PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484 |
Resumo: | A colaboração pode transformar os espaços sociais e contribuir com a formação integral dos alunos; o que se contrapõe ao isolamento e pouca interação que o uso dos tablets pode ocasionar. Diante disso, este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem colaborativa na integração do uso do tablet nos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo exploratório e de abordagem qualitativa pautou-se na proposição de intervenções utilizando tablets em duas turmas do 1º ano e na realização de observações e entrevistas com as crianças e professoras. A partir disso, destacamos que o tipo atividade, a organização do espaço, a interação social e o uso do tablet interferem no nível de colaboração. Por fim, reforçamos que não é o uso da tecnologia que individualiza ou favorece a colaboração, mas sim a combinação entre o planejamento, os objetivos, as estratégias e a mediação pedagógica que contribuem para que ocorram esses processos. |
id |
UFRGS-7_5a05c5c17b4dfde7b9f6d9953e8057cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/63484 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLARpPáticas PedagógicasTabletsAprendizagem ColaborativaEducaçãoTecnologias no ensinoTecnologias MóveisA colaboração pode transformar os espaços sociais e contribuir com a formação integral dos alunos; o que se contrapõe ao isolamento e pouca interação que o uso dos tablets pode ocasionar. Diante disso, este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem colaborativa na integração do uso do tablet nos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo exploratório e de abordagem qualitativa pautou-se na proposição de intervenções utilizando tablets em duas turmas do 1º ano e na realização de observações e entrevistas com as crianças e professoras. A partir disso, destacamos que o tipo atividade, a organização do espaço, a interação social e o uso do tablet interferem no nível de colaboração. Por fim, reforçamos que não é o uso da tecnologia que individualiza ou favorece a colaboração, mas sim a combinação entre o planejamento, os objetivos, as estratégias e a mediação pedagógica que contribuem para que ocorram esses processos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campo, exploratória e qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6348410.22456/1982-1654.63484Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484/41097Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKnaul, Ana PaulaRamos, Daniela Karine2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/63484Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR |
title |
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR |
spellingShingle |
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR Knaul, Ana Paula pPáticas Pedagógicas Tablets Aprendizagem Colaborativa Educação Tecnologias no ensino Tecnologias Móveis |
title_short |
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full |
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_fullStr |
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_sort |
PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E USO DO TABLET NO CONTEXTO ESCOLAR |
author |
Knaul, Ana Paula |
author_facet |
Knaul, Ana Paula Ramos, Daniela Karine |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Daniela Karine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knaul, Ana Paula Ramos, Daniela Karine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pPáticas Pedagógicas Tablets Aprendizagem Colaborativa Educação Tecnologias no ensino Tecnologias Móveis |
topic |
pPáticas Pedagógicas Tablets Aprendizagem Colaborativa Educação Tecnologias no ensino Tecnologias Móveis |
description |
A colaboração pode transformar os espaços sociais e contribuir com a formação integral dos alunos; o que se contrapõe ao isolamento e pouca interação que o uso dos tablets pode ocasionar. Diante disso, este estudo tem o objetivo de analisar a aprendizagem colaborativa na integração do uso do tablet nos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo exploratório e de abordagem qualitativa pautou-se na proposição de intervenções utilizando tablets em duas turmas do 1º ano e na realização de observações e entrevistas com as crianças e professoras. A partir disso, destacamos que o tipo atividade, a organização do espaço, a interação social e o uso do tablet interferem no nível de colaboração. Por fim, reforçamos que não é o uso da tecnologia que individualiza ou favorece a colaboração, mas sim a combinação entre o planejamento, os objetivos, as estratégias e a mediação pedagógica que contribuem para que ocorram esses processos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de campo, exploratória e qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484 10.22456/1982-1654.63484 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.63484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63484/41097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183199637504 |