Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maquiné, Gilmara Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de ferramentas e soluções tecnológicas que permitem a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto virtual. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de cunho bibliográfico, a identificação, levantamento e seleção de ferramentas tecnológicas, mediante uma análise comparativa, com foco qualitativo na descrição das principais contribuições e limitações dessas ferramentas. Os resultados apontam entre as principais contribuições, disponibilidade de diferentes recursos para a avaliação, facilidade de uso de algumas ferramentas, possibilidade de integração com outros ambientes, exportação de artefatos avaliativos, envio de feedback aos alunos, compartilhamento de instrumentos de avaliação e entre as principais limitações, o credenciamento junto às instituições, dificuldade com o idioma e conhecimentos prévios para utilização de recursos.
id UFRGS-7_60291f8f7006af7c31430685733a778f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/99368
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativoPlataformas virtuais de ensinoFerramentas tecnológicasAvaliação.Ferramentas tecnológicas para avaliação no ensino-aprendizagemEste artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de ferramentas e soluções tecnológicas que permitem a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto virtual. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de cunho bibliográfico, a identificação, levantamento e seleção de ferramentas tecnológicas, mediante uma análise comparativa, com foco qualitativo na descrição das principais contribuições e limitações dessas ferramentas. Os resultados apontam entre as principais contribuições, disponibilidade de diferentes recursos para a avaliação, facilidade de uso de algumas ferramentas, possibilidade de integração com outros ambientes, exportação de artefatos avaliativos, envio de feedback aos alunos, compartilhamento de instrumentos de avaliação e entre as principais limitações, o credenciamento junto às instituições, dificuldade com o idioma e conhecimentos prévios para utilização de recursos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9936810.22456/1982-1654.99368Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, AvaliaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368/61031Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaquiné, Gilmara OliveiraCoelho, Iandra Maria Weirich da Silva2022-01-06T18:25:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/99368Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:25:34Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo
title Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo
spellingShingle Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo
Maquiné, Gilmara Oliveira
Plataformas virtuais de ensino
Ferramentas tecnológicas
Avaliação.
Ferramentas tecnológicas para avaliação no ensino-aprendizagem
title_short Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo
title_full Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo
title_fullStr Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo
title_full_unstemmed Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo
title_sort Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo
author Maquiné, Gilmara Oliveira
author_facet Maquiné, Gilmara Oliveira
Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
author_role author
author2 Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maquiné, Gilmara Oliveira
Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas virtuais de ensino
Ferramentas tecnológicas
Avaliação.
Ferramentas tecnológicas para avaliação no ensino-aprendizagem
topic Plataformas virtuais de ensino
Ferramentas tecnológicas
Avaliação.
Ferramentas tecnológicas para avaliação no ensino-aprendizagem
description Este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de ferramentas e soluções tecnológicas que permitem a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto virtual. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de cunho bibliográfico, a identificação, levantamento e seleção de ferramentas tecnológicas, mediante uma análise comparativa, com foco qualitativo na descrição das principais contribuições e limitações dessas ferramentas. Os resultados apontam entre as principais contribuições, disponibilidade de diferentes recursos para a avaliação, facilidade de uso de algumas ferramentas, possibilidade de integração com outros ambientes, exportação de artefatos avaliativos, envio de feedback aos alunos, compartilhamento de instrumentos de avaliação e entre as principais limitações, o credenciamento junto às instituições, dificuldade com o idioma e conhecimentos prévios para utilização de recursos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Abordagem qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368
10.22456/1982-1654.99368
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.99368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368/61031
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação
Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 3 Set/Dez (2020): Recursos Didáticos, Tutores Inteligentes, Avaliação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184164327424