Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitchell, Luís Henrique Raja Gabaglia
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Fuks, Hugo, de Lucena, Carlos José Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935
Resumo: Este trabalho investiga como práticas empresariais de Gestão de Pessoas por Competências podem, enriquecidas com o embasamento teórico apropriado, ser transpostas para o mundo acadêmico com o objetivo de beneficiar a aprendizagem colaborativa a distância. O Modelo de Competências desenvolvido para o Ambiente AulaNet é apresentado como exemplo da infra-estrutura computacional necessária para o uso de práticas de gestão por competências no universo acadêmico. Em seguida, é divulgado um experimento que utilizou esta infra-estrutura para auxiliar a formação de grupos de trabalho em 3 turmas de graduação da PUCRio. Seus resultados demostraram que a formação de grupos por competências satisfez os aprendizes; que é possível estimar o desempenho de um grupo através das competências que ele reúne; e que comunicação, coordenação e cooperação, elementos imprescindíveis à colaboração, tem papel fundamental no resultado prático do trabalho dos grupos.
id UFRGS-7_66d085ddbba1722f04c2975a1641c0a4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/4935
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNetEste trabalho investiga como práticas empresariais de Gestão de Pessoas por Competências podem, enriquecidas com o embasamento teórico apropriado, ser transpostas para o mundo acadêmico com o objetivo de beneficiar a aprendizagem colaborativa a distância. O Modelo de Competências desenvolvido para o Ambiente AulaNet é apresentado como exemplo da infra-estrutura computacional necessária para o uso de práticas de gestão por competências no universo acadêmico. Em seguida, é divulgado um experimento que utilizou esta infra-estrutura para auxiliar a formação de grupos de trabalho em 3 turmas de graduação da PUCRio. Seus resultados demostraram que a formação de grupos por competências satisfez os aprendizes; que é possível estimar o desempenho de um grupo através das competências que ele reúne; e que comunicação, coordenação e cooperação, elementos imprescindíveis à colaboração, tem papel fundamental no resultado prático do trabalho dos grupos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/493510.22456/1982-1654.4935Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 2 (2004): Collaborative Knowledge Construction and Information Technology in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 2 (2004): Construção Colaborativa do Conhecimento e Informática na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935/3341Mitchell, Luís Henrique Raja GabagliaFuks, Hugode Lucena, Carlos José Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:24:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/4935Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:24:19Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
title Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
spellingShingle Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
Mitchell, Luís Henrique Raja Gabaglia
title_short Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
title_full Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
title_fullStr Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
title_full_unstemmed Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
title_sort Contribuições da gestão por competências para a educação a distância: experimento com o ambiente AulaNet
author Mitchell, Luís Henrique Raja Gabaglia
author_facet Mitchell, Luís Henrique Raja Gabaglia
Fuks, Hugo
de Lucena, Carlos José Pereira
author_role author
author2 Fuks, Hugo
de Lucena, Carlos José Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mitchell, Luís Henrique Raja Gabaglia
Fuks, Hugo
de Lucena, Carlos José Pereira
description Este trabalho investiga como práticas empresariais de Gestão de Pessoas por Competências podem, enriquecidas com o embasamento teórico apropriado, ser transpostas para o mundo acadêmico com o objetivo de beneficiar a aprendizagem colaborativa a distância. O Modelo de Competências desenvolvido para o Ambiente AulaNet é apresentado como exemplo da infra-estrutura computacional necessária para o uso de práticas de gestão por competências no universo acadêmico. Em seguida, é divulgado um experimento que utilizou esta infra-estrutura para auxiliar a formação de grupos de trabalho em 3 turmas de graduação da PUCRio. Seus resultados demostraram que a formação de grupos por competências satisfez os aprendizes; que é possível estimar o desempenho de um grupo através das competências que ele reúne; e que comunicação, coordenação e cooperação, elementos imprescindíveis à colaboração, tem papel fundamental no resultado prático do trabalho dos grupos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935
10.22456/1982-1654.4935
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.4935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4935/3341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 7 No. 2 (2004): Collaborative Knowledge Construction and Information Technology in Education
Informática na educação: teoria & prática; v. 7 n. 2 (2004): Construção Colaborativa do Conhecimento e Informática na Educação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181069979648