Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de ferramentas e soluções tecnológicas que permitem a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto virtual. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de cunho bibliográfico, a identificação, levantamento e seleção de ferramentas tecnológicas, mediante uma análise comparativa, com foco qualitativo na descrição das principais contribuições e limitações dessas ferramentas. Os resultados apontam entre as principais contribuições, disponibilidade de diferentes recursos para a avaliação, facilidade de uso de algumas ferramentas, possibilidade de integração com outros ambientes, exportação de artefatos avaliativos, envio de feedback aos alunos, compartilhamento de instrumentos de avaliação e entre as principais limitações, o credenciamento junto às instituições, dificuldade com o idioma e conhecimentos prévios para utilização de recursos. |
id |
UFRGS-7_60291f8f7006af7c31430685733a778f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/99368 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativoPlataformas virtuais de ensinoFerramentas tecnológicasAvaliação.Ferramentas tecnológicas para avaliação no ensino-aprendizagemEste artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de ferramentas e soluções tecnológicas que permitem a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto virtual. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de cunho bibliográfico, a identificação, levantamento e seleção de ferramentas tecnológicas, mediante uma análise comparativa, com foco qualitativo na descrição das principais contribuições e limitações dessas ferramentas. Os resultados apontam entre as principais contribuições, disponibilidade de diferentes recursos para a avaliação, facilidade de uso de algumas ferramentas, possibilidade de integração com outros ambientes, exportação de artefatos avaliativos, envio de feedback aos alunos, compartilhamento de instrumentos de avaliação e entre as principais limitações, o credenciamento junto às instituições, dificuldade com o idioma e conhecimentos prévios para utilização de recursos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9936810.22456/1982-1654.99368Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, AvaliaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368/61031Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaquiné, Gilmara OliveiraCoelho, Iandra Maria Weirich da Silva2022-01-06T18:25:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/99368Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:25:34Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo |
title |
Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo |
spellingShingle |
Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo Maquiné, Gilmara Oliveira Plataformas virtuais de ensino Ferramentas tecnológicas Avaliação. Ferramentas tecnológicas para avaliação no ensino-aprendizagem |
title_short |
Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo |
title_full |
Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo |
title_fullStr |
Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo |
title_full_unstemmed |
Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo |
title_sort |
Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo |
author |
Maquiné, Gilmara Oliveira |
author_facet |
Maquiné, Gilmara Oliveira Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maquiné, Gilmara Oliveira Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataformas virtuais de ensino Ferramentas tecnológicas Avaliação. Ferramentas tecnológicas para avaliação no ensino-aprendizagem |
topic |
Plataformas virtuais de ensino Ferramentas tecnológicas Avaliação. Ferramentas tecnológicas para avaliação no ensino-aprendizagem |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de ferramentas e soluções tecnológicas que permitem a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto virtual. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de cunho bibliográfico, a identificação, levantamento e seleção de ferramentas tecnológicas, mediante uma análise comparativa, com foco qualitativo na descrição das principais contribuições e limitações dessas ferramentas. Os resultados apontam entre as principais contribuições, disponibilidade de diferentes recursos para a avaliação, facilidade de uso de algumas ferramentas, possibilidade de integração com outros ambientes, exportação de artefatos avaliativos, envio de feedback aos alunos, compartilhamento de instrumentos de avaliação e entre as principais limitações, o credenciamento junto às instituições, dificuldade com o idioma e conhecimentos prévios para utilização de recursos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Abordagem qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368 10.22456/1982-1654.99368 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.99368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368/61031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184164327424 |