PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knaul, Ana Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, Daniela Karine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484
Resumo: A colaboração pode transformar os espaços sociais e contribuir com a formação integral dos alunos; o que se contrapõe ao isolamento e pouca interação que o uso dos tablets pode ocasionar. Diante disso, este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem colaborativa na integração do uso do tablet nos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo exploratório e de abordagem qualitativa pautou-se na proposição de intervenções utilizando tablets em duas turmas do 1º ano e na realização de observações e entrevistas com as crianças e professoras. A partir disso, destacamos que o tipo atividade, a organização do espaço, a interação social e o uso do tablet interferem no nível de colaboração. Por fim, reforçamos que não é o uso da tecnologia que individualiza ou favorece a colaboração, mas sim a combinação entre o planejamento, os objetivos, as estratégias e a mediação pedagógica que contribuem para que ocorram esses processos.
id UFRGS-7_5a05c5c17b4dfde7b9f6d9953e8057cc
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/63484
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLARpPáticas PedagógicasTabletsAprendizagem ColaborativaEducaçãoTecnologias no ensinoTecnologias MóveisA colaboração pode transformar os espaços sociais e contribuir com a formação integral dos alunos; o que se contrapõe ao isolamento e pouca interação que o uso dos tablets pode ocasionar. Diante disso, este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem colaborativa na integração do uso do tablet nos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo exploratório e de abordagem qualitativa pautou-se na proposição de intervenções utilizando tablets em duas turmas do 1º ano e na realização de observações e entrevistas com as crianças e professoras. A partir disso, destacamos que o tipo atividade, a organização do espaço, a interação social e o uso do tablet interferem no nível de colaboração. Por fim, reforçamos que não é o uso da tecnologia que individualiza ou favorece a colaboração, mas sim a combinação entre o planejamento, os objetivos, as estratégias e a mediação pedagógica que contribuem para que ocorram esses processos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campo, exploratória e qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6348410.22456/1982-1654.63484Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484/41097Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKnaul, Ana PaulaRamos, Daniela Karine2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/63484Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
title PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
Knaul, Ana Paula
pPáticas Pedagógicas
Tablets
Aprendizagem Colaborativa
Educação
Tecnologias no ensino
Tecnologias Móveis
title_short PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
author Knaul, Ana Paula
author_facet Knaul, Ana Paula
Ramos, Daniela Karine
author_role author
author2 Ramos, Daniela Karine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knaul, Ana Paula
Ramos, Daniela Karine
dc.subject.por.fl_str_mv pPáticas Pedagógicas
Tablets
Aprendizagem Colaborativa
Educação
Tecnologias no ensino
Tecnologias Móveis
topic pPáticas Pedagógicas
Tablets
Aprendizagem Colaborativa
Educação
Tecnologias no ensino
Tecnologias Móveis
description A colaboração pode transformar os espaços sociais e contribuir com a formação integral dos alunos; o que se contrapõe ao isolamento e pouca interação que o uso dos tablets pode ocasionar. Diante disso, este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem colaborativa na integração do uso do tablet nos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo exploratório e de abordagem qualitativa pautou-se na proposição de intervenções utilizando tablets em duas turmas do 1º ano e na realização de observações e entrevistas com as crianças e professoras. A partir disso, destacamos que o tipo atividade, a organização do espaço, a interação social e o uso do tablet interferem no nível de colaboração. Por fim, reforçamos que não é o uso da tecnologia que individualiza ou favorece a colaboração, mas sim a combinação entre o planejamento, os objetivos, as estratégias e a mediação pedagógica que contribuem para que ocorram esses processos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de campo, exploratória e qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484
10.22456/1982-1654.63484
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.63484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484/41097
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183199637504