Lyrics, music, & prose: production of meaning and production of musical work by authors and by audience as co-creators
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6065 |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir a temática da construção/produção de sentidos em relações estéticas junto ao fazer musical, por sujeitos sempre em relação, situados sócio-histórica e culturalmente. À luz dos horizontes teóricos de Bakhtin e Vygotski, apresentamos e discutimos a respeito de uma canção – e das narrativas/discursos tecidos sobre ela - dos músicos e cantores gaúchos Kleiton e Kledir, a saber, Fonte da Saudade. Quando um sujeito se relaciona de modo est(ético) com um objeto que a ele se apresenta também estético, não só é convidado, mas faz-se seu co-criador, inaugurando um movimento dialógico onde constrói sentidos para a música/canção e suas relações com ela, (re)criando a si mesmo e as suas relações, neste incessante e inacabado devir vida. |
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Lyrics, music, & prose: production of meaning and production of musical work by authors and by audience as co-creatorsEntre letras, música & prosa: a produção de sentidos e da obra musical por autores e ouvintes co-criadoresmúsicacançãoprodução de sentidosco-criaçãoEste trabalho pretende discutir a temática da construção/produção de sentidos em relações estéticas junto ao fazer musical, por sujeitos sempre em relação, situados sócio-histórica e culturalmente. À luz dos horizontes teóricos de Bakhtin e Vygotski, apresentamos e discutimos a respeito de uma canção – e das narrativas/discursos tecidos sobre ela - dos músicos e cantores gaúchos Kleiton e Kledir, a saber, Fonte da Saudade. Quando um sujeito se relaciona de modo est(ético) com um objeto que a ele se apresenta também estético, não só é convidado, mas faz-se seu co-criador, inaugurando um movimento dialógico onde constrói sentidos para a música/canção e suas relações com ela, (re)criando a si mesmo e as suas relações, neste incessante e inacabado devir vida.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/606510.22456/1982-1654.6065Computers in education: theory & practice; Vol. 10 No. 2 (2007): Technology, Meaning and ComplexityInformática na educação: teoria & prática; v. 10 n. 2 (2007): Tecnologia, Sentido e Complexidade1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6065/4505Wazlawick, PatríciaMaheirie, Kátiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:32:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/6065Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:32:14Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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