível nos dispositivos móveis iPhone, em usuários da terceira idade. Foi constatado que a idade não é o único fator que influencia a usabilidade do assistente virtual Siri. Outros fatores como conhecimento prévio, grau de escolaridade e motivação pessoal são capazes de influenciar os resultados da investigação de critérios de usabilidade.
id UFRGS-7_019ba5752c58bba5ecc20c4ffc788bbf
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/69345
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idososNos últimos anos, tem-se experimentado um rápido envelhecimento da população brasileira, colocando os idosos como um grupo etário emergente. Paralelo a essas transformações, pode-se observar a proliferação das tecnologias de informação e comunicação, principalmente, o uso dos dispositivos móveis. Este fato tem despertado um grande interesse no público idoso quanto ao uso desses dispositivos, considerando os benefícios que eles podem oferecer às suas vidas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a usabilidade do assistente virtual Siri, disponível nos dispositivos móveis iPhone, em usuários da terceira idade. Foi constatado que a idade não é o único fator que influencia a usabilidade do assistente virtual Siri. Outros fatores como conhecimento prévio, grau de escolaridade e motivação pessoal são capazes de influenciar os resultados da investigação de critérios de usabilidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6934510.22456/1982-1654.69345Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃOInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345/47117Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessChiaradia, Thiago SilvaSeabra, Rodrigo DuarteMattedi, Adriana Prest2022-01-06T18:35:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/69345Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:35:11Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos
title Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos
spellingShingle Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos
Chiaradia, Thiago Silva
title_short Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos
title_full Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos
title_fullStr Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos
title_full_unstemmed Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos
title_sort Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos
author Chiaradia, Thiago Silva
author_facet Chiaradia, Thiago Silva
Seabra, Rodrigo Duarte
Mattedi, Adriana Prest
author_role author
author2 Seabra, Rodrigo Duarte
Mattedi, Adriana Prest
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiaradia, Thiago Silva
Seabra, Rodrigo Duarte
Mattedi, Adriana Prest
description Nos últimos anos, tem-se experimentado um rápido envelhecimento da população brasileira, colocando os idosos como um grupo etário emergente. Paralelo a essas transformações, pode-se observar a proliferação das tecnologias de informação e comunicação, principalmente, o uso dos dispositivos móveis. Este fato tem despertado um grande interesse no público idoso quanto ao uso desses dispositivos, considerando os benefícios que eles podem oferecer às suas vidas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a usabilidade do assistente virtual Siri, disponível nos dispositivos móveis iPhone, em usuários da terceira idade. Foi constatado que a idade não é o único fator que influencia a usabilidade do assistente virtual Siri. Outros fatores como conhecimento prévio, grau de escolaridade e motivação pessoal são capazes de influenciar os resultados da investigação de critérios de usabilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345
10.22456/1982-1654.69345
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.69345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345/47117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183490093056