A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é analisar a forma como os licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência, no segundo semestre de 2018, transformam a compreensão da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na docência ao desenvolver Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Diante do problema da fragmentação dos saberes na formação de licenciandos e da subutilização das TDICs em seu currículo formativo, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa com base em Estudo de Caso. Apresenta como unidade de análise três grupos interdisciplinares de cursos de Licenciatura participantes da disciplina ofertada por Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Subdivide-se em três etapas: preparação de instrumentos e equipamentos; coleta de dados para verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos e investigação do desenvolvimento do roteiro dos MADEs. Constataram-se alguns indícios de transformação em relação à centralização da ação docente e outros menos significativos em relação aos aspectos didático-metodológicos da utilização das tecnologias digitais na docência. |
id |
UFRGS-7_8cb5e78e6dbfc09bbef49c4eda893705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/91600 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docênciaTecnologiasEducaçãoInteraçãoEducação e TecnologiaO objetivo da pesquisa é analisar a forma como os licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência, no segundo semestre de 2018, transformam a compreensão da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na docência ao desenvolver Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Diante do problema da fragmentação dos saberes na formação de licenciandos e da subutilização das TDICs em seu currículo formativo, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa com base em Estudo de Caso. Apresenta como unidade de análise três grupos interdisciplinares de cursos de Licenciatura participantes da disciplina ofertada por Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Subdivide-se em três etapas: preparação de instrumentos e equipamentos; coleta de dados para verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos e investigação do desenvolvimento do roteiro dos MADEs. Constataram-se alguns indícios de transformação em relação à centralização da ação docente e outros menos significativos em relação aos aspectos didático-metodológicos da utilização das tecnologias digitais na docência.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Estudo de Casoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9160010.22456/1982-1654.91600Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600/55724Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson Carlos2022-01-06T18:26:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/91600Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:26:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência |
title |
A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência |
spellingShingle |
A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência Lima, Luciana de Tecnologias Educação Interação Educação e Tecnologia |
title_short |
A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência |
title_full |
A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência |
title_fullStr |
A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência |
title_full_unstemmed |
A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência |
title_sort |
A compreensão de licenciandos sobre a utilização das tecnologias digitais na docência |
author |
Lima, Luciana de |
author_facet |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Robson Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Educação Interação Educação e Tecnologia |
topic |
Tecnologias Educação Interação Educação e Tecnologia |
description |
O objetivo da pesquisa é analisar a forma como os licenciandos participantes da disciplina Tecnodocência, no segundo semestre de 2018, transformam a compreensão da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na docência ao desenvolver Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Diante do problema da fragmentação dos saberes na formação de licenciandos e da subutilização das TDICs em seu currículo formativo, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa com base em Estudo de Caso. Apresenta como unidade de análise três grupos interdisciplinares de cursos de Licenciatura participantes da disciplina ofertada por Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Subdivide-se em três etapas: preparação de instrumentos e equipamentos; coleta de dados para verificação dos conhecimentos prévios dos licenciandos e investigação do desenvolvimento do roteiro dos MADEs. Constataram-se alguns indícios de transformação em relação à centralização da ação docente e outros menos significativos em relação aos aspectos didático-metodológicos da utilização das tecnologias digitais na docência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa; Estudo de Caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600 10.22456/1982-1654.91600 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.91600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91600/55724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1789438655153045504 |