O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Lívia de Rezende
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Veridiana Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638
Resumo: No presente trabalho, procuramos investigar as concepções dos professores de Biologia quanto à utilização das Tecnologias, em geral, e entender as dificuldades encontradas nesse uso para o ensino-aprendizagem, especificamente, da Genética Mendeliana. O estudo foi delimitado neste tema pela sua grande importância no conhecimento científico, como também por estudos apontarem grandes dificuldades na aprendizagem dos alunos devido à exigência de um vocabulário muito específico, conhecimentos prévios sobre probabilidade e divisão celular. Para a realização da pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com treze professores de Biologia de escolas do município de Estância-SE. Através das entrevistas e análise qualitativa dos resultados, foi possível perceber quais as dificuldades encontradas, aos olhos dos professores, quanto ao ensino de genética, entender a implantação do laboratório de informática nessas escolas e refletir sobre as estratégias utilizadas nas aulas. Neste contexto, as tecnologias apareceram como um recurso que, dependendo da postura do professor, pode propiciar um aprendizado ativo ou servir de reforço às tradicionais práticas pedagógicas.
id UFRGS-7_c45194d6efb0dec8ed4a08ff4234c845
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8638
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médioTecnologias da Comunicação DigitalEnsino de Genética MendelianaEnsino de CiênciasNo presente trabalho, procuramos investigar as concepções dos professores de Biologia quanto à utilização das Tecnologias, em geral, e entender as dificuldades encontradas nesse uso para o ensino-aprendizagem, especificamente, da Genética Mendeliana. O estudo foi delimitado neste tema pela sua grande importância no conhecimento científico, como também por estudos apontarem grandes dificuldades na aprendizagem dos alunos devido à exigência de um vocabulário muito específico, conhecimentos prévios sobre probabilidade e divisão celular. Para a realização da pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com treze professores de Biologia de escolas do município de Estância-SE. Através das entrevistas e análise qualitativa dos resultados, foi possível perceber quais as dificuldades encontradas, aos olhos dos professores, quanto ao ensino de genética, entender a implantação do laboratório de informática nessas escolas e refletir sobre as estratégias utilizadas nas aulas. Neste contexto, as tecnologias apareceram como um recurso que, dependendo da postura do professor, pode propiciar um aprendizado ativo ou servir de reforço às tradicionais práticas pedagógicas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodoapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/863810.22456/1982-1654.8638Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638/12015https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638/12017https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638/12018Cardoso, Lívia de RezendeOliveira, Veridiana Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8638Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
title O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
spellingShingle O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
Cardoso, Lívia de Rezende
Tecnologias da Comunicação Digital
Ensino de Genética Mendeliana
Ensino de Ciências
title_short O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
title_full O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
title_fullStr O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
title_full_unstemmed O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
title_sort O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
author Cardoso, Lívia de Rezende
author_facet Cardoso, Lívia de Rezende
Oliveira, Veridiana Santos de
author_role author
author2 Oliveira, Veridiana Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Lívia de Rezende
Oliveira, Veridiana Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Comunicação Digital
Ensino de Genética Mendeliana
Ensino de Ciências
topic Tecnologias da Comunicação Digital
Ensino de Genética Mendeliana
Ensino de Ciências
description No presente trabalho, procuramos investigar as concepções dos professores de Biologia quanto à utilização das Tecnologias, em geral, e entender as dificuldades encontradas nesse uso para o ensino-aprendizagem, especificamente, da Genética Mendeliana. O estudo foi delimitado neste tema pela sua grande importância no conhecimento científico, como também por estudos apontarem grandes dificuldades na aprendizagem dos alunos devido à exigência de um vocabulário muito específico, conhecimentos prévios sobre probabilidade e divisão celular. Para a realização da pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com treze professores de Biologia de escolas do município de Estância-SE. Através das entrevistas e análise qualitativa dos resultados, foi possível perceber quais as dificuldades encontradas, aos olhos dos professores, quanto ao ensino de genética, entender a implantação do laboratório de informática nessas escolas e refletir sobre as estratégias utilizadas nas aulas. Neste contexto, as tecnologias apareceram como um recurso que, dependendo da postura do professor, pode propiciar um aprendizado ativo ou servir de reforço às tradicionais práticas pedagógicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638
10.22456/1982-1654.8638
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.8638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638/12015
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638/12017
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638/12018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity
Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181671862272