A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900 |
Resumo: | Este artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário. |
id |
UFRGS-7_333aac1c2ec2846be6a74a31707ada4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/11900 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade DocenteClínica da atividade docenteTrabalho docenteAutoconfrontação cruzadaVídeo como dispositivo metodológico.Clínica da atividade docenteEste artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1190010.22456/1982-1654.11900Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900/12041https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900/12173Rosemberg, Dulcinea SarmentoBarros de Barros, Maria ElizabethPetinelli-Souza, Susaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/11900Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:29Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente |
title |
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente |
spellingShingle |
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente Rosemberg, Dulcinea Sarmento Clínica da atividade docente Trabalho docente Autoconfrontação cruzada Vídeo como dispositivo metodológico. Clínica da atividade docente |
title_short |
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente |
title_full |
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente |
title_fullStr |
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente |
title_full_unstemmed |
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente |
title_sort |
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente |
author |
Rosemberg, Dulcinea Sarmento |
author_facet |
Rosemberg, Dulcinea Sarmento Barros de Barros, Maria Elizabeth Petinelli-Souza, Susane |
author_role |
author |
author2 |
Barros de Barros, Maria Elizabeth Petinelli-Souza, Susane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosemberg, Dulcinea Sarmento Barros de Barros, Maria Elizabeth Petinelli-Souza, Susane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clínica da atividade docente Trabalho docente Autoconfrontação cruzada Vídeo como dispositivo metodológico. Clínica da atividade docente |
topic |
Clínica da atividade docente Trabalho docente Autoconfrontação cruzada Vídeo como dispositivo metodológico. Clínica da atividade docente |
description |
Este artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900 10.22456/1982-1654.11900 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.11900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900/12041 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11900/12173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação. 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1789438653529849856 |