Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leandro Delgado de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Elisângela Valevein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902
Resumo: O pensamento computacional desperta criatividade, espírito crítico, raciocínio lógico e a construção passo a passo de soluções do mundo real, por meio de fundamentos e técnicas computacionais. Dessa forma esta pesquisa busca relacionar a promoção do ensino por meio do pensamento computacional no ensino médio integrado, de uma instituição pública focada em educação profissional. Foi realizada uma oficina de curta duração, utilizando linguagem de programação visual por blocos, com ferramentas como o Code.Org e Scratch. A oficina teve sua construção e concepção baseados na teoria de aprendizagem situada, de Jean Lave. Foi aplicada em dois momentos com turmas distintas e, ao final de sua aplicação foi avaliada pelos estudantes. Notou-se resultado positivo e motivador quanto à metodologia utilizada e à linguagem de blocos. Assim, considera-se que este estudo atendeu satisfatoriamente aos objetivos apresentados e que, novas propostas de ensino utilizando-se dessas premissas, possuem caráter válido e pertinente.
id UFRGS-7_c77b0eae3451ac794db3ddfb52c09338
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/109902
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizanteEducação ProfissionalPensamento ComputacionalAprendizagem Situada.O pensamento computacional desperta criatividade, espírito crítico, raciocínio lógico e a construção passo a passo de soluções do mundo real, por meio de fundamentos e técnicas computacionais. Dessa forma esta pesquisa busca relacionar a promoção do ensino por meio do pensamento computacional no ensino médio integrado, de uma instituição pública focada em educação profissional. Foi realizada uma oficina de curta duração, utilizando linguagem de programação visual por blocos, com ferramentas como o Code.Org e Scratch. A oficina teve sua construção e concepção baseados na teoria de aprendizagem situada, de Jean Lave. Foi aplicada em dois momentos com turmas distintas e, ao final de sua aplicação foi avaliada pelos estudantes. Notou-se resultado positivo e motivador quanto à metodologia utilizada e à linguagem de blocos. Assim, considera-se que este estudo atendeu satisfatoriamente aos objetivos apresentados e que, novas propostas de ensino utilizando-se dessas premissas, possuem caráter válido e pertinente.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10990210.22456/1982-1654.109902Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, SimulaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902/62048Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Leandro Delgado deRodrigues, Elisângela Valevein2021-06-11T18:26:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/109902Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-06-11T18:26:05Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante
title Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante
spellingShingle Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante
Souza, Leandro Delgado de
Educação Profissional
Pensamento Computacional
Aprendizagem Situada.
title_short Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante
title_full Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante
title_fullStr Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante
title_full_unstemmed Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante
title_sort Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante
author Souza, Leandro Delgado de
author_facet Souza, Leandro Delgado de
Rodrigues, Elisângela Valevein
author_role author
author2 Rodrigues, Elisângela Valevein
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Leandro Delgado de
Rodrigues, Elisângela Valevein
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Pensamento Computacional
Aprendizagem Situada.
topic Educação Profissional
Pensamento Computacional
Aprendizagem Situada.
description O pensamento computacional desperta criatividade, espírito crítico, raciocínio lógico e a construção passo a passo de soluções do mundo real, por meio de fundamentos e técnicas computacionais. Dessa forma esta pesquisa busca relacionar a promoção do ensino por meio do pensamento computacional no ensino médio integrado, de uma instituição pública focada em educação profissional. Foi realizada uma oficina de curta duração, utilizando linguagem de programação visual por blocos, com ferramentas como o Code.Org e Scratch. A oficina teve sua construção e concepção baseados na teoria de aprendizagem situada, de Jean Lave. Foi aplicada em dois momentos com turmas distintas e, ao final de sua aplicação foi avaliada pelos estudantes. Notou-se resultado positivo e motivador quanto à metodologia utilizada e à linguagem de blocos. Assim, considera-se que este estudo atendeu satisfatoriamente aos objetivos apresentados e que, novas propostas de ensino utilizando-se dessas premissas, possuem caráter válido e pertinente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902
10.22456/1982-1654.109902
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.109902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902/62048
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação
Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184210464768