Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Karlise Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Stamberg, Cristiane da Silva, Lemke, Cláudia Eizandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de trabalhos publicados sobre a utilização de jogos educacionais, no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), entre os anos de 2014 e 2016, que servem como amostra, para que se possa compreender o que vem sendo produzido, com relação aos jogos educacionais, no contexto brasileiro. A pesquisa buscou responder, entre outras questões, “quais áreas dos conhecimentos são mais utilizadas para jogos?”, “quantos artigos apresentavam o desenvolvimento de um novo jogo?”, “classificação por tipos de jogos”, sua metodologia de utilização e a avaliação utilizada. Para elucidar as questões as palavras “jogo”, “jogos”, “games” ou especificamente “jogos educativos” foram pesquisadas em títulos e resumos. No total foram encontrados 17 artigos, sendo 06 artigos publicados em 2014, 10 artigos em 2015 e 01 em 2016.
id UFRGS-7_310f8ab2b79e25b4e86954a8cf09584a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/79696
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTEDJogos EducacionaisJogos DigitaisTipos de JogosO objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de trabalhos publicados sobre a utilização de jogos educacionais, no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), entre os anos de 2014 e 2016, que servem como amostra, para que se possa compreender o que vem sendo produzido, com relação aos jogos educacionais, no contexto brasileiro. A pesquisa buscou responder, entre outras questões, “quais áreas dos conhecimentos são mais utilizadas para jogos?”, “quantos artigos apresentavam o desenvolvimento de um novo jogo?”, “classificação por tipos de jogos”, sua metodologia de utilização e a avaliação utilizada. Para elucidar as questões as palavras “jogo”, “jogos”, “games” ou especificamente “jogos educativos” foram pesquisadas em títulos e resumos. No total foram encontrados 17 artigos, sendo 06 artigos publicados em 2014, 10 artigos em 2015 e 01 em 2016.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7969610.22456/1982-1654.79696Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃOInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696/47116Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karlise SoaresStamberg, Cristiane da SilvaLemke, Cláudia Eizandra2022-01-06T18:35:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/79696Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:35:11Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED
title Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED
spellingShingle Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED
Nascimento, Karlise Soares
Jogos Educacionais
Jogos Digitais
Tipos de Jogos
title_short Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED
title_full Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED
title_fullStr Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED
title_full_unstemmed Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED
title_sort Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED
author Nascimento, Karlise Soares
author_facet Nascimento, Karlise Soares
Stamberg, Cristiane da Silva
Lemke, Cláudia Eizandra
author_role author
author2 Stamberg, Cristiane da Silva
Lemke, Cláudia Eizandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Karlise Soares
Stamberg, Cristiane da Silva
Lemke, Cláudia Eizandra
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Educacionais
Jogos Digitais
Tipos de Jogos
topic Jogos Educacionais
Jogos Digitais
Tipos de Jogos
description O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de trabalhos publicados sobre a utilização de jogos educacionais, no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), entre os anos de 2014 e 2016, que servem como amostra, para que se possa compreender o que vem sendo produzido, com relação aos jogos educacionais, no contexto brasileiro. A pesquisa buscou responder, entre outras questões, “quais áreas dos conhecimentos são mais utilizadas para jogos?”, “quantos artigos apresentavam o desenvolvimento de um novo jogo?”, “classificação por tipos de jogos”, sua metodologia de utilização e a avaliação utilizada. Para elucidar as questões as palavras “jogo”, “jogos”, “games” ou especificamente “jogos educativos” foram pesquisadas em títulos e resumos. No total foram encontrados 17 artigos, sendo 06 artigos publicados em 2014, 10 artigos em 2015 e 01 em 2016.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696
10.22456/1982-1654.79696
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.79696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/79696/47116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 3 set/dez (2017): JOGOS DIGITAIS, AVALIAÇÃO E SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183558250496