AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Bibliographic Details
Main Author: Namen, Anderson Amendoeira
Publication Date: 2017
Other Authors: Figueiredo, Cassia Mousinho de, Tavares, Danielle Spada, Rodrigues, Elisa Troian, Andrade, Paulo Marcos Figueiredo de, Lopes, Reynaldo Gomes
Format: Article
Language: por
Source: Informática na Educação: teoria & prática
Download full: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305
Summary: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a criação de recursos on-line para apoio ao ensino de uma disciplina presencial de cursos de engenharia, com foco na criação de objetos de aprendizagem que pudessem atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. A partir da identificação dos estilos de aprendizagem de cada aluno, realizou-se a avaliação do seu comportamento com relação aos diferentes objetos. Mais do que avaliar o comportamento dos estudantes, o principal foco do trabalho foi desenvolver recursos de ensino que pudessem responder aos diferentes perfis de aprendizagem, de modo a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-7_4c2a8e891bdbf284b8900726e5f7d00b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/63305
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEMEducaçãoEstilos de aprendizagemAmbiente on-linePráticas pedagógicasEstilos de aprendizagemO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a criação de recursos on-line para apoio ao ensino de uma disciplina presencial de cursos de engenharia, com foco na criação de objetos de aprendizagem que pudessem atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. A partir da identificação dos estilos de aprendizagem de cada aluno, realizou-se a avaliação do seu comportamento com relação aos diferentes objetos. Mais do que avaliar o comportamento dos estudantes, o principal foco do trabalho foi desenvolver recursos de ensino que pudessem responder aos diferentes perfis de aprendizagem, de modo a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6330510.22456/1982-1654.63305Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305/43620Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNamen, Anderson AmendoeiraFigueiredo, Cassia Mousinho deTavares, Danielle SpadaRodrigues, Elisa TroianAndrade, Paulo Marcos Figueiredo deLopes, Reynaldo Gomes2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/63305Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
title AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Namen, Anderson Amendoeira
Educação
Estilos de aprendizagem
Ambiente on-line
Práticas pedagógicas
Estilos de aprendizagem
title_short AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
title_full AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
title_sort AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
author Namen, Anderson Amendoeira
author_facet Namen, Anderson Amendoeira
Figueiredo, Cassia Mousinho de
Tavares, Danielle Spada
Rodrigues, Elisa Troian
Andrade, Paulo Marcos Figueiredo de
Lopes, Reynaldo Gomes
author_role author
author2 Figueiredo, Cassia Mousinho de
Tavares, Danielle Spada
Rodrigues, Elisa Troian
Andrade, Paulo Marcos Figueiredo de
Lopes, Reynaldo Gomes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Namen, Anderson Amendoeira
Figueiredo, Cassia Mousinho de
Tavares, Danielle Spada
Rodrigues, Elisa Troian
Andrade, Paulo Marcos Figueiredo de
Lopes, Reynaldo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estilos de aprendizagem
Ambiente on-line
Práticas pedagógicas
Estilos de aprendizagem
topic Educação
Estilos de aprendizagem
Ambiente on-line
Práticas pedagógicas
Estilos de aprendizagem
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a criação de recursos on-line para apoio ao ensino de uma disciplina presencial de cursos de engenharia, com foco na criação de objetos de aprendizagem que pudessem atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. A partir da identificação dos estilos de aprendizagem de cada aluno, realizou-se a avaliação do seu comportamento com relação aos diferentes objetos. Mais do que avaliar o comportamento dos estudantes, o principal foco do trabalho foi desenvolver recursos de ensino que pudessem responder aos diferentes perfis de aprendizagem, de modo a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305
10.22456/1982-1654.63305
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.63305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305/43620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183198588928