O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638 |
Resumo: | No presente trabalho, procuramos investigar as concepções dos professores de Biologia quanto à utilização das Tecnologias, em geral, e entender as dificuldades encontradas nesse uso para o ensino-aprendizagem, especificamente, da Genética Mendeliana. O estudo foi delimitado neste tema pela sua grande importância no conhecimento científico, como também por estudos apontarem grandes dificuldades na aprendizagem dos alunos devido à exigência de um vocabulário muito específico, conhecimentos prévios sobre probabilidade e divisão celular. Para a realização da pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com treze professores de Biologia de escolas do município de Estância-SE. Através das entrevistas e análise qualitativa dos resultados, foi possível perceber quais as dificuldades encontradas, aos olhos dos professores, quanto ao ensino de genética, entender a implantação do laboratório de informática nessas escolas e refletir sobre as estratégias utilizadas nas aulas. Neste contexto, as tecnologias apareceram como um recurso que, dependendo da postura do professor, pode propiciar um aprendizado ativo ou servir de reforço às tradicionais práticas pedagógicas. |
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O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médioTecnologias da Comunicação DigitalEnsino de Genética MendelianaEnsino de CiênciasNo presente trabalho, procuramos investigar as concepções dos professores de Biologia quanto à utilização das Tecnologias, em geral, e entender as dificuldades encontradas nesse uso para o ensino-aprendizagem, especificamente, da Genética Mendeliana. O estudo foi delimitado neste tema pela sua grande importância no conhecimento científico, como também por estudos apontarem grandes dificuldades na aprendizagem dos alunos devido à exigência de um vocabulário muito específico, conhecimentos prévios sobre probabilidade e divisão celular. Para a realização da pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com treze professores de Biologia de escolas do município de Estância-SE. Através das entrevistas e análise qualitativa dos resultados, foi possível perceber quais as dificuldades encontradas, aos olhos dos professores, quanto ao ensino de genética, entender a implantação do laboratório de informática nessas escolas e refletir sobre as estratégias utilizadas nas aulas. Neste contexto, as tecnologias apareceram como um recurso que, dependendo da postura do professor, pode propiciar um aprendizado ativo ou servir de reforço às tradicionais práticas pedagógicas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodoapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/863810.22456/1982-1654.8638Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638/12015https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638/12017https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638/12018Cardoso, Lívia de RezendeOliveira, Veridiana Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8638Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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