AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Informática na Educação: teoria & prática |
Download full: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305 |
Summary: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a criação de recursos on-line para apoio ao ensino de uma disciplina presencial de cursos de engenharia, com foco na criação de objetos de aprendizagem que pudessem atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. A partir da identificação dos estilos de aprendizagem de cada aluno, realizou-se a avaliação do seu comportamento com relação aos diferentes objetos. Mais do que avaliar o comportamento dos estudantes, o principal foco do trabalho foi desenvolver recursos de ensino que pudessem responder aos diferentes perfis de aprendizagem, de modo a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-7_4c2a8e891bdbf284b8900726e5f7d00b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/63305 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEMEducaçãoEstilos de aprendizagemAmbiente on-linePráticas pedagógicasEstilos de aprendizagemO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a criação de recursos on-line para apoio ao ensino de uma disciplina presencial de cursos de engenharia, com foco na criação de objetos de aprendizagem que pudessem atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. A partir da identificação dos estilos de aprendizagem de cada aluno, realizou-se a avaliação do seu comportamento com relação aos diferentes objetos. Mais do que avaliar o comportamento dos estudantes, o principal foco do trabalho foi desenvolver recursos de ensino que pudessem responder aos diferentes perfis de aprendizagem, de modo a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6330510.22456/1982-1654.63305Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305/43620Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNamen, Anderson AmendoeiraFigueiredo, Cassia Mousinho deTavares, Danielle SpadaRodrigues, Elisa TroianAndrade, Paulo Marcos Figueiredo deLopes, Reynaldo Gomes2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/63305Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM |
title |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM Namen, Anderson Amendoeira Educação Estilos de aprendizagem Ambiente on-line Práticas pedagógicas Estilos de aprendizagem |
title_short |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM |
title_full |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE ENSINO ON-LINE RELACIONADOS A DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM |
author |
Namen, Anderson Amendoeira |
author_facet |
Namen, Anderson Amendoeira Figueiredo, Cassia Mousinho de Tavares, Danielle Spada Rodrigues, Elisa Troian Andrade, Paulo Marcos Figueiredo de Lopes, Reynaldo Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Cassia Mousinho de Tavares, Danielle Spada Rodrigues, Elisa Troian Andrade, Paulo Marcos Figueiredo de Lopes, Reynaldo Gomes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Namen, Anderson Amendoeira Figueiredo, Cassia Mousinho de Tavares, Danielle Spada Rodrigues, Elisa Troian Andrade, Paulo Marcos Figueiredo de Lopes, Reynaldo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estilos de aprendizagem Ambiente on-line Práticas pedagógicas Estilos de aprendizagem |
topic |
Educação Estilos de aprendizagem Ambiente on-line Práticas pedagógicas Estilos de aprendizagem |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a criação de recursos on-line para apoio ao ensino de uma disciplina presencial de cursos de engenharia, com foco na criação de objetos de aprendizagem que pudessem atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. A partir da identificação dos estilos de aprendizagem de cada aluno, realizou-se a avaliação do seu comportamento com relação aos diferentes objetos. Mais do que avaliar o comportamento dos estudantes, o principal foco do trabalho foi desenvolver recursos de ensino que pudessem responder aos diferentes perfis de aprendizagem, de modo a contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305 10.22456/1982-1654.63305 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.63305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63305/43620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183198588928 |