Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902 |
Resumo: | O pensamento computacional desperta criatividade, espírito crítico, raciocínio lógico e a construção passo a passo de soluções do mundo real, por meio de fundamentos e técnicas computacionais. Dessa forma esta pesquisa busca relacionar a promoção do ensino por meio do pensamento computacional no ensino médio integrado, de uma instituição pública focada em educação profissional. Foi realizada uma oficina de curta duração, utilizando linguagem de programação visual por blocos, com ferramentas como o Code.Org e Scratch. A oficina teve sua construção e concepção baseados na teoria de aprendizagem situada, de Jean Lave. Foi aplicada em dois momentos com turmas distintas e, ao final de sua aplicação foi avaliada pelos estudantes. Notou-se resultado positivo e motivador quanto à metodologia utilizada e à linguagem de blocos. Assim, considera-se que este estudo atendeu satisfatoriamente aos objetivos apresentados e que, novas propostas de ensino utilizando-se dessas premissas, possuem caráter válido e pertinente. |
id |
UFRGS-7_c77b0eae3451ac794db3ddfb52c09338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/109902 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizanteEducação ProfissionalPensamento ComputacionalAprendizagem Situada.O pensamento computacional desperta criatividade, espírito crítico, raciocínio lógico e a construção passo a passo de soluções do mundo real, por meio de fundamentos e técnicas computacionais. Dessa forma esta pesquisa busca relacionar a promoção do ensino por meio do pensamento computacional no ensino médio integrado, de uma instituição pública focada em educação profissional. Foi realizada uma oficina de curta duração, utilizando linguagem de programação visual por blocos, com ferramentas como o Code.Org e Scratch. A oficina teve sua construção e concepção baseados na teoria de aprendizagem situada, de Jean Lave. Foi aplicada em dois momentos com turmas distintas e, ao final de sua aplicação foi avaliada pelos estudantes. Notou-se resultado positivo e motivador quanto à metodologia utilizada e à linguagem de blocos. Assim, considera-se que este estudo atendeu satisfatoriamente aos objetivos apresentados e que, novas propostas de ensino utilizando-se dessas premissas, possuem caráter válido e pertinente.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10990210.22456/1982-1654.109902Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, SimulaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902/62048Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Leandro Delgado deRodrigues, Elisângela Valevein2021-06-11T18:26:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/109902Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-06-11T18:26:05Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante |
title |
Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante |
spellingShingle |
Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante Souza, Leandro Delgado de Educação Profissional Pensamento Computacional Aprendizagem Situada. |
title_short |
Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante |
title_full |
Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante |
title_fullStr |
Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante |
title_full_unstemmed |
Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante |
title_sort |
Instituto de Hackers: O pensamento computacional aplicado ao ensino médio integrado profissionalizante |
author |
Souza, Leandro Delgado de |
author_facet |
Souza, Leandro Delgado de Rodrigues, Elisângela Valevein |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Elisângela Valevein |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Leandro Delgado de Rodrigues, Elisângela Valevein |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Pensamento Computacional Aprendizagem Situada. |
topic |
Educação Profissional Pensamento Computacional Aprendizagem Situada. |
description |
O pensamento computacional desperta criatividade, espírito crítico, raciocínio lógico e a construção passo a passo de soluções do mundo real, por meio de fundamentos e técnicas computacionais. Dessa forma esta pesquisa busca relacionar a promoção do ensino por meio do pensamento computacional no ensino médio integrado, de uma instituição pública focada em educação profissional. Foi realizada uma oficina de curta duração, utilizando linguagem de programação visual por blocos, com ferramentas como o Code.Org e Scratch. A oficina teve sua construção e concepção baseados na teoria de aprendizagem situada, de Jean Lave. Foi aplicada em dois momentos com turmas distintas e, ao final de sua aplicação foi avaliada pelos estudantes. Notou-se resultado positivo e motivador quanto à metodologia utilizada e à linguagem de blocos. Assim, considera-se que este estudo atendeu satisfatoriamente aos objetivos apresentados e que, novas propostas de ensino utilizando-se dessas premissas, possuem caráter válido e pertinente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902 10.22456/1982-1654.109902 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.109902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/109902/62048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184210464768 |