A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Loureiro, Robson Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar a forma como os licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência, no segundo semestre de 2018, transformam a compreensão da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na docência ao desenvolver Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Diante do problema da fragmentação dos saberes na formação de licenciandos e da subutilização das TDICs em seu currículo formativo, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa com base em Estudo de Caso. Apresenta como unidade de análise três grupos interdisciplinares de cursos de Licenciatura participantes da disciplina ofertada por Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Subdivide-se em três etapas: preparação de instrumentos e equipamentos; coleta de dados para verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos e investigação do desenvolvimento do roteiro dos MADEs. Constataram-se alguns indícios de transformação em relação à centralização da ação docente e outros menos significativos em relação aos aspectos didático-metodológicos da utilização das tecnologias digitais na docência.
id UFRGS-7_8cb5e78e6dbfc09bbef49c4eda893705
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/91600
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docênciaTecnologiasEducaçãoInteraçãoEducação e TecnologiaO objetivo da pesquisa é analisar a forma como os licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência, no segundo semestre de 2018, transformam a compreensão da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na docência ao desenvolver Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Diante do problema da fragmentação dos saberes na formação de licenciandos e da subutilização das TDICs em seu currículo formativo, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa com base em Estudo de Caso. Apresenta como unidade de análise três grupos interdisciplinares de cursos de Licenciatura participantes da disciplina ofertada por Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Subdivide-se em três etapas: preparação de instrumentos e equipamentos; coleta de dados para verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos e investigação do desenvolvimento do roteiro dos MADEs. Constataram-se alguns indícios de transformação em relação à centralização da ação docente e outros menos significativos em relação aos aspectos didático-metodológicos da utilização das tecnologias digitais na docência.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Estudo de Casoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9160010.22456/1982-1654.91600Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600/55724Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson Carlos2022-01-06T18:26:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/91600Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:26:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência
title A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência
spellingShingle A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência
Lima, Luciana de
Tecnologias
Educação
Interação
Educação e Tecnologia
title_short A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência
title_full A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência
title_fullStr A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência
title_full_unstemmed A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência
title_sort A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência
author Lima, Luciana de
author_facet Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
author_role author
author2 Loureiro, Robson Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Educação
Interação
Educação e Tecnologia
topic Tecnologias
Educação
Interação
Educação e Tecnologia
description O objetivo da pesquisa é analisar a forma como os licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência, no segundo semestre de 2018, transformam a compreensão da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na docência ao desenvolver Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Diante do problema da fragmentação dos saberes na formação de licenciandos e da subutilização das TDICs em seu currículo formativo, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa com base em Estudo de Caso. Apresenta como unidade de análise três grupos interdisciplinares de cursos de Licenciatura participantes da disciplina ofertada por Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Subdivide-se em três etapas: preparação de instrumentos e equipamentos; coleta de dados para verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos e investigação do desenvolvimento do roteiro dos MADEs. Constataram-se alguns indícios de transformação em relação à centralização da ação docente e outros menos significativos em relação aos aspectos didático-metodológicos da utilização das tecnologias digitais na docência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa; Estudo de Caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600
10.22456/1982-1654.91600
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.91600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600/55724
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1789438655153045504