Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345 |
Resumo: | Nos últimos anos, tem-se experimentado um rápido envelhecimento da população brasileira, colocando os idosos como um grupo etário emergente. Paralelo a essas transformações, pode-se observar a proliferação das tecnologias de informação e comunicação, principalmente, o uso dos dispositivos móveis. Este fato tem despertado um grande interesse no público idoso quanto ao uso desses dispositivos, considerando os benefícios que eles podem oferecer às suas vidas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a usabilidade do assistente virtual Siri, disponível nos dispositivos móveis iPhone, em usuários da terceira idade. Foi constatado que a idade não é o único fator que influencia a usabilidade do assistente virtual Siri. Outros fatores como conhecimento prévio, grau de escolaridade e motivação pessoal são capazes de influenciar os resultados da investigação de critérios de usabilidade. |
id |
UFRGS-7_019ba5752c58bba5ecc20c4ffc788bbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/69345 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idososNos últimos anos, tem-se experimentado um rápido envelhecimento da população brasileira, colocando os idosos como um grupo etário emergente. Paralelo a essas transformações, pode-se observar a proliferação das tecnologias de informação e comunicação, principalmente, o uso dos dispositivos móveis. Este fato tem despertado um grande interesse no público idoso quanto ao uso desses dispositivos, considerando os benefícios que eles podem oferecer às suas vidas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a usabilidade do assistente virtual Siri, disponível nos dispositivos móveis iPhone, em usuários da terceira idade. Foi constatado que a idade não é o único fator que influencia a usabilidade do assistente virtual Siri. Outros fatores como conhecimento prévio, grau de escolaridade e motivação pessoal são capazes de influenciar os resultados da investigação de critérios de usabilidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6934510.22456/1982-1654.69345Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃOInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345/47117Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessChiaradia, Thiago SilvaSeabra, Rodrigo DuarteMattedi, Adriana Prest2022-01-06T18:35:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/69345Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:35:11Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos |
title |
Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos |
spellingShingle |
Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos Chiaradia, Thiago Silva |
title_short |
Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos |
title_full |
Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos |
title_fullStr |
Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos |
title_sort |
Avaliação da Usabilidade do Assistente Virtual Siri: um estudo de caso com usuários idosos |
author |
Chiaradia, Thiago Silva |
author_facet |
Chiaradia, Thiago Silva Seabra, Rodrigo Duarte Mattedi, Adriana Prest |
author_role |
author |
author2 |
Seabra, Rodrigo Duarte Mattedi, Adriana Prest |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiaradia, Thiago Silva Seabra, Rodrigo Duarte Mattedi, Adriana Prest |
description |
Nos últimos anos, tem-se experimentado um rápido envelhecimento da população brasileira, colocando os idosos como um grupo etário emergente. Paralelo a essas transformações, pode-se observar a proliferação das tecnologias de informação e comunicação, principalmente, o uso dos dispositivos móveis. Este fato tem despertado um grande interesse no público idoso quanto ao uso desses dispositivos, considerando os benefícios que eles podem oferecer às suas vidas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a usabilidade do assistente virtual Siri, disponível nos dispositivos móveis iPhone, em usuários da terceira idade. Foi constatado que a idade não é o único fator que influencia a usabilidade do assistente virtual Siri. Outros fatores como conhecimento prévio, grau de escolaridade e motivação pessoal são capazes de influenciar os resultados da investigação de critérios de usabilidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345 10.22456/1982-1654.69345 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.69345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69345/47117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183490093056 |