Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de trabalhos publicados sobre a utilização de jogos educacionais, no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), entre os anos de 2014 e 2016, que servem como amostra, para que se possa compreender o que vem sendo produzido, com relação aos jogos educacionais, no contexto brasileiro. A pesquisa buscou responder, entre outras questões, “quais áreas dos conhecimentos são mais utilizadas para jogos?”, “quantos artigos apresentavam o desenvolvimento de um novo jogo?”, “classificação por tipos de jogos”, sua metodologia de utilização e a avaliação utilizada. Para elucidar as questões as palavras “jogo”, “jogos”, “games” ou especificamente “jogos educativos” foram pesquisadas em títulos e resumos. No total foram encontrados 17 artigos, sendo 06 artigos publicados em 2014, 10 artigos em 2015 e 01 em 2016. |
id |
UFRGS-7_310f8ab2b79e25b4e86954a8cf09584a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/79696 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTEDJogos EducacionaisJogos DigitaisTipos de JogosO objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de trabalhos publicados sobre a utilização de jogos educacionais, no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), entre os anos de 2014 e 2016, que servem como amostra, para que se possa compreender o que vem sendo produzido, com relação aos jogos educacionais, no contexto brasileiro. A pesquisa buscou responder, entre outras questões, “quais áreas dos conhecimentos são mais utilizadas para jogos?”, “quantos artigos apresentavam o desenvolvimento de um novo jogo?”, “classificação por tipos de jogos”, sua metodologia de utilização e a avaliação utilizada. Para elucidar as questões as palavras “jogo”, “jogos”, “games” ou especificamente “jogos educativos” foram pesquisadas em títulos e resumos. No total foram encontrados 17 artigos, sendo 06 artigos publicados em 2014, 10 artigos em 2015 e 01 em 2016.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7969610.22456/1982-1654.79696Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃOInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696/47116Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karlise SoaresStamberg, Cristiane da SilvaLemke, Cláudia Eizandra2022-01-06T18:35:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/79696Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:35:11Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED |
title |
Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED |
spellingShingle |
Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED Nascimento, Karlise Soares Jogos Educacionais Jogos Digitais Tipos de Jogos |
title_short |
Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED |
title_full |
Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED |
title_fullStr |
Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED |
title_full_unstemmed |
Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED |
title_sort |
Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED |
author |
Nascimento, Karlise Soares |
author_facet |
Nascimento, Karlise Soares Stamberg, Cristiane da Silva Lemke, Cláudia Eizandra |
author_role |
author |
author2 |
Stamberg, Cristiane da Silva Lemke, Cláudia Eizandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Karlise Soares Stamberg, Cristiane da Silva Lemke, Cláudia Eizandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Educacionais Jogos Digitais Tipos de Jogos |
topic |
Jogos Educacionais Jogos Digitais Tipos de Jogos |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de trabalhos publicados sobre a utilização de jogos educacionais, no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), entre os anos de 2014 e 2016, que servem como amostra, para que se possa compreender o que vem sendo produzido, com relação aos jogos educacionais, no contexto brasileiro. A pesquisa buscou responder, entre outras questões, “quais áreas dos conhecimentos são mais utilizadas para jogos?”, “quantos artigos apresentavam o desenvolvimento de um novo jogo?”, “classificação por tipos de jogos”, sua metodologia de utilização e a avaliação utilizada. Para elucidar as questões as palavras “jogo”, “jogos”, “games” ou especificamente “jogos educativos” foram pesquisadas em títulos e resumos. No total foram encontrados 17 artigos, sendo 06 artigos publicados em 2014, 10 artigos em 2015 e 01 em 2016. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696 10.22456/1982-1654.79696 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.79696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696/47116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183558250496 |