Cidades Virtuais como um ambiente educacional colaborativo
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12139 |
Resumo: | O CIVITAS (Cidades Virtuais com Tecnologias para Aprendizagem e Simulação) é um projeto de pes- quisa, ensino e extensão, orientado por uma abordagem voltada à construção das cidades imaginadas pelos alunos, nos primeiros anos do ensino fundamental, com ênfase na quarta série. Os professores juntamente com as crianças aventuram-se neste projeto sobre um desvio em relação ao currículo oficial, proposto para refletir sobre a invenção das cidades. Neste contexto, o jogo Città é apresentado como um ambiente que permite a criação de conteúdos digitais, real / virtual / imaginário de cidades, permitindo diferentes formas de interação entre os alunos, por meio de computa- dores em rede. As situações de cooperação, possibilitadas pelo acesso ao jogo, são ferramentas para professores e alunos poderem pensar as informações que operam como regra geral e palavras de ordem com a invenção da cidade / conhecimento. |
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Cidades Virtuais como um ambiente educacional colaborativoAmbiente de simulação educacionalAprendizagem colaborativa apoiada pelo computadorJogo educativoO CIVITAS (Cidades Virtuais com Tecnologias para Aprendizagem e Simulação) é um projeto de pes- quisa, ensino e extensão, orientado por uma abordagem voltada à construção das cidades imaginadas pelos alunos, nos primeiros anos do ensino fundamental, com ênfase na quarta série. Os professores juntamente com as crianças aventuram-se neste projeto sobre um desvio em relação ao currículo oficial, proposto para refletir sobre a invenção das cidades. Neste contexto, o jogo Città é apresentado como um ambiente que permite a criação de conteúdos digitais, real / virtual / imaginário de cidades, permitindo diferentes formas de interação entre os alunos, por meio de computa- dores em rede. As situações de cooperação, possibilitadas pelo acesso ao jogo, são ferramentas para professores e alunos poderem pensar as informações que operam como regra geral e palavras de ordem com a invenção da cidade / conhecimento.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1213910.22456/1982-1654.12139Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and DevelopmentInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12139/7160Müller, Daniel Nehmede Oliveira, Otto Lopes BraitbackRemião, Joelma Adriana AbrãoSilveira, Paloma DiasMartins, Márcio André RodriguesAxt, Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-03T13:04:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/12139Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-03T13:04:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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