Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583 |
Resumo: | Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem. |
id |
UFRGS-7_b327207704088d33f7d1a83937ec3402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/11583 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de AprendizagemAmbiente de aprendizagem – Ambiente virtual. Informática na educação. Tecnologia da informação e comunicação. Rede de conversação. MaturanaHumberto.Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo de Teseapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1158310.22456/1982-1654.11583Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANAInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583/6795da Rocha, Karla Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:37:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/11583Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:37:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title |
Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
spellingShingle |
Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem da Rocha, Karla Marques Ambiente de aprendizagem – Ambiente virtual. Informática na educação. Tecnologia da informação e comunicação. Rede de conversação. Maturana Humberto. |
title_short |
Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full |
Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_fullStr |
Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_sort |
Estudo Sobre a Constituição de Um Sistema Social Em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
author |
da Rocha, Karla Marques |
author_facet |
da Rocha, Karla Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rocha, Karla Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de aprendizagem – Ambiente virtual. Informática na educação. Tecnologia da informação e comunicação. Rede de conversação. Maturana Humberto. |
topic |
Ambiente de aprendizagem – Ambiente virtual. Informática na educação. Tecnologia da informação e comunicação. Rede de conversação. Maturana Humberto. |
description |
Nas últimas décadas, as mudanças sociais, econômicas, políticas na cultura, ciência e, especialmente no campo da tecnologia, vêm revolucionando as formas de comunicação e de relacionamento entre as pessoas. Algumas mudanças se configuram devido ao desenvolvimento tecnológico, especialmente no apoio à educação. A Educação a distância, na qual os processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, favorece o surgimento de novos espaços de convivência. Esta tese propõe uma visão de comunidade em ambiente virtual de aprendizagem específico, observando seu processo de constituição. Tendo como referência a teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana, foi estudada a rede conversacional que se constituiu na instância do “correio”, ferramenta de comunicação em um Curso de Especialização. Buscou-se identificar o acoplamento estrutural entre os participantes do curso no espaço coordenação/tutoria e o ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deste acoplamento, a constituição de um sistema social. Para tal, foram mapeadas as mensagens produzidas por meio da ferramenta “correio”, do ambiente, através de categorias, o que permitiu identificar tanto o acoplamento dos participantes do curso com o ambiente como a constituição do próprio sistema social, enquanto uma comunidade de aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumo de Tese |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583 10.22456/1982-1654.11583 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.11583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11583/6795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182180421632 |